Entre as resoluções de ano novo de todas nós, tenho a certeza que lá pelo meio está sempre a mesma resolução: "tomar melhor conta de mim", "ter bons hábitos pessoais", "dormir!", "organizar-me", sempre à volta disso. Eu faço sempre estas resoluções, mas este ano estou mesmo num ponto de ruptura, está mesmo na hora de levar a sério uma rotina de sono saudável!
Quanto a estabelecer boas resoluções de beleza, estamos conversadas, aqui. Essas resoluções são ideais para quem quer por-se bem em frente ao espelho. Para quem queira por-se bem de mente, aqui ficam os meus cinco pontos fundamentais a não perder de vista para pôr em marcha a famosa resolução de dorimir mais e melhor e combate a exaustão:
1 - Estabelecer uma rotina de cuidados de beleza como forma de ter um pouco de tempo dedicado a si. Não há como juntar o útil ao agradável, é um banho de beleza diária que, dedicando a si, transforma num mini me time que faz sempre falta. Mime-se muito, nós merecemos!
2 - Por falar em actividade pré-sono, trabalhar à noite é tantas vezes inevitável, mas o ideal é que nos organizemos para não trabalhar à noite, ou se tiver mesmo de ser, que seja então de forma a deixar para mais tarde uma tarefa o menos exigente possível.
3 - Deitar a horas decentes. Não basta adormecer a horas decentes, é preciso primeiro efectivamente pegar em si, descolar-se do sofá e meter-se na cama. Pré-sonos no sofá e noitadas a pé seguidas de noites de desmaio às 22 horas não pode ser! Faça contas à noite e veja quantas horas tem de dormir para se sentir mesmo bem no dia seguinte. Há quem precise de 8, há quem se safe perfeitamente com 6 horas. Seja como for, entre a hora a que se deita e a que despertará, tente dormir efectivamente todas as horas que precisa.
4 - Uma vez deitada, é altura de desligar o último inimigo documentado do sono: o telemóvel, o tablet, o coisinho que brilha, nos encandeia as hormonas e impede de adormecer e dormir descansadas. Está já estudado o impacto que estar sempre agarrada ao telemóvel na hora de deitar (e não só!) tem sobre nós, por isso, não cair na tentação de sacar do dito e sim, desligá-lo, ou pelo menos, pô-lo em "modo de voo" começa a ser imperativo. Não só nos poupamos, como poupamos tempo, porque já se sabe que, entre um blog e outro, lá se vão meias horas de soninho de ouro. O bom e fiel livro é a melhor escolha para a última distração da noite.
5 - Ter o dia seguinte planeado e revisto, ou pelo menos, assentar a lista ToDo do dia seguinte. Nada como anotar e ler tudo o que temos para fazer no dia seguinte para nos dar uma perspectiva, um pensamento estruturado, uma calma antes da tempestade. Quando eu tenho demasiadas bolas em malabarismo, faço a minha listinha de angústias e parece que, só de ver tudo alinhadinho e pronto a ser riscado, até parecem menos tarefas.
E assim, o ano vai começar e continuar bem!
Clique na Imagem para ver a Galeria
TweetDeixe o seu comentário
Publicações relacionadas
Visite também o nosso blog irmão