logo

pub_carrossel_horz2.jpg

img

Filhos

A Enfermeira Responde | Preparação da Mala da Grande Viagem - A Mala da Maternidade!

Por Ângela Baptista

Está quase a chegar a hora…!O melhor é mesmo ter tudo organizado, pronto para ser:

”Pegar e avançar!”

Esta será a mala para uma viagem com certeza diferente de todas as outras, de onde o regresso será cheio de desafios e novidades. Vulgarmente conhecida como a “Mala de Maternidade”, contempla tudo aquilo que deverá estar organizado para o grande dia do nascimento. A minha intenção com este artigo é responder a todas as solicitações de “help” no momento de preparação do material para a grande viagem!

É importante ter uma lista com tudo o que será necessário, assim, seguindo a lista será mais fácil não faltar nada!

Outro aspecto a considerar é informar-se previamente dos materiais disponibilizados pela maternidade. Assim a lista irá sofrer variações de pessoa para pessoa.

Irei contemplar um período médio de permanência de dois dias para os partos normais e de três dias para as cesarianas.

Quando preparar?

Convém estar tudo pronto a partir das 35 ou 36 semanas.

O Que Colocar Na Mala?

… Para a Mãe:

  • Produtos e objetos de higiene pessoal – escova e pasta de dentes, escova e elásticos/molas para o cabelo, maquilhagem (se for um hábito e a fizer sentir linda!), toalhas de rosto e de banho, champô, gel de banho e creme hidratante para rosto e corpo, lenços de papel, pensos higiénicos XL; Discos protetores para os mamilos;
  • Camisas de noite com abertura à frente, pois facilitará a amamentação ou pijamas com calças largas e confortáveis (de preferência de algodão) também podem ser uma opção. (2 ou 3)
  • Robe de algodão ou lã;
  • Meias (de acordo com a estação do ano e gosto pessoal)
  • Soutiens de amamentação (2 ou 3);
  • Chinelos de quarto e chinelos de duche;
  • Roupa interior. As cuecas descartáveis serão uma boa opção (6).
  • Um saco para colocar a roupa suja;
  • Roupa confortável para a saída da maternidade;
  • Cinta pós-parto (muito importante para se sentir melhor consigo e mais confortável)
  • Carregador do telemóvel (importante para não stressar, ainda que tenha muito para se dedicar provavelmente sentirá a falta se não o tiver disponível)

… Para o pai:

  • Aqui dependerá do local do nascimento. Havendo possibilidade de o pai permanecer no Hospital será necessário organizar a sua mala. Aqui está mais facilitado o trabalho. Organize como se fosse passar três ou cinco dias fora…com roupa prática e confortável!

… Para o bebé:

  • Cadeira de transporte (muito importante). Proibido sair da maternidade sem esta cadeira
  • Vestuário do bebé, em algodão, lã ou linho (de acordo com a estação do ano), suave ao toque, sem elásticos e fácil de vestir. Deverá trazer cerca de 5 mudas de vestuário no qual se inclui por exemplo: Camisola interior ou body, collants ou calças com pé, babygrow ou cueiro, casaco, meias ou botas e gorro. Poderá separar logo a primeira roupa a vestir ao bebé.
  • 1 ou 2 mantas;
  • Algumas fraldas de pano e babetes;
  • Fraldas (em principio do tamanho de recém nascido). Se quiser fazer as contas ao certo, imagine que se amamentar o bebé poderá evacuar cada vez que come, portanto +- 3/3H (é só uma média para ajudar! Nada é taxativo).
  • Objetos de higiene pessoal: gel de banho, creme hidratante, água de limpeza, (ambos o mais inócuos possível) escova ou pente de cabelo, lima de cartão, discos de algodão para limpeza, ou toalhitas, creme barreira. (mais uma vez recordo que existem algumas maternidades que disponibilizam estes produtos).
  • (Esta funcionará como um recurso de conforto. Será sempre importante que concomitantemente seja garantida e estimulada a técnica correta de amamentação.)

Os documentos que deve levar na mala de maternidade são:

– Boletim de saúde da grávida;

– Documento de identificação;

– Análises, ecografias e outros exames realizadas ao longo da gravidez, bem como indicação

   escrita da medicação que faça habitualmente;

– Cartão de beneficiário de subsistema de saúde ou seguro de saúde, se tiver.

Actualmente existem malas giríssimas, começando a ser difícil escolher o melhor modelo! A opção poderá recair sobre a qualidade e a disponibilidade de produtos que algumas oferecem.

A Mustela disponibiliza uma mala super completa e prática. A Mustela desenvolveu um conjunto de fórmulas inovadoras pela presença de um elemento activo, a Perséose de abacate, muito próxima da natureza da pele do bebé. Além disso os produtos são 95% de origem natural, sem parabenos, ftalatos e fenoxietanol, muito importante para proteger a pele sensível do recém nascido. Com a mala estão incluidos: Água de Limpeza (300ml);Gel Lavante Suave (500ml); Hydra Bebé Leite Corporal (300ml); Hydra Bebé Creme Rosto (40ml); Toalhetes de Limpeza (70Unid) e Creme Zona de Fralda 1,2,3 (100ml).

Boa Viagem…

A Enfermeira Especialista Ângela Baptista

Podem contactar-me directamente ou deixar a vossa dúvida para ver respondida neste espaço através do email b_a_badobebe@hotmail.com ou global@eumae.pt 

Podem encontrar todos os outros artigos da Ângela aqui

INSTAGRAM   |   FACEBOOK

 

 

BABA_do_Bebe_.jpg

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg

Deixe o seu comentário

Publicações relacionadas

Instagram