Que o leite de vaca anda a perder terreno para as bebidas vegetais nos últimos tempos não há dúvida nenhuma. Que as bebidas - ou leites - vegetais são caros, também não. Que os leites vegetais de compra podem ter muitos aditivos, para além da água e do cereal/oleaginosa principal, nem todos estamos bem cientes. Que podemos fazer leites vegetais em casa sem qualquer tipo de aditivos ou conservantes indesejados é o que vamos ver hoje.
Pois bem, assente nos princípios subjacentes acima esta semana trago mais um DIY, desta feita sobre leites vegetais caseiros. Fácil, rápido, saudável e económico. À semelhança do que fiz com as papas caseiras vou passar-vos uma receita-base de leite vegetal e depois darei coordenadas e sugestões de leites possíveis de fazer em casa assim como as minhas melhores dicas.
O que é preciso para fazer leite vegetal caseiro?
- Liquidificador, robot de cozinha ou varinha mágica
- Pano de organza/voal para filtrar
Podem ver aqui como fazer o saco de voal para filtrar leites e sumos de vegetais, podem servir-se de qualquer pano caseiro ou podem ainda, na falta de panos caseiros ou de organza/voal, usar uma meia de vidro de mulher que também dá um excelente coador para este efeito.
Como se faz leite vegetal caseiro?
Muito simples, basta seguir esta receita-base. Para 1l de leite vegetal a partir de flocos de cereais ou oleaginosas:
- 1 chávena de oleaginosas ou de flocos de cereais
- 4 chávenas de água filtrada (cerca de 1l)
- 3 tâmaras
- 1 colher de café de canela
1. Colocam-se as oleaginosas de molho de véspera. Se usarem flocos estes não necessitam de ser colocados de molho de véspera, basta que sejam hidratados cerca de 15 min. na própria água filtrada (ou seja aproveita-se a água). Podem ver aqui como faço o leite de aveia a partir de flocos.
2. Escorrem-se as oleaginosas e lavam-se descartando a água de demolhar.
3. Colocam-se no liquidificador a repousar junto com as tâmaras e 500ml de água filtrada (cerca de 10/15min. para as tâmaras amolecerem um pouco e serem mais fáceis de triturar).
4. Juntam-se os restantes 500ml de água e a canela e tritura-se cerca de 2 minutos (para quem tem Bimby 1m30 é suficiente).
5. Filtra-se com o pano espremendo bem, coloca-se numa garrafa e leva-se ao frigorífico.
A receita-base dos meus leites é de 1 medida (chávena) para 4 mas vejo muitas receitas que usam 1 medida para 3 por isso se pretenderem um leite ainda mais cremoso podem reduzir a quantidade de água. Isto pode ser algo que podem ajustar à medida que forem experimentando. As tâmaras e a canela são opcionais, mas quanto a mim dão um toque especial aos leites e cá em casa fazem parte de quase todas as receitas, com a excepção da do leite de côco (não coloco canela e só adiciono 1 tâmara pois o côco já é docinho por si). De qualquer modo uma vez mais sublinho que esta variável pode ser ajustada ao gosto de cada um. Há pessoas que usam baunilha que também combina muito bem com quase todos os leites vegetais.
Basicamente esta receita adapta-se a todos os leites vegetais que pretendam fazer através de flocos de cereais ou oleaginosas. Apenas chamo a atenção para o leite de côco e o de arroz que têm algumas nuances. O leite de côco segue exatamente o mesmo procedimento mas deve ser feito com água quente ao invés de água fria/temperatura ambiente. Para o leite de arroz, o arroz (integral, de preferência) deve ser (depois de demolhado e bem lavado) levado a cozer por cerca de 15 min. em metade da água (500ml) e só depois é que é filtrado e se junta a restante água fria/temperatura ambiente. Ambas as receitas seguem as mesmas medidas da receita-base. De resto é pôr a imaginação a trabalhar e fazer leites simples ou combinados, adaptados aos gostos de cada um ou do agregado familiar.
Que leites vegetais fazemos cá em casa?
Amêndoa - Como não gosto muito do sabor da amêndoa crua, tosto e faço com amêndoas torradas.
Avelãs - Faço exatamente igual à amêndoa, ou seja, uso avelãs torradas.
Aveia - Um dos que mais fazemos cá em casa. Também fica muito bem misturado com uma oleaginosa. Faz-se 1/2 chávena para 1/2 chávena.
Côco - Adoramos. Também uso muito para fazer receitas doces. Fica óptimo combinado com qualquer um dos anteriores.
Chufa - Um pequeno tubérculo proveniente de uma planta com que se faz a bebida orchata. Em Portugal não sei se se vende mas temos muita chufa que trazemos de Espanha pois ela é cultivada sobretudo na região de Valência.
Caju - Uso caju cru e fica delicioso também.
Arroz – Também está na lista dos nossos favoritos.
Como vêem existem inúmeras possibilidades para explorar no universo dos leites vegetais caseiros e afinal de contas qualquer um de nós dispõe dos meios e dos ingredientes para o fazer em casa. Basta um pouquinho de criatividade para seguir ou recriar receitas. Difícil? Nada disso. Vamos lá arregaçar as mãos e pôr as receitas em prática!
Clique na Imagem para ver a Galeria
TweetDeixe o seu comentário
3 comentário(s)
O que é uma medida?
Olá Fátima, Uma medida normalmente considero 1 chávena, mas pode ser 1/2 chávena. Use a medida que usar deverá usar 4 medidas equivalentes de água filtrada. Já atualizei a receita para ficar mais claro.
Obrigada,Linda .Bom fim de semana.
Publicações relacionadas
Visite também o nosso blog irmão