Blogs do Ano - Nomeado Família
logo
img

Filhos

Como posso ajudar o meu bebé durante a dentição?

Por Inês

É muito giro ver como os nossos filhos são tão diferentes. Desde o primeiro dia notamos essas diferenças, O Pedro nasceu quase a dormir e assim continuou pelo primeiro mês, ainda hoje adormece assim que toca na cama, o Miguel já tinha os olhos bem abertos assim que nasceu e continua um destravado dos diabos. Nasceram assim! Há características do temperamento e do corpo deles que não conseguimos controlar. Cada criança é mesmo diferente!

Nos dentes foi a mesma diferença entre irmãos. Enquanto ao Pedro nasceram os dentes lentamente (e estão a demorar a cair também), ao Mi surgiam dois ou três de uma vez só, o que fez com que as suas reações fossem diferentes. Não posso garantir, mas acho que pelo seu temperamento e o ritmo lento de crescimento dos dentes, aconteceu que o Pedro em geral não se queixasse muito dos dentes. Babava imenso, andava irritado, mas era um ou outro dia, não dava para daí tirarmos conclusões. Já o Miguel, lembro-me bem que queixava-se mais de dores, chorava de noite, dormia e comia mal, chegou a ter febre com os caninos, e apenas alivíamos a febre ocasional, mas não tanto o mal estar que o coitadinho passou em cada investida de novos dois ou três dentes. Desgraçado segundo filho!

Tinhamos um gel que aliviaria as dores nas gengivas mas sinceramente não o usámos muito, porque era muito chato de aplicar sem que os miúdos se queixassem e abanassem a cabeça, tentando impedir-nos de lhes massajar as gengivas. Não os posso censurar, devia ser ainda mais doloroso e incómodo para eles! Conclusão: ainda usámos algumas vezes no primeiro filho, mas o pobre segundo filho foi tratado como segundo e já não teve direito a tantos cuidados - à segunda ou terceira vez que tentámos o gel ele chorava tanto que estava melhor sem ele!

A verdade é que podia ter-lhe poupado esse mal estar se tivesse dado mais atenção ao quadro geral do nascer dos dentes. Acho que sentia na altura que não queria medicá-lo por algo tão natural como a erupção dentária, mas vejo hoje que há sempre alguma coisa que podemos fazer durante aquele ciclo de alguns dias para ajudar a aliviar o sofrimento dos nossos filhos. Não se trata de apenas diminuir a febre muitas vezes associada, mas de proporcionar menos incómodo, noites mais tranquilas, gengivas menos inflamadas e deixar os pais mais felizes!

Com o passar dos anos, a experiência e conhecimento que entretanto fui adquirindo, se fosse hoje, teria experimentado com o Miguel algo tão simples de administrar como a solução Camilia. É um medicamento homeopático que se administra em unidoses líquidas, que se tomam de uma só vez (até 3 vezes por dia, durante não mais do que uma semana) e que ajudam a acalmar o bebé durante aqueles cerca de oito dias mais complicados da erupção dentária.

Feitas as contas, podem ser até 160 dias mais chatos para os nossos filhos, ao longo dos três primeiros anos de vida, que podemos aliviar! 

Vejam aqui como se desenvolve a erupção dentária:

camilia.png 

Com três princípios activos, seguramente teria acalmado o Mi! Através da sua ação local e sistémica, Camilia atua não só a nível da dor nas gengivas, mas igualmente na diarreia, irritabilidade e sono agitado que o bebé possa sentir. É uma solução oral sem qualquer constituinte nocivo conhecido para o bebé, sem açúcar e sem sabor. Muito bom saber dessas características, torna mais fácil a toma.

Hoje eu lidaria de forma bem diferente com a erupção dentária!

Se tiverem bebés pequeninos e eles apresentarem alguns destes sintomas, podem ser os dentinhos prestes a romper a gengiva. Estejam atentas e sejam mais cuidadosas do que eu fui! Estes sintomas variam de uma criança para outra, aqui ficam todos para vossa referência:

  • Choro e irritabilidade, provocados pela dor
  • Gengivas doridas e inchadas
  • Salivação mais abundante (e tendência a meter os dedos ou objetos na boca)
  • Perda de apetite
  • Bochechas vermelhas, muitas vezes apenas do lado da erupção dentária
  • Dificuldades em adormecer, e, nalguns casos, sono agitado

 

Muitas vezes, o bebé pode manifestar outros sintomas, como febre ligeira (inferior a 38ºC), dermatite da fralda, distúrbios digestivos (cólicas e diarreia), entre outros.

Se o seu bebé manifestar alguns destes sintomas durante mais de 3 dias, consulte o seu médico para excluir qualquer outra causa.

Vejam na galeria mais informação importante sobre a dentição, que vos pode ajudar.

 

(Parceria Boiron)

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg

Deixe o seu comentário

4 comentário(s)

Lúcia21 de Maio, 2019 às 10:42:50
Responder

Vou já procurar, o meu pequenino está a sofrer dos dentes :(( Óptima dica, muito obrigada, continue o excelente trabalho!

Ines07 de Junho, 2019 às 12:35:59

Muito obrigada! Volte sempre, cá nos encontramos

Ana teresa gil21 de Maio, 2019 às 12:35:54
Responder

Recomendar produtos homeopáticos, que por si só já não têm fundamentação científica, para utilização em bebés parece um risco desnecessário. Se o desconforto é realmente perturbador da criança e o querem aliviar um paracetamol ao deitar parece-me mais sensato. Fármaco estudado, seguro e eficaz. Fica a criança aliviada, os pais descansam e não temos efeitos secundários significativos...

Inês07 de Junho, 2019 às 12:38:34

Olá Ana Teresa, sem dúvida que se o bebé tiver febre o melhor será dar-lhe um paracetemol ou consultar a pediatra, pois até pode não estar relacionado com os dentes. Este produto será apenas para aliviar o desconforto e outros sintomas menores, nunca a febre ou algo mais agudo Obrigada e beijinho

Publicações relacionadas

Instagram