Blogs do Ano - Nomeado Família
logo
img

Filhos

Mãe Bio-Lógica | 5 Remédios caseiros para a tosse de bebés e crianças

Por Linda Barreiro

Por aqui começámos o ano da pior maneira possível: doentes, mãe e filho. Felizmente não ao mesmo tempo. Cada vez que vou a Portugal para umas férias descansadas em família no Inverno venho fanhosa - e desta vez com uma constipação à mistura - eu que já não sabia o que era ficar doente há anos...

Pois bem, e porque a tosse no meu pequenito foi uma constante nestes dias e porque ainda só estamos - alguns de nós felizmente - no princípio do inverno, decidi reunir um conjunto de alimentos e/ou plantas poderosos no combate à tosse assim como uma série de receitas caseiras ou mezinhas - como lhes queiram chamar - para ajudar a tosse a ir embora de uma vez por todas.

Antes de irmos às receitas deixo algumas dicas importantes para quando os vossos filhotes têm tosse ou estão doentes.

  1. Reduzam as quantidades de pão, massas, bolachas refinadas ou outros alimentos em que o glúten esteja presente. O glúten é uma das substâncias passíveis de gerar mucos.
  2. Reduzam também o consumo de laticínios nestas alturas pois à semelhança do glúten, o consumo de laticínios não ajuda nada quando nos queremos livrar de mucos.
  3. Aumentem o consumo de frutas com muita água e ricas em vitamina C. Das frutas de inverno, as laranjas, tangerinas, clementinas, kiwis e os dióspiros podem fazer a diferença. Das tropicais (que para nós nem de verão nem de inverno) o ananás pode ser uma opção e pode ser conjugado com um raminho de hortelã.
  4. Aumentem o consumo de vegetais ricos em sais minerais e outros nutrientes e ricos também em vitamina C. Abusem de sumos de fruta e vegetais combinados pois o corpo estará muito receptivo a este tipo de alimentos e irá absorvê-los da melhor forma.
  5. Não sobrecarreguem o organismo dos vossos filhos com alimentos de digestão lenta e difícil tais como carnes e leguminosas mais pesadas. Normalmente nestas alturas eles não têm muito apetite por isso não convém forçar demasiado, hidratar sim é muito importante e ouvir aquilo que o corpo nos diz também. Por aqui o que resulta muito bem - além dos sumos de fruta e vegetais - é uma canja/caldo de millet com lentilhas laranja, cenoura ralada e cebola picada. Alimenta, não tem glúten, hidrata e não é nada pesado.
  6. Há quem aconselhe também, nos casos de tosse mais aguda, elevar a cabeceira da cama mas sinceramente por aqui nunca foi necessário. 

 

Vejam então na galeria cada um dos alimentos que escolhi, suas propriedades e respetivas receitas. Apenas uma nota para o limão que, para além de já estar incluído acima nos frutos cítricos, está subentendido em todas as receitas pois pode ser adicionado a todas sem exceção. Ah, é verdade... Vão-me perguntar porque não contemplei o ancestral xarope de cenoura ou o mel. Primeiro porque o mel, entre outras questões para mim, não está aconselhado a crianças com menos de 2 anos e depois porque sou contra dar açúcar a bebés e crianças tão pequenas e ambas as receitas contêm muito açúcar (apesar do açucar do mel ser diferente do açucar refinado).

Espero que façam bom uso destas receitas, que elas possam resultar com os vossos filhos e rápidas melhoras, se for caso disso!

Encontre todos os artigos da nossa mãe Bio-Lógica aqui

Encontre todas as receitas da Linda no Receita para tudo!

INSTAGRAM   |   BLOGLOVIN   |  FACEBOOK

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg

Deixe o seu comentário

Publicações relacionadas

Instagram