Dia 1 de Setembro! Primeiro dia de regresso à escolinha para todos os pequenitos. Hoje foi o primeiro dia do Miguel e o regresso do Pedro. Como o colégio dos miúdos está aberto o ano todo, o Pedro nem sentiu a diferença, porque andou por lá alguns dias em Agosto. Mas para o Miguel apenas tinha havido algumas visitas... Agora vai ser a sério!
Estes primeiros dias de separação são mesmo isso, uma separação. Sabemos que é preciso, para nós e para eles também, que podem estar com outros meninos, aprender coisas novas todos os dias, começar a ganhar o seu próprio mundo. Mas é sempre uma separação.
Eu já me tinha separado do meu bebé Miguel há mais de um ano atrás, quando passei a deixá-lo com a avó todos os dias. Não podia deixá-lo mais bem entregue, foi o alívio possível para esta minha separação, mas deixava-o, a separação estava lá.
Desta vez quem está a sofrer com esta nova etapa é a avó. Eu nunca poderei agradecer o quanto a minha mãe deu e dá aos meus filhos, desde o seu tempo, amor e muito MUITO mimo! É ela quem agora deixa de estar com o Miguel todos os dias da semana, quem tem de reconstruir a sua rotina, quem vai abrir os braços para novas coisas. E a querida vovó Lena é mãe duas vezes, e felizmente está mesmo aqui ao pé de nós e adora abraçar todos os netos, quantos mais melhor, talvez seja por isso que lhe está a custar mais do que custou a mim...
Ser mãe à primeira é vivê-lo intensamente e conjugar o amor de mãe com a vida que estamos ainda a construir. É muito intenso e forte. Ser mãe à segunda, ser avó, é finalmente poder entregar-se apenas a amar, brincar, cuidar. É muito intenso e doce. Quando se está com os netos, está-se inteira, sempre, não se está a pensar também no trabalho, nos outros, nos de fora. Ainda bem que netos não lhe faltam e que vai continuar a não ter mãos a medir!
E o bebé M no meio disto tudo? Ficou livre e solto, com uma imensa curiosidade pelos novos amiguinhos e a descobrir os novos brinquedos do seu novo universo. Birras aguardam-se para os próximos dias...
Clique na Imagem para ver a Galeria
TweetDeixe o seu comentário
Publicações relacionadas
Visite também o nosso blog irmão