Blogs do Ano - Nomeado Família
logo
img

Mãe

Espaço da Mãe | Always Look at the Bright Side of Life

Por Tatiana Homem

Esta frase dos Monty Phython mantém-se bem atual nos dias de hoje e transmitirmos aos nossos filhos a capacidade de mantermos o foco nas coisas positivas da vida e termos uma atitude otimista é provavelmente uma das maiores ferramentas que lhes podemos dar.

Vários estudos têm mostrado que uma visão otimista do mundo pode melhorar a saúde e o bem-estar de uma forma geral, ao mesmo tempo que contribui para que as crianças e os adolescentes tenham um melhor rendimento académico, enfrentem melhor as adversidades e tenham menos probabilidade de serem vítimas de bullying ou virem a deprimir.

Embora não seja ainda frequente a inclusão de princípios psicológicos que trabalhem esta atitude/competência nos nossos currículos escolares, é importante que as crianças aprendam desde cedo que podem ser bem sucedidas e que a adversidade é temporária e pode ser ultrapassada.

E quem, melhor que nós, pode modelar esta visão positiva do mundo? De facto, temos que nós primeiro colocar umas “lentes mais cor-de-rosa” quando olhamos à nossa volta, para assim promover nas crianças uma atitude mais otimista.

O que podemos então fazer? Deixamos aqui algumas ideias:

- Modele comportamentos positivos. Pense em como costuma lidar com situações mais difíceis e desafios. Costuma ficar frustrada, zangada e assumir que tudo vai correr mal ou, pelo contrário, costuma lidar com a situação de forma tranquila?

- Procure não se auto-depreciar em frente aos seus filhos. Frases como “sou péssima a gerir o meu tempo!” ou “nunca consigo fazer nada de jeito para o jantar” podem ser ativadoras de pensamentos e verbalizações semelhantes nas crianças.

Aas crianças aprendem, sobretudo, através da observação por isso, se a nossa visão do mundo for predominantemente negra, essa vai ser também a cor das lentes que elas vão usar para ver a realidade e olharem para as diferentes situações.

- Tente encontrar aspetos positivos nas diferentes situações. A realidade não é a preto e branco e em todos os desafios é possível encontrarmos aspetos positivos, que nos ajudam a minimizar o lado negativo.

- Aprenda a expressar gratidão pelo que tem de positivo na sua vida. Tirarmos tempo para refletir e agradecer as coisas positivas que temos na nossa vida ajuda-nos a manter o foco no positivo.

- Utilize o humor. As crianças adoram rir-se, muitas vezes de coisas e situações disparatadas aos olhos do adulto. O humor ajuda a aliviar frustrações e a resolver alguns conflitos e tensões.

Comece por si: ria-se de si própria, de algum episódio que lhe aconteceu durante o dia, de algo que não conseguiu fazer tão bem quanto gostaria. Partilhe algumas destas situações com os seus filhos.

 

 E, finalmente, lembre-se que ser otimista não se trata de olhar sempre para o copo meio cheio, mas antes da capacidade de acreditarmos que as nossas ações e comportamentos vão ser bem sucedidas e ter impacto nos outros. E para passarmos esta mensagem aos nossos filhos temos que, como em tudo, começar por nós!

www.psikontacto.com

 http://paiscomonos.wix.com/pais

Tatiana

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg

Deixe o seu comentário

Publicações relacionadas

Instagram