Blogs do Ano - Nomeado Família
logo
img

Filhos

Espaço da Mãe | Regresso às Rotinas

Por Tatiana Homem

Muito se fala na web de como o setembro representa para cada vez mais pessoas o início de um novo ano. Sem passas, espumante ou grandes festas, mas com horários, agendas em punho e muitas planificações.

Para quem tem filhos este cenário é ainda mais real e desafiador. Afinal, ainda há uma semana atrás estávamos sem rotinas e horários, e de repente confrontamo-nos com o regresso ao dia-a-dia e com a necessidade de programarmos de novo as atividades dos mais pequenos (e as nossas!), tratar dos materiais necessários ao início do ano letivo e deixarmos para trás manhãs e  fins de tarde de ronha e sem horários.

Para ajudar nesta transição, aqui ficam as ideias de alguns especialistas:

-      Reflita sobre a hora a que a criança tem de levantar-se. A maior parte dos especialistas referem que as crianças necessitam entre 9 a 10h de sono diário. Assim, se souber que o seu filho tem de levantar-se às 07h30 de forma a estar pronto para sair de casa perto das 08h, saberá que ele deverá deitar-se cerca das 21h30. A partir do momento em que tenha uma ideia clara da hora de acordar de manhã e do número diário de horas de sono, torna-se mais fácil definir as restantes rotinas lá em casa.

-      Antes da hora de dormir, prepare com as crianças a roupa e materiais necessários para o dia seguinte. Assim, garante que de manhã não tem que perder tempo à procura das sapatilhas para a ginástica ou da camisola das princesas que a sua filha tem mesmo de levar vestida naquele dia! Mas, assegure-se que estes preparativos não interferem com a hora combinada para eles se deitarem. As crianças são ótimas a arranjar pretextos para adiar a hora de dormir!

-      Tente definir uma rotina de dormir que garanta algum tempo para mimos e conversas especiais com os seus filhos antes de adormecerem (e a leitura de uma história, no caso dos mais pequenos). Muitas vezes, na corrida do dia-a-dia, este é o único tempo “um para um ”que alguns pais conseguem ter com os filhos. E é também nesta hora do dia que muitas crianças falam livremente sobre as suas preocupações e receios, esperando que as ajudemos na resolução dos diferentes desafios do seu dia-a-dia.

-      Deixe a mesa do pequeno-almoço preparada na noite anterior. Uma vez mais, ganhamos uns minutos extra de manhã, altura em que todos os minutos contam!

-      E finalmente, mas talvez o mais importante, tire algum tempo para pensar nas rotinas que não correram bem no ano letivo anterior e nas alterações que está disponível para experimentar de forma a que este ano corra melhor. Pode ser apenas decidir levantar-se antes de toda a família acordar, para poder começar o dia de forma mais tranquila e desfrutar de uns minutos sozinha; ou repensar o número de atividades extra-curriculares em que os seus filhos estão inscritos e que a obrigam a passar os finais de tarde em modo motorista e sem tempo para desfrutarem da companhia uns dos outros; ou registar na agenda os períodos de brincadeira semanais que pretende ter com eles e que no ano passado tanta falta fizeram à vossa relação (sim, é estranho, mas por vezes ajuda anotar na agenda a hora a que achamos que vamos ter disponibilidade para brincar com eles!). Mas esta reflexão e a tentativa de experimentar novas soluções que ajudem a sua família a fazer algumas rotinas de forma diferente são fundamentais para preparar este início de novo ano (lectivo) e garantir que as resoluções feitas nas férias não ficam esquecidas.

 

Bom regresso às rotinas (que também sabem bem e nos reconfortam!)

 

Tatiana

Imagem

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg

Deixe o seu comentário

Publicações relacionadas

Instagram