logo

pub_carrossel_horz2.jpg

img

Vida

Tudo o que precisa saber sobre Sumos Detox e 5 receitas para este Verão

Por Linda Barreiro

O verão veio para ficar e com ele o calor sobe, o apetite desce e a sede aumenta. É necessário pois hidratar o corpo, caso contrário ninguém aguenta! Para além da quantidade de água que devemos ingerir diariamente podemos complementar a nossa hidratação com sumos naturais de frutas e vegetais ricos em vitaminas e sais minerais e altamente nutritivos.

Segundo as recomendações da nova roda dos alimentos devemos ingerir entre 3 a 5 peças de fruta por dia, o que para mim não é sacrifício nenhum, aliás no Verão então os meus números duplicam com tanta fruta boa! Quem não for grande fã de fruta ou de vegetais pode aproveitar para consumi-los, em estado cru, sob a forma de sumo.

Os vegetais de folhagem verde, para além de possuírem inúmeros benefícios, quando combinados com algumas frutas possuem um alto poder desintoxicante.

Na minha opinião devemos consumir vegetais e frutas nas mais variadas formas e ainda, se possível, beber sumos verdes. Os sumos naturais, verdes ou de frutas, possuem no entanto a grande vantagem de serem mais fáceis de tomar e dos seus nutrientes serem assimilados de forma mais rápida pelo nosso organismo. Para além de ser uma bebida refrescante o sumo hidrata e constitui uma fonte inesgotável de vitaminas e sais minerais.

Algumas dicas para tirarmos o maior proveito possível dos sumos verdes:

  • Preparar o sumos numa máquina de extração lenta ajuda a preservar todas as caraterísticas das frutas e dos vegetais e separa as fibras, o que pode por exemplo ajudar no tratamento de algumas doenças. A polpa porém não mantém os mesmos nutrientes da fruta fresca.
  • É importante, se possível, que os sumos naturais sejam preparados e consumidos de imediato para que não percam nutrientes essenciais tais como a vitamina C que se degrada rapidamente em contacto com o oxigénio.
  • Os sumos naturais devem ser consumidos sempre sem açúcar adicionado, o açúcar da fruta é mais do que suficiente para adoçar o sumo. Caso ainda assim pretendam adoçar podem optar por usar uma tâmara por exemplo.
  • Quando consumidos em jejum - de manhã - os sumos ativam todo o nosso sistema interno e beneficiamos em pleno de todo o seu poder. Os sumos verdes tomados em jejum funcionam como um passo importante para ativar um fluxo diário de limpeza e desintoxicação de todas as impurezas do nosso organismo.
  • Não se deve beber o sumo em substituição de uma refeição, ele deve ser sim um complemento dos nossos hábitos alimentares. Os momentos mais favoráveis para a sua toma são, para além da manhã em jejum, os intervalos entre refeições principais.
  • Os sumos melhoram o sistema cardiovascular, ajudam a controlar a hipertensão e favorecem a desintoxicação do sangue. Além disso reforçam o sistema imunitário, prevenindo algumas doenças e aumentando a nossa resistência a gripes e constipações.
  • Para além de tudo o que já foi dito os sumos naturais são baixos em calorias e facilitam o trânsito intestinal, ajudando a prevenir problemas de obstipação.

Sobre sumos verdes detox
Os sumos verdes de fruta e vegetais, em algumas combinações bombásticas, podem ter um alto poder desintoxicante. De entre os alimentos com propriedades desintoxicantes destacamos a curcuma, o gengibre, o alho, as amêndoas, a beterraba, a couve, as algas, o limão, o abacate, a maçã, entre outros. Podem adicionar qualquer um destes alimentos a um sumo verde para potenciar ainda mais o seu efeito detox.

Como já foi mencionado anteriormente não sou muito a favor de dias de detox suportados a sumo. Para mim não me faz sentido um detox de sumos com jejum de comida, seja por um seja por mais dias pois acredito que se adoptarmos uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável o nosso organismo não precisa de desintoxicações radicais. Deste modo sou a favor de incluirmos os sumos verdes com propriedades desintoxicantes no nosso dia-a-dia como complemento de uma dieta equilinbrada.

E agora sem mais vamos às receitas! Espreitem na galeria 5 sumos verdes que podem começar a preparar já hoje.

Encontre todos os artigos da nossa mãe Bio-Lógica aqui

Encontre todas as receitas da Linda no Receita para tudo

INSTAGRAM   |   BLOGLOVIN   |  FACEBOOK

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg

Deixe o seu comentário

Publicações relacionadas

Instagram