Blogs do Ano - Nomeado Família
logo
img

Vida

O Corpo Ideal ao Longo da História

Por Inês Simões

 

Estamos constantemente a levar com mensagens conflitantes sobre como os nossos corpos devem "supostamente"ser. Por um lado é-nos dito que devemos aceitar-nos como somos, que somos lindas, seja qual for a forma do nosso corpo ou as suas características. Mas os media continuam a plantar imagens no nosso subconsciente, de modelos e celebridades, que tendem a moldar o que nossa sociedade entende como sendo bonito em determinada altura.

A ideia de que existe um tipo de corpo "perfeito"não é nova, de todo. Ao longo de milhares de anos, as sociedades tiveram as suas próprias versões de perfeição física, e todos elas diferem drasticamente entre si - o que nos mostra que os ideais de beleza são tão fugazes quanto a própia passagem do tempo.

Para dar um cotributo para a desmistificação do corpo perfeito, o site BuzzFeed criou e está a divulgar um vídeo mostrando 3.000 anos de "corpos ideais" das mulheres, conforme determinado pelo padrão de beleza das suas sociedades. É fascinante ver como uma mulher se transforma em outra, por vezes radicalmente, como por exemplo tão rápido ser considerado ideal ter ancas largas e, em seguida, tal característica ser totalmente indesejável.

 

 

É muito engraçado ver como na Grécia Antiga e Renascimento os corpos se queriam muito avantajados, mas durante a dinastia Han, na China, o ideal eram silhuetas delicadas. E enquanto "beleza" nos Loucos Anos Vinte significava um corpo quase infantil de tão direito, apenas uma década depois, na Idade de Ouro de Hollywood, temos em destaque mulheres com curvas voluptuosas marcadas por cinturas finas. E em tempos mais recentes, o andrógino look "heroin chic" que estava tão na moda nos anos 90, caiu em desuso e agora deu lugar a um corpo magro com seios grandes e um grande rabo.

Escusado será dizer que simplesmente não vale a pena fixarmo-nos em atingir o "corpo perfeito" do momento. Porque ele será apenas isso, o do momento. Daqui a uma década, já estaremos noutra. E curiosamente, não há de ter sido difícil encontrar uma fiel representante de cada tipo de corpo ideal, porque todos esses corpos existem, todos eles circulam entre nós, umas são assim, outras são assado, todos os tipos de corpos, ideais ou mitigados, existem simultaneamente. É uma roleta russa a nossa genética acertar no tipo do momento.

 Veja na galeria um a um, em toda a sua glória.

 

adaptado de Mind Body Green

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg

Deixe o seu comentário

1 comentário(s)

Alexandra Cardoso06 de Fevereiro, 2015 às 19:33:11
Responder

Lembrar que acima de tudo temos que nos agradar a nós mesmas e não à sociedade... Sorrisos, Alexandra :) The Sweetest Life

Publicações relacionadas

Instagram