Blogs do Ano - Nomeado Família
logo

pub_carrossel_horz2.jpg

img

Vida

Jantar de Domingo | Tapioca e Crepioca

Por Inês

Eu já tinha falado aqui sobre o nosso ritual de família, o jantar de Domingo com os miúdos e o T. na cozinha. Os ovos mexidos são os preferidos, a tapioca também, e já vamos em combinações diferentes destes dois ingredientes.

De vez em quando fazemos ovos mexidos com tapioca, outras vezes fazemos crepioca. Ambos os pratos são facílimos de fazer!

Para fazer a tapioca, basta-nos comprar farinha de tapioca, mais nada. Nós compramos "Da Terrinha", uma marca brasileira - dizem que a melhor farinha pronta a cozinhar do mercado, confirmado por queridas leitoras brasileiras. Para fazer cada tapioca, eu espalho uma fina camada da farinha numa frigideira anti-aderente aquecida em lume médio, espero alguns minutos até que endureça - sinal que a goma da tapioca ligou, e quando as bordas da tapioca começarem a levantar, é sinal que já está. Nessa altura tiramos a tapioca, colocamos o recheio pretendido no centro e dobramos. Feito!

Gostamos de rechear com os ovos mexidos de Domingo (que leva sempre queijo), com queijo (que eu ponho na tapioca ainda na frigideira, para garantir um queijo bem derretido), ou ainda com créme fraiche ou skyr, como o T. mais gosta. 

o_que_e_que_a_tapioca_tem.jpg

Outras combinações possíveis são Nutella, fruta (nutella e morangos!!), peito de peru muito fino, tomates em rodelas, guacamole, frango desfiado e ricota... tudo é possível!

Por sua vez, a crepioca é uma alternativa fantástica à habitual massa para crepes, faz-se assim: uma colher de sopa de farinha de mandioca (Da Terrinha, sempre!) para cada ovo e faz-se como um crepe normal. Nós colocamos uma colher de sopa de óleo de coco numa frigideira anti-aderente e cobrimos o fundo com uma camada fina da massa (na verdade não é uma massa, fica bastante líquida...) e quando se despega, viramos e está feita. Um minuto para cada crepe, num instante temos jantar. Gostamos de rechear com queijo, mas já se sabe, todas as combinações são possíveis.

Os miúdos adoram ajudar, escolher o que vamos fazer, quanto tempor falta para o jantar :))  Este nosso ritual de Domingo é o meu, aliás, é o nosso ritual de família preferido!

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg
squareimg
squareimg
squareimg

Deixe o seu comentário

Publicações relacionadas

Instagram