No último ano foi uma coincidência termos visitado três museus em Portugal dedicados aos brinquedos, em Vagos, Ponte de Lima e Caramulo, sendo que no Caramulo o museu não é inteiramente dedicado aos brinquedos mas tem uma secção dedicada bastante relevante. Estes três museus, embora tenham como objetivo imediato a visualização de objectos antigos, apresentam abordagens e intenções diferentes de chegar às crianças.
No Museu do Caramulo a secção de brinquedos tem especial incidência naquilo que é mais importante no museu no seu todo, ou seja, o coleccionismo automóvel durante o século passado. Há também imensas coleções de índios e cowboys, soldados de guerras e invasões napoleónicas, tudo disposto de forma impecável.
No Museu de Ponte de Lima já vimos uma exposição totalmente dedicada ao brinquedo tradicional português, onde pudemos encontrar vários brinquedos que marcaram imensas gerações, tanto a nossa (anos 80) como brinquedos dos nossos pais (anos 50) e dos nossos avós (anos 30). O fim da exposição termina com uma sala onde está montada uma enorme e super completa pista de comboios com várias linhas e imensos pormenores que nos prendem totalmente a atenção. Difícil é depois sair, no entanto, o museu está inserido numa casa linda, com jardins muito cuidados onde podemos ficar a passear sem demoras. Escusado será dizer que a vila de Ponte de Lima está mesmo ali no fim da ponte e que só por si é já um grande museu a céu aberto para visitar.
Numa abordagem mais interativa visitámos o Museu do Brincar em Vagos, o qual tem também um espólio notável e super interessante, que permite que as crianças brinquem efetivamente com os brinquedos que há por ali. Naturalmente que há secções protegidas porque há valores que não se podem perder, mas no geral é um sítio que devem visitar onde destaco a recriação da sala de aulas do Estado Novo que está perfeita e com imensos materiais originais.
As crianças quando visitam um lugar como este nem sempre conseguem perceber porque os brinquedos eram tão simples ou tão pouco coloridos ou por vezes até considerados perigosos para os padrões de hoje em dia, no entanto, criar uma cultura visual é sempre importante bem como ensiná-los a estabelecer padrões de comparação.
Em Portugal há mais museus dedicados aos brinquedos antigos, deixo-vos uma breve lista daqueles que consegui apurar: