Blogs do Ano - Nomeado Família
logo
img

Vida

O que NÃO fazer enquanto anfitriã da festa

Por Inês Simões

Nesta altura do ano já começamos a pensar nos jantares de Natal, nas reuniões de família, em receber no conforto e calor das nossas casas os amigos e a família para serões divertidos ou como abrigo dos rigores do Inverno. Para tentar assegurar que tudo corre sobre rodas, registe o que deve evitar para não deixar descarrilhar o seu tão suadinho jantar:

1 - Não descure os seus convidados: a principal preocupação da anfitriã perfeita é garantir que os convidados estão satisfeitos e contentinhos. Isso implica estar atenta às suas necessidades, ver se está tudo bem, se todos estão servidos, se não falta nada a ninguém.

2 - Não limite os seus convidados: todos somos diferentes e temos necessidades diferentes, pelo que, para que todos estejam felizes, ter o que precisem é fundamental. Se souber que um dos convidados é vegetariano, garanta que ele não passa fominha, se houver alergias, tenha o cuidado de banir os alimentos perigosos. Tenha variedade nos pratos e nas bebidas. Tenha vinho, mas também água. 

3 - Não deixe de dar um toque diferente à casa. Basta comprar flores e fazer um ou dois arranjos giros na entrada da casa ou no centro da sala, para dar todo um toque especial ao ambiente. O mesmo pode fazer com velas, por exemplo.

4 - Não deixe de ter um bom motivo para celebrar: há que ter bons motes para brindar. Qualquer desculpa é uma boa desculpa para uma festa e fica sempre bem um título para a ocasião. Nesta altura, Natal, Natal, fim do ano, Natal. Mas também serve o aniversário do gato, o facto de ser sexta-feira 13, a promoção no trabalho, o fim da crise! 

5 - Não se deixe para o fim da lista: tente vestir-se, arranjar-se, deixar-se a brilhar uma a duas horas antes do início da recepção. Vista o avental para prevenir salpicos e outros desastres de última hora e vá tratar dos últimos pormenores. Assim já vai estar pronta a receber a chegada dos convidados e vai estar apresentável para o que der e vier.

6 - Não se fique pelo básico: receber convidados é sempre uma ocasião especial, por muito "da casa" que sejam. E as coisas boas da vida existem para serem usadas, para nos trazer felicidade nos momentos especiais. Use uma toalha bonita, ponha o serviço melhor na mesa, dê uma boa espanada à casa, deixe os miúdos cirandar pela sala até mais tarde. Assim todos se sentirão num momento especial. Relembre na galeria as cábulas para bem pôr a mesa.

7 - Não invente! Um jantar para doze não será certamente a melhor altura para se pôr a fazer pela primeira vez aquela receita elaborada que viu no Pinterest, ou quer viver algumas horas na pele da desgraçada da Bridget Jones? Fique-se pelas suas melhores cartadas ou deixe brilhar mais uma vez as suas especialidades. O mais certo é que quem a conheça esteja com desejos da sua especialidade desde o dia em que recebeu o convite...

8 - Não seja do contra. Uma boa anfitriã faz com que os convivas se sintam bem e não deslocados (ver dica nº1). Dentro do razoável, reforce os comportamentos dos seus convidados. Se alguém fizer um pequeno disparate à mesa, der um pontapé na etiqueta, desvalorize. Se alguém tiver de atender o telemóvel em pleno jantar, não se amofine, não vale a pena.

9 - Não sirva "de menos". Se é para pecar, que seja por excesso! Não vale a pena depenar o super local, mas não há nada mais anticlimax do que acabar a bebida, a comida estar ratada ou a sobremesa não chegar ao fim da mesa. Compre sempre um pouco mais do que o que chegue para todos, nem que no final os mais chegados levem um tupperware para casa. Tanto melhor! Veja na galeria algumas sugestões de quantidades de comidas e bebidas.

10 - Não deixe de ter um som de fundo. Desligue a televisão, mas deixe a música a rolar. Um bom lounge, jazz, bossa nova, não muito alto, mas agradavelmente envolvente, é o suficiente para criar um bom ambiente. Veja na galeria algumas sugestãoes de clássicos antigos e contemporâneos.

11 - Não peça desculpas. Fez o que pode para que tudo corresse bem. A não ser que haja cabelos incendiados e pessoas lesionadas, a ocasião foi de alegria e positivismo, não peça desculpas pelo frango seco ou pela salada salgada. Pode estar a chamar a atenção para algo que poderia facilmente ter passado despercebido.

12 - Não faça tudo. Não se ponha no papel da barata tonta que tem de estar em todas. Delegue, relaxe, deixe quem se ofereça ajudar, os convidados gostam de ser prestáveis e cria-se uma maior proximidade e intimidade entre convivas solidários. Família feliz, todos contam!

13 - Se receber, não beba! Como boa anfitriã, deve estar atenta a tudo e todos. Isso é incompatível com uma piela, vamos combinar! Nada contra deixar-se levar pelo espírito de Baco com o desenrolar da noite e para acompanhar as festividades, mas que não seja a anfitriã a camisola amarela, não fica bem. Além de que, no dia seguinte já lhe vai bastar o estado em que estará a cozinha, escusa de estar com uma enxaqueca de caixão à cova. Veja na galeria como provar o vinho como uma pro.

14 - Não precipite o fim do jantar. A melhor altura de um jantar animado é quando já todos acabaram e se deixam ficar pela mesa à conversa. Abra mais um vinho, distribua digestivos, desimpeça a mesa mas não a levante. Agora sim a conversa vai entrar em velocidade de cruzeiro.

15 - Não dê uma de casamenteira. Juntar aquela amiga com aquele colega seria uma linda acção e um lugar garantido no céu dos cupidos, mas fique-se pelo convite e por pô-los no mesmo sítio, na mesma altura. Se o cupido atacar, que seja naturalmente.

16 - Não deixe os despojos da noite para o dia seguinte. Não há nada mais deprimente do que o estado em que a casa fica depois de uma noite de festa. A cozinha um caos, a sala em desalinho. Pegue na dica nº 12 e se houver quem a ajude a dar um jeito nas coisas antes do fim da festa, aproveite. Vai ver que se cinco pares de mãos fizerem o que habitualmente um ou dois fazem, vão fazê-lo em 1/5 do tempo, ou seja, num instante!

17 - Não se esqueça de RELAXAR! Apesar de todos os conselhos anteriores, sobretudo os que não a deixam esquecer que, enquanto anfitriã, deve estar atenta a tudo e todos, o objectivo final é todos divertirem-se e ficarem com boas recordações da ocasião, incluindo a si! Por isso, aceite o que não pode controlar, ria bastante com os convidados e marque o tom da reunião - muita diversão. Não esqueça que o humor da anfitriã vai marcar o humor da festa.

Veja na galeria algumas cábulas para que nada falhe na hora de alinhar uma recepção memorável!

 

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg

Deixe o seu comentário

1 comentário(s)

Ana L13 de Novembro, 2014 às 10:25:21
Responder

Mais uma dica: não se pôr arrumar a cozinha enquanto os outros ainda estão na mesa para ir despachando trabalho. Os convivas vão sentir-se na obrigação de ir dar uma mãozinha, a conversa esmorece e para quem está na mesa à espera é chato. Arrumações só quando já anda tudo a cirandar na maior descontracção ou, de preferência, quando as pessoas se vão embora. Adorei as dicas :)

Publicações relacionadas

Instagram