Blogs do Ano - Nomeado Família
logo
img

Filhos

Van Gogh a impressionar em 2017

Por Sofia Simões

A minha filha chegou a casa da escola contando uma história rocambolesca de um tal pintor “Van” que tinha cortado uma orelha; foi o que um colega disse em aula a propósito dos miúdos estarem a descrever outra obra do pintor. Confirmei pois a versão da orelha cortada porque tudo indica que Van Gogh sofria muito dos nervos e que num acto de loucura cá vai disto e cortou a orelha. A minha filha quis saber mais sobre a doença do pintor e para inteirá-la melhor fui buscar um livro sobre a obra do expressionista Vincent.
 
A minha filha andou então à procura do auto-retrato do artista sem orelha e naturalmente não encontrou nenhum cenário sanguinário como estava à espera e por isso tive de ajudá-la a identificar o quadro “da orelha”. Nisto chega a minha criança mais nova e quis saber do que falávamos e a mana explicou “que aquele homem cortou a orelha fora e que era perturbado” e “olha bem a cara dele, mano!!”. O mano olhou e digo-vos que ficou muito impressionado com o quadro, com o penso na zona da orelha. Na verdade o meu pequeno filho de 4 anos ficou horrorizado e passou o jantar todo entre pausas de silêncio com as mãos nas orelhas e a fazer perguntas sobre o sucedido.
 
Isto é arte!! Isto é causar impacto e é o expressionismo (e também o impressionismo) em toda a sua plenitude; uma criança que nada sabe das loucuras que as mentes adultas podem ter ficou com imensa pena e preocupação por aquele homem, se lhe doeu, se chorou, se lhe coseram a orelha de volta.
 
Embora este tivesse sido um episódio relacionado com acontecimento trágico, a obra de Van Gogh é toda ela uma explosão de sentimentos, de cores e texturas, a noite e o dia, as searas, todo aquele amarelo que é uma constante na maioria da sua obra. Ver as crianças explorarem todos estes prismas é maravilhoso e vale sempre a pena desvendarmos estes segredos das mentes brilhantes que já povoaram estas terras.
 
 
Na galeria poderão encontrar alguns dos mais bonitos quadros deste artista genial.

 

Encontre a Sofia, as suas reflexões e fotografias lindas no Redonda ou Quadrada? e no Facebook!

 INSTAGRAM   |   BLOGLOVIN   |  FACEBOOK

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg

Deixe o seu comentário

Publicações relacionadas

Instagram