Blogs do Ano - Nomeado Família
logo
img

Vida

A Visitar | Museu do Traje de Viana do Castelo

Por Sofia Simões

Um excelente programa para fazer com os miúdos é visitar um museu. Hoje deixo-vos uma sugestão a norte, mais precisamente em Viana do Castelo. Convido-vos a visitar o Museu do Traje bem no coração desta cidade minhota. Fomos a um domingo super chuvoso e até calhou ser grátis ;)

O museu tem uma exposição permanente no rés-do-chão dedicada ao traje regional, fazendo uma abordagem às diferentes partes que o constituem bem como as diferenças que existem nas várias freguesias do concelho de Viana. Neste piso há também uma secção dedicada ao ouro, o fabrico das contas e filigranas que no nosso caso, prenderam imenso a atenção dos miúdos. Na cave, onde era o cofre do antigo Banco de Portugal, está patente a coleção de ourivesaria que vale muito a pena ver com toda atenção o detalhe das peças.

 

Depois da cave e do rés-do-chão, subimos as escadas e vamos saber tudo sobre a lã e o linho, como se produziam os novelos e que tipos de roupas se fazem com estes materiais. Embora se trate de um museu sobre o passado, a melhor parte é podermos explicar às crianças que tudo isto ainda acontece porque efetivamente, os fatos são usados todos os anos naquela que é reconhecida como a MAIOR romaria de Portugal, em agosto, a Romaria da Senhora da Agonia.

 

No último piso está concentrada uma exposição sobre a evolução da fotografia num dos mais emblemáticos estúdios fotográficos da cidade, o Estúdio Roriz que já é centenário e que doou uma parte considerável do seu espólio histórico à cidade. Embora eu tivesse ido ver a exposição numa esperança de ver uma abordagem que incidisse mais sobre o aspecto sociológico da fotografia, ou seja, a relação que as pessoas tinham antigamente com o acto especial que era fotografarem-se, a exposição acaba por incidir mais sobre a evolução tecnológica do estúdio em si, o que para mim foi um pouco frustrante. Não obstante esta minha pequena decepção, as crianças adoraram ver as máquinas antigas assim como os negativos em vidro, os rostos severos e roupas austeras que se usavam no início do século XX. Um museu, uma exposição é mesmo isto, é causar espanto em quem vê algo pela primeira vez e as crianças aprendem sempre imenso independentemente da sua idade e conhecimento prévio.

 

Uma visita que vale muito a pena fazer!!! Quando saírem do museu não se esqueçam de virar a esquina e comer a bela bola do Zé Natário ;)

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg

Deixe o seu comentário

Publicações relacionadas

Instagram