Férias mesmo mesmo à porta, prateleiras das livrarias e hipermercados inundadas de livros de fichas e de atividades para férias. Ainda mal acabou a escola e já por todo o lado nos alertam para a necessidade de as crianças continuarem a trabalhar nas férias, para não perderem muitas das aprendizagens que fizeram ao longo do ano letivo. Dizem ainda os peritos que a Matemática é a área mais afetada por este fenómeno de “esquecimento estival”.
Como esta é uma preocupação de todos, mais vale fazê-lo de forma divertida. Afinal, férias são férias e as crianças precisam MESMO de desligar e descansar! Ficam então algumas ideias que podem tornar a aprendizagem no Verão mais divertida:
Escolha com a criança um livro que lhe desperte interesse (compre, requisite numa ludoteca, peça emprestado a um amigo) e incentive a leitura de 2 a 5 páginas por dia. OK, há aquelas crianças que devoram livros e lêem capítulo atrás de capítulo. Mas também há os que nunca lêem uma página sequer e para esses a nossa expetativa tem de ser ajustada.
E assim, sem darem por isso, aprendem novas coisas no Verão e mantém as “velhas” presentes, tornando o início do próximo ano letivo seja fácil e suave.
Tatiana
Encontre a Tatiana no espaço Pais como Nós, Anos e Incríveis e ainda na Psikontacto
Clique na Imagem para ver a Galeria
TweetDeixe o seu comentário
Publicações relacionadas
Visite também o nosso blog irmão