Depois da manhã em brincadeira, dedicámos a nossa tarde em família a actividades mais culturais, aproveitamos sempre que estamos por Lisboa com tempo. Ficámos por Belém, o dia convidava mesmo a passear entre o rio e os monumentos!
Como o pai estava muito constipado e a sentir-se adoentado e o Miguel aterrou a dormir a sesta, eu e o Pedro aproveitámos a escapadela para comer um hamburguer "com muitas batatas fritas!!" no Honorato de Belém, no meio da turistada toda. Ele adorou dar uma de turista e eu adorei o date improvisado! E as batatas fritas. Com ketchup.
A seguir, fomos visitar o Mosteiro dos Jerónimos. Já não ia lá há séculos!! Falei-lhe de Camões e Vasco da Gama e tentei explicar-lhe as figuras bíblicas, os quadros, os túmulos, ele estava fascinado, mas não sei se percebeu... Bom, na próxima visita já vai ser mais simples, ele vai percebendo as coisas aos poucos!
A seguir, já com o pai e o Miguel acordados e mais fresquinhos, fomos ao CCB mostrar ao Pedro a colecção do Museu Berardo. Bem, o espírito turista baixo nele completamente e quis fotografar todas as obras que lhe pareciam interessantes. Aproveitar para andar com o telemóvel do pai em riste também fez parte da equação, mas vamos acreditar que o interesse era totalmente artístico!
Foi uma tarde muito bem passada, foi muito giro ver o Pedro a apreciar as obras manuelinas, antigas, rebuscadas, imponentes e realistas, por um lado, e por outro as que são completamente contemporâneas e conceptuais, às vezes estranhas, às vezes fascinantes. Dois mundos completamente diferentes, lado a lado!
É um contraste que vale a pena dar a conhecer aos miúdos desde cedo, porque eles interessam-se genuinamente por tudo o que de novo aparece a cada esquina, e as suas interpretações da arte às vezes são super engraçadas ou muito curiosas. Vale a pena ver a arte, seja sob que expressão for, através dos olhos de uma criança, aprendemos muito e passamos óptimas horas em família!
Clique na Imagem para ver a Galeria
TweetDeixe o seu comentário
Publicações relacionadas
Visite também o nosso blog irmão