Recordam-se da
novela dos quadros de Miró que ora ficavam em Portugal, ora seriam leiloados, e que no fim de contas ficaram por cá? Pois bem, em breve vamos poder ver esses mesmos quadros, desenhos e estudos em Serralves, numa exposição entitulada
Joan Miró: Materialidade e Metamorfose.
“Materialidade e Metamorfose” vai abranger um período de seis décadas da carreira do artista, de 1924 a 1981, “debruçando-se, de forma particular, sobre a transformação das linguagens pictóricas“, “as metamorfoses artísticas“, que Miró começou a desenvolver em meados dos anos 1920.
“O pensamento visual” do artista e o modo como trabalha sensações, “que variam entre o tátil e o ótico, são examinados em pormenor“, garante a fundação.”
Creio que aqui está uma excelente oportunidade de levarmos os mais pequenos a ver as obras de um pintor com as quais as crianças se identificam bastante. Levar uma criança a uma exposição de arte contemporânea é sempre uma revelação, as suas observações são sempre surpreendentes porque elas vêem muito além dos adultos, veêm tudo com lentes simples, sem teorias nem pré-conceitos. Para além da importância desta exposição ir a Serralves só por si é já um excelente programa, o espaço é maravilhoso, amplo, bonito, basicamente é perfeito.
Não deixem de ir!
A exposição está aberta ao público a partir de 1 de outubro e até 28 de janeiro de 2017, portanto não me venham cá com desculpas ;)
Para saber mais sobre esta mostra consultem este
link