Blogs do Ano - Nomeado Família
logo
img

Mulher

Mãe Bio-Lógica | Cosmética Natural e algumas dicas sobre ingredientes nocivos

Por Linda Barreiro

Já há bastantes anos que fiz a transição para cosméticos biológicos e de há um tempo para cá para cosméticos naturais/artesanais. Foi na altura da primeira transição que comecei a questionar a quantidade de ingredientes - desconhecidos - presentes nas listas dos produtos de higiene que usava e que comecei a procurar alternativas mais naturais, nem sempre fáceis de encontrar, ou nem sempre aquelas com que a minha pele melhor se dava mas eis que depois de várias experiências, tentativas e marcas cheguei lá!

A pele é o maior órgão do corpo humano e se para mim fazia sentido preocupar-me com aquilo que comia também passou a fazer sentido dar mais atenção ao que aplicava na pele. Na cosmética, ao contrário da alimentação, não existe legislação obrigatória de rotulagem a cumprir por isso as marcas podem-se fazer valer de um atributo ou ingrediente para vender um produto rico em... ou à base de... mas que no fim das contas na lista de ingredientes constam com percentagens muito baixas.

Já tentaram traduzir a lista de ingredientes de um simples creme hidratante? Impossível... Está cheia de palavrões que ninguém consegue descodificar. Esses palavrões na maioria das vezes são substâncias químicas adicionadas aos produtos de cosmética que permitem não só prolongar o seu tempo de vida mas também dar-lhes cor, cheiro, textura, fazer espuma, etc. E se existem alguns que não representam perigo para a nossa saúde, existem outros altamente nocivos.

 

Como saber então?

- O meu primeiro passo para tentar descodificar os ingredientes foi procurar na internet. Aqui fiquei a saber um pouco mais sobre cada um dos ingredientes e o quão prejudicial podiam ser.

- O segundo passo foi investigar os produtos que usava e perceber se, pela sua lista de ingredientes, representavam algum tipo de perigo/ameaça para a minha saúde e para o meio-ambiente.

O site EWG para além de disponibilizar informação sobre todos os ingredientes classificando-os quanto à sua toxicidade/nocividade possui uma base de dados, com uma lista interminável de produtos e marcas, onde é possível escrever os produtos que usamos e obter um parecer sobre os mesmos. Foi a partir daqui que comecei a rejeitar alguns produtos, mesmo os de cosmética biológica e certificada. Por isso nem sempre tudo o que é bio é bom.

 

Como ler um rótulo?

Nos rótulos os ingredientes são organizados por critério de quantidade, ou seja o primeiro é aquele que existe em maior abundância e o último o menos presente. Quanto menos ingredientes tiver um rótulo melhor. Uma vez li algo sobre a interpretação de rótulos que defendia que quanto maior e mais difícil de ler fosse um ingrediente, pior/mais nocivo ele seria. Agora que percebo um bocado mais da coisa sei que não é bem assim, pois existem conservantes com nomes estranhos que não apresentam nenhum tipo de ameaça para a nossa saúde, no entanto vale referir os principais e mais comuns inimigos presentes na maior parte dos cremes.

 

Quais os piores inimigos ou as ameaças mais comuns nos produtos de higiene?

 

Parabenos | Óleo mineral, parafina e petrolatrum | Propilenoglicol | Cloreto de alumínio | Sodium Lauril Sulphate ou SLS

Sem entrar em demasiados detalhes sobre cada um deles vale mencionar que os Parabenos podem conter substâncias cancerígenas e provocar alergias assim como um envelhecimento precoce da pele, são frequentemente utilizados como conservantes em diversos cremes, maquilhagem, desodorizantes ou produtos para o cabelo. O óleo mineral, a parafina e o petrolatrum são derivados de petroquímicos com elevado potencial cancerígeno e são usados como potenciadores de hidratação e brilho e estão presentes normalmente em maquilhagem, cremes e óleos de corpo. O Propilenoglicol também é um composto químico à base de petróleo e pode causar dermatite e irritação na pele a par de alguns constrangimentos renais e hepáticos. É usado para hidratar também. O Cloreto de alumínio é usado como um antitranspirante e, para além de causar irritação e manchas na pele, existem estudos que o relacionam com problemas de infertilidade e cancro. Está presente em muitos desodorizantes e antitranspirantes. O Sodium Lauril Sulphate ou SLS é um composto químico e detergente muito utilizado para criar espuma pois reage em contato coma água. É mais utilizado em pastas de dentes, shampoos e gel de banho. Pode provocar alergias e irritações cutâneas e pode conter substâncias cancerígenas. Atualmente já existem muitos cremes que dizem ser livres de SLS, PEG, ALS ou Parabenos mas ainda assim vale a pena investigar o que muitas vezes esconde o rótulo desses produtos!

 

Qual a designação comum destes ingredientes nos rótulos? 

image_1.jpeg 

O que uso de cosmética para o cuidado do rosto?

Uma das minhas mais recentes descobertas no mundo da cosmética artesanal foi a Mirística. Uma marca de produtos de higiene que fabrica de forma artesanal, sem ingredientes de origem animal e 100% portuguesa. Todos os ingredientes presentes nos produtos de higiene são naturais e provenientes de agricultura biológica e apenas um dos conservantes é feito de forma sintética (à base de alcool benzilico, ácido dehidroacético e água) mas totalmente seguro e aprovado pela Ecocert.

Adoro a marca e todos os produtos que até agora experimentei, e já foram alguns, mas neste artigo focarei apenas os de cuidado do rosto. Quem me conhece sabe que sou uma curiosa neste mundo da cosmética natural e da saboaria, já fiz inclusivamente alguns workshops e adorava um dia poder fazer os meus próprios cosméticos num mini-laboratório, quiçá no campo, para as minhas experiências sem fim... Mas enquanto esse dia não chega vou continuar a usar estes produtos maravilhosos!

 

Limpeza

Faço de duas formas: no banho de manhã para ser mais prático e à noite (infelizmente nem todas). No banho uso um sabonete de rosto, à noite uso água micelar, um composto de água mineral com águas e óleos de flores diversas. Mudei para a água micelar recentemente. À noite costumava limpar a pele com leite de limpeza mas ainda não tinha encontrado nenhum cuja composição fosse totalmente natural e isso andava a dar-me cabo do juízo. Estou muito satisfeita com esta transição para a água micelar que limpa em profundidade o rosto penetrando na pele de forma suave. A água micelar da Mirística contém água de rosas, alfazema e hamamélis, óleo de rosa mosqueta e de rícino. Para a limpeza do rosto uso discos de limpeza reutilizáveis da Fluffy Diapers, já vos tinha falado neste artigo.

 

Tonificação

Já há algum tempo que usava água de rosas como tónico indicado também para peles sensíveis mas recentemente também estou a usar o tónico da Mirística à base de óleo de alfazema, rosas e óleos essenciais de cedro, limão e benjoim. Adoro! É super fresco e tem um cheirinho tão bom a alfazema que até o meu filho me pede para lhe borrifar pela cara e pelo corpo com este calor!

 

Hidratação

Uso o creme para peles normais ou oleosas que tem uma textura super cremosa e muito leve e quando se aplica no rosto parece que penetra pelos poros e nutre mesmo a pele. A minha pele não é uma pele fácil para cremes mas com este está sempre macia. Noto que ele diminui a oleosidade da pele (sobretudo na zona T que é o meu caso) ao mesmo tempo que a mantém hidratada. Normalmente os outros cremes secavam-me demasiado a zona T. A minha próxima aquisição vai ser o creme anti-rugas (a idade já não perdoa...) que já experimentei através de uma amostra e que é maravilhoso também e deixa a pele super sedosa.

 

Olhos

O creme de olhos da Mirística fará parte da minha próxima encomenda. Já o testei via amostra e gostei muito. É um creme muito concentrado por isso basta uma pequena quantidade de cada vez que se aplica. Na sua composição constam, entre outros ingredientes, água de hamamélis e de rosas, aloé vera, óleos de abacate, coco e rosa mosqueta, manteiga de karité, curcuma e uma mistura de óleos essenciais. As plantas selecionadas para este creme possuem um efeito descongestionante e ativador da circulação sanguínea, ideal para atenuar olheiras e inchaços.

 

Esfoliação

Também estou rendida ao esfoliante deles à base de sal marinho, óleo de abacate, chá verde, rosa mosqueta e outros óleos essenciais. Faço esfoliação 1 a 2 vezes por semana. Os ingredientes deste esfoliante ajudam a prevenir o envelhecimento rápido da pele. Sei que este produto também pode ser usado para esfoliação do corpo mas tenho-o usado apenas na cara pois adquiri a embalagem mais pequena. Da próxima o frasco grande já não escapa!

 

Espero ter aguçado um pouco da vossa curiosidade por este mundo da cosmética natural e que experimentem alguns destes produtos. A par da qualidade no fabrico a Mirística mostrou-se sempre disponível para esclarecer todas as minhas dúvidas (e não foram poucas), mencionado a forma como são feitos os cosméticos e providenciando sempre uma rápida resposta. Nota 10 para esta jovem marca e muito orgulho em ser uma marca Portuguesa, com certeza!

 

Encontre todas as receitas da Linda no Receita para Tudo

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg
squareimg

Deixe o seu comentário

Publicações relacionadas

Instagram