Havia um rei que tinha três filhos. O primeiro era bonito e muito popular. Assim que completou 21 anos, o pai construiu-lhe um palácio na cidade para ele viver. O segundo filho era inteligente e também popular. Quando chegou aos 21 anos, o pai construiu-lhe um segundo palácio na cidade para ele viver. O terceiro filho não era nem bonito nem inteligente, além de pouco simpático e popular. Quando ele fez 21 anos, os conselheiros do rei disseram “já não há mais espaço na cidade. Mandai construir um palácio fora da cidade para o vosso filho. Fazei com que seja forte. Podeis mandar para lá alguns dos vossos guardas para impedir que seja atacado pelos rufias que vivem fora das muralhas da cidade”. O rei mandou construir um palácio assim e enviou alguns dos seus soldados para o protegerem.
Um ano mais tarde, o filho enviou uma mensagem ao pai: “Não posso viver aqui. Os rufias são demasiado fortes”. Então os conselheiros disseram: “Mandai construir outro palácio, maior e mais forte e vinte milhas mais longe da cidade e dos seus rufias. Com mais soldados, facilmente aguentará os ataques das tribos nómadas que passam por aquele caminho”. Então, o rei construiu um palácio assim e mandou cem dos seus soldados para o protegerem.
Um ano depois, chegou uma mensagem do filho: “Não consigo viver aqui. As tribos são demasiado fortes”. Então os conselheiros disseram: “Mandai construir um castelo, um grande castelo, a cem milhas de distância. Será suficientemente grande para albergar quinhentos soldados e suficientemente forte para aguentar os ataques dos povos que vivem do outro lado da fronteira”. Então o rei mandou construir um castelo assim, e enviou quinhentos dos seus soldados para o protegerem.
Mas passado um ano, o filho enviou oura mensagem: “Pai, os ataques dos povos vizinhos são demasiado fortes. Já atacaram duas vezes e se atacarem uma terceira vez, temo pela minha vida e dos vossos soldados.”
E o rei disse aos seus conselheiros: “Deixai-o vir para casa e poderá viver no palácio comigo. Pois é melhor que eu aprenda a amar o meu filho, do que gastar toda a energia e recursos do meu reino para o manter à distância”.
[adaptado de Midfulness, Atenção Plena, Mark Williams & Danny Penman]
Clique na Imagem para ver a Galeria
TweetDeixe o seu comentário
Publicações relacionadas
Visite também o nosso blog irmão