Blogs do Ano - Nomeado Família
logo

pub_carrossel_horz2.jpg

img

Mulher

Já ouviu falar em Dry Brushing?

Por Inês

Uma bela esfrega, é o que é.

Dry brushing é basicamente pegar numa escova de cedras macias e, a seco, escovar a pele de forma suave mas firme, desde os pés até ao pescoço (veja na galeria como). Nos países nórdicos é uma prática bastante mais comum do que por aqui, mas na verdade esta é uma prática ancestral que se podia encontrar em muitas culturas ao longo dos tempos e que chegou aos dias de hoje com um fôlego renovado. De facto, comprovando-se os muitos benefíios desta prática, escovar a pele parece ser a coisa a fazer, mesmo antes do banho matinal.

Eu adoro uma boa esfoliação da pele, daquelas de deixar a pele ruborizada, nada cá de festinhas! E o brushing parece ser mais do que uma simples remoção de células mortas. De facto, "escovar" a pele tem muitos benefícios a vários níveis:

Sistema linfático: O sistema linfático é uma parte importante do sistema imunológico do corpo. É composto de órgãos e gânglios linfáticos, ductos e vasos que transportam a linfa por todo o corpo. Muitos desses vasos linfáticos correm logo abaixo da pele e os defensores do dry brushing afirmam que escovar a pele regularmente ajuda a estimular o fluxo linfático normal dentro do corpo e ajuda o corpo a desintoxicar-se naturalmente.

Esfoliação: Este benefício é o que primeiro e mais claramente se nota, logo na primeira utilização de uma escova a seco. O uso firme de uma escova de cerda natural sobre a pele ajuda a soltar e remover as células mortas da pele, sendo esta naturalmente esfoliada. Eu noto a minha pele imediatamente mais macia depois de uma boa escovagem e nos dias seguintes ela tende a manter-se mais macia do que quando uso esfoliantes em gel ou creme. Escovar a seco é uma das maneiras mais simples e mais naturais para esfoliar a pele.

Limpeza de Poros: O benefício adicional de esfoliar a pele, é o de limpar a fundo, retirando sebo a mais, impurezas e resíduos dos poros. Embora não seja recomendado passar a escova a seco no rosto, a menos que você tenha uma escova especial, mais delicada, o dry brushing ajuda a melhorar o tamanho e aparência dos poros no resto do corpo.

Cellulite: Embora a evidência seja menos clara (antes fosse tão simples e barato livrarmo-nos da celulite!), na verdade muitas das pessoas que praticam regularmente uma massagem com escovas de cedras secas constatam um alisamento da pele e melhoria do aspecto de pele de casca de laranja. Não há muita pesquisa para apoiar as reivindicações de luta contra a celulite, mas de facto escovar a pele a seco não só a deixa mais preparada para absorver melhor os benefícios de tratamentos específicos, como a massagem em si tem benefícios de dreangem de gorduras localizadas. Se ainda por cima tem outros benefícios e é de borla, então não há realmente qualquer inconveniente em tentá-lo!

Aumento de energia e fluxo sanguíneo: Não é recondável praticar o dry brushing à noite, porque tende a proporcionar um fluxo de energia que desperta os sentidos. A teoria é que, porque estimula a circulaçãosanguíbea, também aumenta a energia. Por isso é recomendável para acordar todos os sentidos, como parte da rotina matinal.

Eu já tive há uns anos uma escova como as que estão aqui abaixo, muito gira e retro, mas entretanto deitei-a fora e quando voltei a comprar algo mais potente para a esfoliação, preferi comprar uma daquelas luvas de cedras, mas admito que a escova seja mais apropriada para uma massagem mais suave.

A forma recomendada de praticar o dry brushing passa por fazê-lo na banheira, a seco, mesmo antes do banho. Há quem goste de juntar um óleo à escova, mas aí recomenda-se a escovagem depois do banho. Quem o faça antes, fá-lo sem nada na escova e hidrata depois do banho. Dois a cinco minutos diários serão suficientes, há quem goste de se alongar, eu muitas vezes não tenho tempo para nada, mas o esforço compensa. Sinto a pele ruborizada, mais sensível ao toque e às sensações, acordada!

A escovagem faz-se em movimentos suaves mas firmes, intencionais, a começar dos pés para cima, das mãos em direcção aos ombros, sempre a apontar para o coração. Na galeria recolhi uma série de ilustrações que exemplificam a melhor técnica de escovagem, por forma a estimular o sistema linfático e circulatório e vejam aqui abaixo várias opções de compra. Assim é que se começa o dia bem acordada!

 INSTAGRAM   |   BLOGLOVIN   |  FACEBOOK

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg

Deixe o seu comentário

Publicações relacionadas

Instagram