logo

pub_carrossel_horz2.jpg

img

Vida

O tempo passa e as férias melhoram

Por Inês

Este ano apanhei-me a tomar uns banhos de sol enquanto os miúdos brincam à beira-mar. Apanhei-me a ler um livro enquanto o mais velho lê o seu e o mais novo brinca sossegado. Apanhei-me sentada na esplanada a vê-los brincar . Mesmo que pouco depois tudo desande e eu volte ao serviço, apanhei-me assim e vale tudo. Vale uma sensação de férias. 

A passagem dos anos e o acumular de férias em modo "mãe" tem-me mostrado que a cada ano que passa as férias são mais "férias". Conseguimos descansar mais. Ou melhor, cansamo-nos menos. Os braços ficam mais soltos, mesmo que a cabeça continue a mil. Já é melhor que cabeça a mil e oito braços a funcionar ao mesmo tempo! Este ano o que não pára são os meus olhos. De olho num, de olho no outro. Mas ao menos já estou sentada!

Com o passar dos anos ficamos mais por dentro da maternidade, mais habituadas a isto de valermos por três. Já sabemos antecipar muita coisa, já não nos afligimos por um tropeção, já vivemos sem a sopa e a sesta perdida não vale uma neura do caraças. Estamos mais soltas, mais experientes, e eles também. A vida traz experiência a nós e aos nossos filhos, cada vez mais crescidos, mais ágeis, esperamos nós que mais ajuizados. A cada ano que passa os braços ficam mais soltos, a exigência física é menor, o que nos deixa menos cansadas das férias.

Para as mães de filhos pequeninos, não desesperem com estas férias, mais vale aproveitar. Aproveitar que são bebés e fofinhos, ou toddlers e tão engraçados, e entregar-se a eles, sem procurar no mar as vossas férias de antigamente. Tentar interiorizar e conformar-se que este ano não há tempo para livros lidos, para banhos de sol sem ter em que pensar, para silêncio e sossego. Ainda não é este ano. Porque este ano eles são pequeninos.

Talvez esses tempos demorem uns valentes anos a voltar, talvez não voltem nunca (porque vamos ter sempre a cabeça a mil - já não temos 20 anos - e o coração a bater fora do peito), mas vai mudar para melhor, muda todos os anos, por isso o melhor é aproveitar ao máximo o que cada ano, cada fase, tem de bom e aceitar o que tem de difícil. 

Cada ano fica mais férias, isso é certo. Prometo.

Instagram * Facebook 

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg

Deixe o seu comentário

Publicações relacionadas

Instagram