Blogs do Ano - Nomeado Família
logo
img

Vida

Vamos Patinar?

Por Sofia Simões

De há uns para cá começaram a ser mais frequentes as pistas de patinagem no gelo em Portugal, sobretudo para abrilhantar a época do Natal. Por mim acho perfeito, em criança andei muito de patins, tanto de rodas como no gelo e sempre me lembro das tardes infinitas a andar com os nossos grupos de amigos a fazer manobras e corridas. Este ano, e após um interregno de 30 anos (OMG!) voltei a calçar as botas e fiz-me ao gelo na pista da Rotunda da Boavista no Porto e também no Wonderland em Lisboa no Parque Eduardo VII.
 
Para meu espanto, o intervalo de 30 anos não foi suficiente para perder a prática e foi muito fácil recuperar o equilíbrio e divertir-me a valer!!! Embora a minha vontade de experimentar fosse muito grande, a verdade é que o meu objetivo foi iniciar os miúdos nestas lides. Eles não desiludiram e mesmo antes de se porem de pé na pista já estavam em pulgas só de saberem da novidade. Em nenhum momento tive receio que se magoassem. Claro que já sabia que iam cair (e caíram imenso), mas as quedas foram rapidamente esquecidas perante os progressos que íam fazendo. Os meus miúdos têm 4 e 7 anos e por serem tão pequenos seguiram o procedimento de segurança de usar capacete disponibilizado nos ringues, mas eu não fazia questão nenhuma. Bem sei que os acidentes acontecem, mas confesso a minha grande descontração nestas atividades. Não me recordo de nenhum de nós, nos anos 80, termos usado capacetes, protetores de mãos, joelhos e coisas afins e estamos cá todos com as nossas mazelas, mas respeito a lei e as normas e uso o mínimo indispensável.
 
As crianças têm uma evolução espetacular no gelo, creio que de um modo geral começam de forma muito cautelosa mas aos poucos vão soltando as mãozinhas e lentamente deslizam e ficam super entusiasmados. Embora haja o perigo evidente causado pelas lâminas dos patins, é preciso alertá-las para meterem sempre os dedos para dentro da mão quando caem. Umas luvas de lã já dão um conforto extra perante o frio e eventuais cortes, mas na minha opinião (destravada) o risco da patinagem é algo com o qual se deve lidar desde muito cedo. Os meus filhos adoraram a experiência e nunca mais se calaram com a patinagem e querem muito voltar. Eu cá, vou colecionando os spots de patinagem que agora começam a aparecer como cogumelos. A minha única pena é que a maioria das pistas são num material sintético, mais ecológico e adaptado ao clima, é certo, mas por outro lado traduz-se em menos velocidade nas manobras :)
 
Se tiverem oportunidade de experimentar, não pensem duas vezes, eu cá adoro!!!
Boas festas e boas aventuras!
 
Algumas pistas de patinagem:
 
Porto Boavista - pista coberta e descoberta de gelo
Porto Batalha - pista coberta e descoberta de gelo
Wonderland Lisboa P. Eduardo VII - pista descoberta sintética
Lisboa Terreiro do Paço - pista de gelo descoberta
Águeda - pista coberta sintética
Braga Retail Park - pista sintética
Vila Nova de Famalicão
Viseu Palácio do Gelo - pista de gelo
Forum Algarve
 

Encontre a Sofia, as suas reflexões e fotografias lindas no Redonda ou Quadrada? e no Facebook!

 INSTAGRAM   |   BLOGLOVIN   |  FACEBOOK

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg

Deixe o seu comentário

1 comentário(s)

Ana22 de Dezembro, 2016 às 16:29:34
Responder

Eu também sou descontraída e deixei a minha filha patinar sem capacete (em Óbidos). No entanto, assisti a uma menina a partir a cabeça. Por isso, para a próxima só com EPI!

Publicações relacionadas

Instagram