Blogs do Ano - Nomeado Família
logo
img

Filhos

Mãe Bio-Lógica | Fraldas Reutilizáveis: marcas, modelos, stocks e conselhos

Por Linda Barreiro

E aqui estamos nós em mais uma semana de fraldas reutilizáveis. Depois de termos visto o que mudou nos útimos anos no universo das fraldas e os tipos de fraldas reutilizáveis que existem nos tempos modernos, é tempo de falar dos nossos sistemas favoritos, marcas e do nosso stock, mas é tempo também de deixar algumas dicas preciosas para quem quer começar nesta aventura. Se este é o vosso caso, confiram abaixo!

 

Para saídas | Fraldas Tudo em 1 e Fraldas híbridas

As Tudo em 1 sempre foram o nosso sistema preferido para a rua quer pela questão prática - de pôr e tirar uma só peça - quer pelo pouco volume que fazem. Porém houve uma altura, por volta dos 4 - 6m que usava muito as fraldas híbridas. Colocava 2 ou 3 capas na mochila mais uns quantos absorventes e depois era só trocar o absorvente e manter a capa (caso não houvesse presente líquido ou sólido) que fosse à capa.

 

Tudo em 1

Grovia

Forever and ever, adoro, adoro, adoro! São fininhas e têm prints lindos de morrer! Para mim a principal desvantagem destas fraldas é o facto de serem carotas mas são de tamanho único por isso servem até ao desfralde.

Onde comprar: Meekbum

 

Blueberry Simplex Algodão

A minha descoberta tardia nas Tudo em 1. Só as comecei a usar já todas abertas. São finas e leves, os elásticos são suaves e os padrões são um amor, mas os preços são proibitivos. São fraldas de tamanho único, é facto, mas aconselho a comprarem em promoções apenas. São levezinhas e muito práticas para transportar na mochila.

Onde comprar: Meekbum

 

Imse Vimse

Adoro, são macias e assentam muito bem e duram bastante tempo, mas têm a desvantagem de serem fraldas de tamanho, requerem substituição. Também são caras mas a qualidade é muito boa, mesmo! São fininhas e têm padrões muito fofos, são super leves e não pesam nada a transportar!

Onde comprar: Miminhos da Maria

 

Híbridas

Grovia

A Grovia ocupa lugar de destaque no meu coração nas fraldas híbridas também. À semelhança dos padrõe,s as fraldas ou capas de uma só cor são sempre de cores vivas e bonitas. As minhas híbridas Grovia são de uma só cor para combinarem com as de padrões Tudo em 1. A principal desvantagem destas fraldas é mesmo o facto dos absorventes demoram imenso a secar (o truque é virá-los ao contrário) e se houver cocó, vai capa vai tudo, por isso é importante trazer várias capas para a rua. Não são fraldas muito baratas mas vão aparecendo algumas no mercado de segunda mão em bom estado a preços compensadores.

Onde comprar: Meekbum

  

Para Casa, para a noite e para a creche | Fraldas Ajustadas

Adoro o sistema de ajustada mais capa e é dos sistemas mais eficientes em termos de absorção. Em casa e para a creche é o nosso preferido..

 

Casa

Popolini - One Size, Two Size e Ultrafit

Gosto muito da marca Popolini e uso os 3 modelos. As one size não as consegui usar logo de início pois, apesar delas serem de tamanho único e darem para usar noutra posição (dobradas), no meu filho não assentavam nada bem que era um magricelas. As Two size assentam bem também e apertam de lado como uma cuequinha, são fraldas de tamanho perfeito, por isso requerem substituição mas têm um bom preço. As Ultrafit, tal como as one size, são ajustadas de tamanho único e são uma boa aposta pois servem até ao desfralde. São boas para sestas e até houve uma altura que as usava para a noite, bem reforçadas. As fraldas Popolini têm uma excelente relação preço/qualidade e têm a particularidade de só assentarem bem, ou assentarem melhor, com capas da marca: popowrap ou vento.

Onde comprar: Leva-me contigo

 

Sloomb - Velour Happy Little Cloud,  OBF e Snapless  

Gosto de todas, são fraldas muito boas e de uma qualidade extrema, eu diria mesmo superior. São o creme de la creme das fraldas reutilizáveis, pelo menos das marcas que conheço. Os materiais são super macios ao toque, são fraldas muito fofas e fazem rabinhos ainda mais fofinhos! Os preços são assustadores, é certo, mas são fraldas para adquirir em promoções, tomem nota!

 

Noite

Babyidea Cânhamo

Foi a nossa fralda de eleição para a noite durante mais de 1 ano e meio, apenas sendo batida pela OBF Sloomb pois a babyidea começou a marcar um pouco a pernoca. São muito, muito absorventes, bem reforçadas com absorventes de cânhamo preparam um rabiosque para 12h de sono non stop e o bebé acorda sequinho. E não são Dodot!!?! O preço das Babyidea também é bastante razoável e, apesar de serem fraldas de tamanho, servem por muito tempo. O meu filho usou as L dos 7kg aos 13kg. A principal desvantagem é também o tempo de secagem. Esta característica infeizmente é uma constante nas fraldas ajustadas, de inverno é sempre mais tramado para secâ-las.

 

Hora Babyidea

Ao início usava as Babyidea Hora de algodão, uma fralda de contorno muito boa também, reforçada com um absorvente de cânhamo. Esta fralda é muito eficiente e barata, um bom investimento também para a noite. Ainda a cheguei a usar intercalada com a de cânhamo Babyidea mas entretanto tornou-se pequena.

 

OBF Sloomb

Agora as nossas soluções para a noite são as OBF Sloomb brancas, são fraldas mega absorventes, muito macias e também não marcam nada. O que têm de mau é mesmo o preço mas se se adquirir apenas para a noite, não pesa tanto na carteira.

Onde comprar: Meekbum

 

Creche

Para a creche também optámos por fraldas ajustadas. Convém ser uma fralda de fácil ajuste e colocação para não levantar problemas para quem a vai colocar. Deste modo o sistema melhor será o de velcro, pois permite melhor ajuste e consequentemente menor probabilidade de fugas. Também é desejável que sejam fraldas pouco volumosas pois eles vão andar a correr, a rebolar e a saltar de um lado para o outro. Eu escolhi Lua Mita, mais tarde troquei por Bamboozle, e como suplentes tenho Grovia híbridas. Na escola fica sempre um saco com 3 fraldas suplentes. Na creche as Grovia híbridas usam-se como se fossem fraldas tudo em um ou seja, não lhes peço para reaproveitar a capa e trocar apenas o absorvente se não é muita confusão para a cabeça delas. Keep it simple: usa e deita para o saco fralda e absorvente e já está!

 

Mita Lua

Adoro, são excelentes ao toque. Da minha experiência as brancas são mais macias que as de cor, no entanto ao que parece os tecidos são iguais, mas eu só compro brancas. São fraldas boas a nível de absorção e muito fáceis de ajustar ao bebé. O preço também está dentro do razoável. Não são nada volumosas e fazem um rabinho bem redondinho!!! A desvantagem é a mesma de sempre: o tempo de secagem. Uso Mita Lua com capa de algodão orgânico Imse Vimse, é a combinação perfeita!

Onde comprar: Mita

 

Tots Bots Bamboozle

Como as Lua T3 deixaram de servir cedo e o tamanho seguinte ainda não lhe estava perfeito optei pelas Bamboozle. São fraldas de tamanho mas também ajustáveis em altura, mas os tamanhos duram imenso. O meu neste momento está a usar o tamanho 2 (tem perto de 13kg). O pack de 5 fraldas brancas vem com uma capa incluída e sai mais barato do que as fraldas mais giras de risquinhas. Uso as Bamboozle com capas Tots e funcionam na perfeição, zero fugas.

Onde comprar: Miminhos da Maria

 

Capas

Tamanho único

O mais económico é comprar capas de tamanho único, no entanto, a meu ver têm uma desvantagem: uma questºao mais estética, fica a sobrar muito pano e entre pernas. Eu prefiro capas de tamanho perfeito com fraldas de tanho perfeito, assentam sempre melhor.

De tamanho único as Blueberry são muito boas e duráveis, também tenho uma Bumkis - Dr Seusse que gosto muito mas nunca explorei muito o universo das capas TU.

Onde comprar: Fraldas e Fofos

 

Imse Vimse algodão orgânico

São as minhas capas favoritas de sempre. São de tamanho perfeito e têm o defeito de não serem baratas, mas são excelentes a nível de qualidade. Assentam muito bem com todas as fraldas e têm um excelente ajuste, não marcam na cintura nem nas coxas, têm barreira de reforço nas pernas (anti-fuga). A desvantagem para além do preço é por vezes não aguentarem muitas mudas, se houver muito xixi.   

 

Popolini:

Adoro as Vento, sao muito respiráveis e não marcam nada e também gosto das Popowrap. Ambas absorvem pouco os cheiros por isso também aguentam muitas mudas e fazem bem as noites. São capas de tamanho por isso é preciso trocar de tempos a tempos no entanto aparecem bons negócios por vezes em segunda mão.

Onde comprar: Miminhos da Maria

 

Capas de lã:

São caras mas duram imenso tempo e são térmicas, o que quer dizer que podem ser usadas no verão e no inverno. Para a noite usamos muito a Imse Vimse (é uma capa que faz lembrar uma capa de PUL, tipo cueca, que foi descontinuada, mas que tem uma muito parecida da marca Lenya Woolwinkel). Contudo as nossas favoritas são as Babyidea: no verão shorties, no inverno longuies, assentam em cima de qualquer fralda e não é necessário roupa por cima, de tronco nú ou com uma t-shirt o bebé está sempre vestido e giro!!!!  A principal vantagem das capas de lã é darem para muitas utilizações sem lavar, só precisam de ser arejadas e alternadas com outra capa. Lavam-se em média uma vez por mês. A desvantagem maior é o preço, sao caras mas duram muito.

Onde comprar: Meekbum

 

Absorventes:

Uma salvaguarda muito importante é que quase todas as fraldas funcionam muito bem de início, sem absorção extra, mas a partir de uma certa altura eles começam a fazer mais xixi é necessário reforçar. Os meus absorventes preferidos são os de cânhamo, pois é o material que possui maior absorção e de espessura mais reduzida. Também existem bons absorventes de algodão e bambú mas o cânhamo para mim ganha. Os meus são Fluffy Diapers, fininhos e estreitinhos, para as fraldas mais estreitas entre pernas, e os mais largos para as fraldas maiores ou para as da noite. A Fluffy Diapers também tem fraldas ajustadas de veludo de bambú e de cânhamo que gostamos muito e que assentam muito bem.

Onde comprar: Fluffy Diapers

 

Conselhos para quem quer começar a utilizar fraldas reutilizáveis:

  • Estudem os sistemas e os modelos com calma e não adquiram todas as fraldas de um só tipo nem de uma só marca, pois o ajuste vai variar consoante a fisionomia do bebé (e também com as diferentes fases dentro do mesmo bebé).
  • Juntem-se ao Grupo de Facebook das Fraldas Reutilizáveis para irem aprendendo com outras mamãs e conhecendo todos os truques.
  • Juntem-se também ao grupo de Compra e Venda de Fraldas Reutilizáveis e estejam atentas a oportunidades que surjam no mercado de segunda mão.
  • Existem duas alturas-chave para comprar fraldas com desconto: a Black Friday, em Novembro, e a Nappy week, em Abril. Fiquem atentas às promoções nestas datas nos sites nacionais e internacionais. A Nappy Week está mesmo aí!!!
  • A maior parte dos vendedores são online mas se tiverem alguma loja física por perto vão até lá para verem as fraldas ao vivo. Outra hipótese é também combinarem com algum vendedor online da vossa zona que vos possa ajudar e prestar consultoria nesta matéria.
  • Testem vários modelos no bebé e depois de perceberem o que funciona melhor comecem a compor o vosso stock. Tudo vai depender do investimento inicial que tiverem mas eu diria que um stock mínimo, dos mínimos, deve ter 18 fraldas (para um bebé que já não é recém-nascido) e um stock confortável 24 para se poder lavar e secar a cada 2 dias sem estar a contar fraldas. Contemplem por ex 1/3 das fraldas para saídas, umas 2 ou 3 para a noite e as restantes para casa, para a creche ou para ambas.
  • Dêm preferência a fibras naturais (algodão, bambú, cânhamo, sempre mais respiráveis, melhores para a pele do bebé, melhores para lavar a altas temperaturas sempre que necessário e menos susceptíveis de causar entupimentos e maus cheiros (ex: algodão vs microfibra).
  • Depois das fraldas há ainda alguns complementos que também vão precisar mas tenho de guardar essa informação para um novo artigo que este já vai longo. A saber: toalhitas reutilizáveis, sabão de côco, detergente, sacos impermeáveis, fleeces, liners entre outros.

 

Como devem calcular já experimentei imensas marcas e modelos mas se as fosse aqui a mencionar todas não havia papel que chegasse... Para além das já mencionadas, vale reforçar que a Mita e a Fluffy Diapers são marcas portuguesas ambas com excelente qualidade. Na galeria podem ver fotos do meu stock de fraldas reutilizáveis. E vá, toca a começar a pesquisar, já não têm desculpa para não usar fraldas reutilizáveis!!!

 

Mais lojas onde comprar fraldas reutilizáveis online e offline:

Organii Bebé - Lisboa

Toti Kids - Todo o país 

Verduska – Ourém 

Mimo Natura - Braga

Ecological Kids, Lisboa e Porto 

Eco-rabinhos - Algarve 

Fraldas e Fofos – Viseu e Coimbra

Naturkinda - Estoril 

Beelogic – Famalicão 

Akasha kids - Lisboa 

Bebés da Terra – Lisboa  

Eco-escolhas - Gaia

Nuvens de Pano – Lisboa 

Origami Kids - Oeiras

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg

Deixe o seu comentário

2 comentário(s)

Pamella24 de Maio, 2016 às 20:09:15
Responder

www.mamaebonita.com.br tem varias opçoes de roupas para bebes e mamaes

Filipa31 de Outubro, 2019 às 12:27:16
Responder

Eu tenho 5 fraldas descartáveis para vender, novas, nunca usei 10€

Publicações relacionadas

Instagram