Blogs do Ano - Nomeado Família
logo
img

Vida

Mãe Bio-Lógica | Como fazer ambientadores caseiros

Por Linda Barreiro

Adoro ambientes perfumados mas sou muito esquisita com os cheiros e odeio aqueles aromas artificiais dos ambientadores elétricos de compra. O incenso (vulgo o bom, porque há incensos extremamente desagradáveis e tóxicos) é o nosso ambientador de eleição para a casa, contudo há já algum tempo a esta parte que decidimos começar a fazer os nossos próprios ambientadores caseiros.

Os ambientadores de compra podem conter algumas substâncias químicas tóxicas para a nossa saúde - podendo mesmo causar alergias ou irritações em algumas pessoas - e possuem a grande desvantagem de não poderem ser reciclados, ao passo que os ambientadores caseiros são uma alternativa sem químicos e muito mais amiga do ambiente. A somar a tudo isto o facto dos óleos essencias possuirem inúmeras propriedades para o nosso bem-estar físico e emocional e o factor económico também. A mim já me parecem motivos mais do que suficientes para transitar para esta solução caseira tão eficaz e tão fácil de pôr em prática.

Assim, de uma grande panóplia de opções para ambientadores de casa, optámos por 3 tipos: ambientador de varetas, vaporizador de óleos essenciais e difusor de óleos essenciais elétrico. Em todos eles se usam óleos essencias diluídos em água, álcool, vodka ou outro óleo, o que os transforma em fragrâncias agradáveis 100% naturais. De seguida apresento-vos os sistemas de ambientadores caseiros que usamos e explico como se faz.

 

1. Ambientador de varetas (pauzinhos)

É um dos ambientadores mais comum de venda em lojas e foi o sistema que escolhemos para as divisões mais pequenas pois assim consegue-se uma boa concentração do aroma. Usamos na casa de banho, mas também pode ser utilizado em quartos de dormir dada a sua suavidade de propagação do aroma.

 

Como se faz este tipo de ambientador?

Vão precisar de:

  • 1 frasco ou garrafa pequena de vidro (de preferência reaproveitados)
  • Varetas (pauzinhos) de madeira
  • 70ml de um óleo neutro (óleo de amêndoas doces, óleo de graínha de uva...)
  • 30 gotas de 1 ou mais óleos essenciais à escolha

Procedimento:

  1. Coloca-se o óleo neutro dentro do frasco, adicionam-se as gotas do(s) óleo(s) essencial(is), mexe-se para incorporarem bem no óleo.
  2. Colocam-se os pauzinhos dentro do frasco e decora-se o frasco a gosto.

 

Algumas dicas sobre o ambientador de varetas:

- Para tirar mais partido do ambientador e para prolongar o aroma por mais tempo devem-se virar as varetas semanalmente.

- Li em muitos sites que se podiam usar paus de madeira de espetadas, por exemplo, mas também li num livro de aromaterapia que a qualidade da madeira dos paus influencia a difusão dos aromas. Afinal são os paus de madeira que serão os responsáveis pela propagação do mesmo. Decidi comprar de duas qualidades diferentes no Amazon e acabou por sair barato.

- Também se pode usar azeite como óleo para diluição ao invés do óleo de amêndoas doces por exemplo. Eu tenho um ambientador feito com azeite numa das casas de banho. Da minha experiência o azeite não propaga tão bem o cheiro como o óleo de amêndoas doces. O que faço é virar ou pauzinhos com maior regularidade.

- Quanto mais larga for a boca do frasco mais pauzinhos se devem colocar. Se for um frasco com gargalo mais estreito, tipo garrafa, bastam meia dúzia de pauzinhos.

- Estes ambientadores são mais eficazes em divisões pequenas.

- Os óleos essenciais tendem a evaporar com o tempo e por isso podem-se juntar mais umas gotas de óleos essenciais ao ambientador à medida que o tempo for passando.

 

2. Vaporizador de óleos essenciais

Este é o tipo de ambientador que podemos ter sempre à mão quando pretendemos perfumar o ambiente em redor ou camuflar um odor, como por exemplo na casa de banho.

 

Como se faz este tipo de ambientador?

Vão precisar de:

- 1 frasco vaporizador

- 1 colher de sopa de vodka/aguardente (por cada 500ml de água aprox.)

- 25 gotas de 1 ou mais óleos essenciais à escolha (para cada 500ml de água aprox.)

- água

Procedimento:

  1. Coloca-se a água, vodka ou aguardente dentro do frasco.
  2. Juntam-se os óleos esenciais, agita-se bem e está pronto a usar.

 

Algumas dicas sobre o vaporizador de óleos essenciais:

- Também se pode fazer este tipo de ambientadores através de outro procedimento: basta colocar num frasco umas folhas de alfazema, camomila ou outra planta, cobrir com álcool e deixar a repousar num lugar escuro durante 2 dias. Depois coa-se e coloca-se a mistura perfumada num frasco vaporizador e está pronta para usar.

- Deve-se vaporizar sempre para o ar e nunca diretamente em móveis ou outras superfícies ou objetos.

 

3. Difusor de óleos essencias elétrico

Para a divisão maior optámos por um difusor de óleos essenciais como este. Temos um hall de entrada muito espaçoso onde se encontram quase todas as divisões da casa e como tal este foi o sistema que nos pareceu mais eficaz para abarcar uma área tão grande. E de facto foi uma excelente opção, estamos super satisfeitos.

Procedimento:

Basta fazer a diluição dos óleos essenciais em água, colocar no reservatório e programar o difusor pelo número de horas que pretendemos (1h, 3h ou 6h). A nossa casa está sempre com um cheirinho maravilhoso. Adoro!

 

Em jeito de conclusão quero apenas sublinhar que os cheiros e os gostos variam consoante as pessoas por isso optei por não passar receitas específicas e explicar apenas como se fazem os ambientadores caseiros. Podem investigar ou consultar as propriedades dos principais óleos essenciais para fazerem as vossas misturas. Está provado, pela aromaterapia, que o uso de óleos essenciais é de importância vitall para o nosso bem-estar físico e mental por isso abusem dos óleos essencias - bem diluídos e nas quantidades certas - e transformem a vossa casa numa alquimia de aromas agradáveis e energias positivas! 

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg

Deixe o seu comentário

4 comentário(s)

Angela 19 de Julho, 2016 às 12:45:04
Responder

Como pesquisou os pauzinhos no Amazon?!

Maria Gil14 de Maio, 2017 às 01:07:47
Responder

Pode por favor informar me onde posso comprar os ambientadores eléctricos.

Ju Guia Gil14 de Maio, 2017 às 01:11:50
Responder

Pode por favor informar me onde posso comprar os ambientadores eléctricos Obrigada

Ana02 de Abril, 2018 às 14:19:35
Responder

Vou começar a fazer en casa mas tenho algumas dúvidas: porque a base dos ambientadores tem de ser um óleo ou azeite ? E porque a base do spray tem de ser álcool? Não podia ser água? Obrigada

Publicações relacionadas

Instagram