Blogs do Ano - Nomeado Família
logo
img

Vida

Falar. Escutar. Cuidar. | Quem mais precisa vai estar no nosso Radar

Por Inês

Nesta época de Natal, a solidariedade e ajuda ao próximo está no nosso pensamento mais do que nunca, e sentimos que nestes tempos difíceis em que vivemos, em que tantas vezes vemos indiferença e individualismo, temos de nos juntar como comunidade para cuidar de nós e dos nossos.

As cidades grandes trazem consigo uma enorme contradição, parece que quantas mais pessoas há numa cidade, menos os vizinhos, tantas vezes às dezenas em poucos metros, se conhecem e convivem. No entanto, mais do que nunca temos de contrariar essa tendência e mostrar que continuamos a ter um sentido de vizinhança e entreajuda apurado. Afinal, o povo português é tão solidário e amigo do seu amigo, e queremos continuar assim no futuro!

Nas últimas décadas, a população com mais de 65 anos de idade tem aumentado na cidade de Lisboa, onde mais de 132 mil pessoas têm mais de 65 anos. Destas, cerca de 85 mil vivem sozinhas ou acompanhadas de outra pessoa com a mesma idade. Todos nós conhecemos pessoas com este perfil, sejam familiares, vizinhos ou amigos. Muitas destas pessoas escolheram continuar a residir nas suas casas, sozinhas ou acompanhadas, devido ao forte sentimento de pertença ao bairro e de identidade comunitária. 

voluntariado_696x393.jpg

Conhecendo esta realidade como ninguém, a Santa Casa apresentou há duas semanas no Wonderland um projeto muito especial, que verdadeiramente vem ajudar o próximo - quem nos está mais próximo, todo o ano! 

É deste projeto que vos venho falar hoje, uma rede que vai contribuir para o bem-estar e qualidade de vida das pessoas que desejam continuar na sua comunidade, lançada pelos parceiros do Programa Lisboa, Cidade de Todas as Idades, a Câmara Municipal de Lisboa, o Instituto de Segurança Social, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, a Polícia de Segurança Pública e Juntas de Freguesia da cidade, juntando as famílias e vizinhos, o comércio local, as farmácias e entidades com responsabilidade social: o Projeto Radar!

O Projeto Radar é um projeto comunitário, pioneiro em Portugal, que funciona em rede com várias entidades que operam na cidade de Lisboa. Pretende acompanhar as pessoas com mais de 65 anos que vivam em situação de isolamento ou solidão, para já em Lisboa, proporcionando condições para que possam viver mais tempo nas suas casas e estar envolvidas na comunidade de forma ativa.

Uma das prioridades é constituir radares de base comunitária (voluntários, comércio local e vizinhos) de modo a detetar situações de risco e agilizar uma intervenção ajustada a cada situação.

Estes "Radares" são a Comunidade, ou seja, as pessoas que vivem no bairro, os vizinhos, e ainda o comércio local, voluntários e entidades de cariz social que, numa lógica simples de falar, escutar e cuidar, contribuem para a diminuição da solidão e isolamento social das pessoas com mais de 65 anos de idade.

Falar, escutar e cuidar. Estas são as palavras chave do Projeto Radar: 

FALAR

Se quer participar no Projeto Radar, basta enviar um email para lisboacidadetodasidades@scml.pt ou contactar para o informativo Radar: 213 263 000 9h00 às 18h00 (segunda a sexta)

ESCUTAR

Estar atento às pessoas com mais de 65 anos que conhece ou são suas vizinhas, suas clientes, conhecer os seus hábitos e dia a dia, estar atento a como estão e como vão passando os dias.

CUIDAR

Se perceber uma mudança significativa na sua rotina, que deixam de aparecer, que estão perturbadas, que alguma coisa não está bem, lançar o alerta aos parceiros deste projeto - desde já, para os Radares Comunitários.

 

Então, os serviços da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa validam o caso e iniciam uma intervenção individualizada e conjunta, conforme o caso concreto, com a Câmara Municipal de Lisboa, ou o Instituto da Segurança Social, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, a PSP ou ainda as Juntas de Freguesia de Lisboa, todos parceiros da Santa Casa neste projeto. A plataforma digital Radar possibilita a otimização e gestão de informação, promove a articulação entre parceiros e ainda potencia o acompanhamento continuado das pessoas, atendendo às especificidades de cada situação.

Assim, será possível agir precocemente contra situações de risco, agilizando uma intervenção ajustada a cada situação, planeando de forma sustentada essa mesma intervenção, as respostas a dar e a acionar em função dos perfis de cada pessoa, e dos seus contextos de vida. 

Este projeto é tão especial porque chama a atenção e promove, de uma forma segura, eficaz e para o bem social, a importância de começarmos a criar enquanto comunidade uma rede de cuidado e proteção dos nossos mais vulneráveis na qual nós próprios sejamos participantes e interessados. São os mais novos a deitar um olho nos nossos mais velhos e a ajudá-los, como eles um dia ajudaram a nós a atravessar a rua. 

De facto, qualquer um de nós pode ser um Radar, desde que viva em Lisboa, e partilhe dos princípios e valores de sensibilidade, de solidariedade e respeito pela privacidade individual. Assim poderemos todos promover um autêntico bairro residencial mais comunicativo e atento, de forma a escutar e cuidar toda a comunidade!

Lisboa vai ser uma cidade cada vez mais atenta aos seus cidadãos mais velhos, podendo ajudá-los a viver em autonomia e segurança, isto é fantástico! Vamos fazer a nossa parte? Vamos ter os nossos seniores integrados no nosso Radar?

 

 

 
Parceria Santa Casa

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg
squareimg
squareimg

Deixe o seu comentário

1 comentário(s)

Luisa04 de Janeiro, 2019 às 01:08:42
Responder

Inês, que ideia genial, tantas forças juntas! Vou informar -me melhor sobre isto e tentar participar, há uns senhores bem velhinhos na minha rua que eu posso ajudar... Beijinhos e continua o óptimo trabalho, adoro o teu blog, há muitos anos!

Publicações relacionadas

Instagram