Blogs do Ano - Nomeado Família
logo
img

Mãe

A Auto-Estima da Criança

Por Inês

Na semana passada tive a sorte de integrar um workshop da Magda Gomes Dias, a minha querida Boss hehe, sobre a Auto-Estima da Criança. Pioneira na Parentalidade Positiva em Portugal, esta foi uma oportunidade de ouro para ouvir com gosto a Magda e voltar a mergulhar na parentalidade positiva.

Pude ver a auto-estima dos meus filhos sob outra perspectiva, tirar dúvidas antigas, alargar horizontes, aprender a fazer perguntas novas, tanto à Magda, como depois em casa, aos meus filhos. É bom parar para fazer um balanço do que andamos a fazer no dia-a-dia com os miúdos. Tomei mais consciência das minhas reações, porque tantas e tantas vezes ensinamos e moldamos o carácter dos nossos filhos ao reagir a eles e ao que nos rodeia. 

023092B1_AB74_4297_AB5E_5C9701AE90C6.jpeg

Os meus miúdos, como todos os nossos filhos, são surpreendentemente diferentes. Quando eles nascem pensamos que serão muito parecidos, afinal de contas os pais são os mesmos, o ambiente é o mesmo, a educação é a mesma. Mas cedo percebi que não, que são tão diferentes! Nem nós somos os mesmos pais.

O Pedro é sempre a andar para a frente, super confiante, despachado, atlético e nerd q.b., uma combinação que tem feito com que até agora tudo lhe vá correndo bem. Quando bate uma insegurança (sobretudo por não ser o melhor jogador de futebol na escola... boys!), num instante damos-lhe a volta, conseguimos pô-lo a ver as coisas de outra forma e ele segue a vidinha dele como se nada fosse.

O Miguel é muito mais apegado, agarrado às minhas saias, desconfiado dos outros e exigente do nosso amor, do nosso contacto físico. Ele vence-nos com o seu lado cómico afiadíssimo, e quando se sente à vontade é O REI do pedaço, grita, salta, põe toda a gente a rir e a fazer-lhe as vontades todas. No entanto, o mínimo desvio à sua rota abala completamente a sua confiança, fica na retranca, às vezes até deixa de fazer coisas que domina e lhe dão prazer porque mete na cabeça que afinal são "difíceis".

Eu tenho de gerir estas diferenças nos meus filhos tão diferentes. Um muito confiante que vai desbravando caminho nestes tempos difíceis e um palhacinho desconfiado que precisa de muito reforço positivo.

61020B15_B931_4B7F_978B_81894F2E82D4.jpeg

Por isso este workshop foi tão bom: pude partilhar experiências, pontos de vista, aprender mais sobre a auto-estima dos nossos filhos e a forma como pode ser abalada, mas também reforçada. Podem ver a agenda da Magda aqui, bem como aprender mais sobre a parentalidade e educação positivas no site e blog da Magda, uma caixa de jóias prontas a serem usadas. Estes e outros conteúdos são aprofundados e alargados no curso de pós graduação que podem ver aqui.

Estas fotografias lindas que ficaram desse dia vêm pela mão da Sofia Costa Fotografia (vejam todas na galeria) e ainda tivemos direito a um miminho doce da Mary Poppins Festas.

Foi muito bom e deixou vontade de mais! Fiquei muito interessada no workshop sobre conflitos entre irmãos, também me toca, vou ficar atenta às próximas datas!

INSTAGRAM   |   BLOGLOVIN   |  FACEBOOK

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg

Deixe o seu comentário

Publicações relacionadas

Instagram