Hoje, dia em que se assinala o Dia Europeu Sem Carros, no culminar da Semana Europeira da Mobilidade, decorrem em várias cidades atividades que dinamizam e incentivam à utilização de transportes públicos e alternativas ao veículo particular.
Na nossa família, já vão longe os dias em que o nosso carro ficava parado durante duas semanas e fazíamos a nossa rotina diária sempre a pé. Ainda que agora utilizemos o automóvel todos os dias, porque tem mesmo de ser, sempre que possível fazemos um esforço no sentido de evitar usá-lo.
O que podemos fazer no dia-a-dia para nos tornarmos mais pedestres? Questiono-me isso mesmo várias vezes e a resposta é sempre deixar o carro o mais longe possível sem que isso se torne um inconveniente no caso de uma urgência. Em vez de deixarmos o carro à porta do nosso local de trabalho, porque não deixar a dois ou três quarteirões de distância? Quando vamos ao parque, porque não deixamos o carro também o mais longe possível, sem que essa distância se torne demasiado longínqua para as crianças?
As crianças se pudessem corriam o dia todo, têm tanta energia que às vezes até faz confusão, portanto andemos com elas a pé. Se nos pedem colo, lembremo-nos que “se pudessem corriam o dia todo”, mas claro sem exageros, às vezes um colinho sabe mesmo bem e é só uma pausa para depois continuarem a correr e a saltar. No Dia Europeu sem Carros façamos um esforço para andar mais a pé, para entrar de cara alegre num transporte público, deixemos a chave do carro esquecida à hora do almoço, peguemos nas nossas crianças e vamos dar uma corrida com elas; porque este dia existe para repensarmos as nossas deslocações e redefinir estratégias de consumo."
Clique na Imagem para ver a Galeria
TweetDeixe o seu comentário
Publicações relacionadas
Visite também o nosso blog irmão