Se não comem queijo, manteiga, fiambre, paio, presunto, chouriço, salpicão... Então comem pão com quê?
E foi precisamente para responder a esta questão que decidi escrever este artigo. A ideia principal é não só compilar algumas sugestões vegetais usadas por quem escolhe não consumir nada animal mas também dar a conhecer interessantes alternativas vegetais a quem pretende diversificar a sua alimentação.
O pão é o alimento perfeito, vai bem com tudo, seja doce seja salgado, e para decidir o que o vai acompanhar é só pôr a imaginação a trabalhar. As opções são tantas que decidi agrupá-las em 6 grupos cada um deles com várias sugestões: umas mas mais rápidas, outras que requerem alguma preparação mas quase todas elas passíveis de se ter no frigorífico para quando se quiser barrar no pão.
1. Manteigas de oleaginosas, de cõco, de sementes de girassol e Nutella caseira
Manteiga de caju, de amendoím, de amêndoa ou de avelã. São facílimas de fazer e saem bem mais em conta do que as de compra, apenas requerem um processador de alimentos potente. São deliciosas e muito ricas do ponto de vista nutricional, mas também são super viciantes, eu pessoalmente adoro. Podem ver aqui como fazer a manteiga de caju. Apesar do procedimento ser o mesmo para todas as manteigas a quantidade que cada uma rende varia consoante a oleaginosa que se usa. Por exemplo a amêndoa rende muito menos quantidade que o caju. Outra variedade que também costumo fazer é com sementes de girassol trituradas, é muito bom.
Também sou super fã da manteiga de côco mas ainda não experimentei fazer em casa, uso uma de compra. Quem se quiser aventurar pode espreitar a receita aqui. Por último a tão famosa Nutella caseira aqui já mencionada várias vezes completa o rol das sugestões de manteigas cremosas. Podem ver aqui a receita.
2. Azeite, azeites aromatizados e azeite com levedura de cerveja
O azeite deve ser uma das combinações mais ancestrais para o pão. Combinado com uma pinga de vinagre balsâmico, com pimenta, com sal ou simplesmente sem nada... Keep it simple, azeite é azeite e bom azeite nem precisa de mais nada atrás! Também costumo fazer em casa azeites aromatizados com ervas. Podem espreitar aqui como fazer azeite aromatizado com manjericão e com alecrim.
Outra ideia com azeite é uma mistura em frasco com levedura de cerveja à qual se pode também juntar ervas frescas tais como salsa e coentros. Faz-se uma espécie de pasta, muito boa na minha opinião, mas a levedura de cerveja tem um sabor super intenso por isso esta opção é só mesmo fãs de levedura. Sob o ponto de vista nutricional esta pasta é excelente pois a levedura de cerveja é rica, entre outras coisas, em vitaminas do complexo B e ácido fólico.
3. Hummus de grão, de beterraba ou de batata doce e Pastas de Feijão
Na sua versão tradicional de pasta de grão, com beterraba ou com batata doce, vale tudo para diversificar esta iguaria do médio Oriente. Quando bem fechado numa caixa o hummus aguenta vários dias no frigorífico.
Também se podem fazer pastas de feijão seguindo a receita-base do hummus. Uma pasta ótima é a de feijão frade com mostarda, coentros, azeite, alho e limão. Fica delicioso! Podem ver mais sugestões de pastas vegetais deliciosas no Universo dos Alimentos.
4. Queijos vegetais diversos
O mercado português tem algumas ofertas de queijos vegetais de compra mas os queijos vegetais podem ser feitos em casa também. Podem espreitar aqui a receita de um queijo vegetal tipo queijo fresco e aqui a receita de outro queijo vegetal mais indicado para fatiar.
5. Molhos, pastas e cremes: pesto, pasta tomate, de azeitonas e creme de abacate
O molho pesto é outra coisa super fácil de fazer e que podemos ter sempre no frigorífico seja para adicionar a pastas, seja para barrar no pão. Pode-se ir variando entre o pinhão ou a amêndoa, há até quem faça com nozes (eu pessoalmente não gosto), mas é obrigatório manter o manjericão já que é o principal responsável por aquela explosão de sabor. Se quiserem saber como faço o pesto podem espreitar aqui.
Pão com pasta de tomate é delicioso. Basta triturar tomates com alho, um fio de azeite e sal e colocar num frasquinho no frigorífico. Também podem adicionar oregãos ou outra erva à escolha. Esta pasta também aguenta alguns dias no frigorífico. A pasta de azeitonas também se pode fazer para ter sempre à mão, basta triturar azeitonas com um pouco de azeite e sal. Pode-se adicionar alho picado e ervas a gosto.
Abacate, adoro abacate quer em formato de guacamole, quer apenas triturado com sal e um fio de azeite e faz um creme delicioso para barrar no pão. Ambas as opções com o abacate devem ser feitas na hora pois o abacate é suspceptível de oxidar. Para evitar a sua oxidação rápida deve-se colocar o caroço do abacate dentro da pasta. Podem ver aqui outras ideias de cremes para barrar no pão do Universo dos Alimentos.:
6. Compotas sem açucar
Sim! É possível fazer compotas sem açucar e sem qualquer tipo de substituto manhoso de açúcar. Como? Apenas com fruta. Confesso que nunca experimentei fazer em casa mas é algo que quero mesmo pôr em prática brevemente. Conheço algumas pessoas que o fazem e que estão muito satisfeitas com os resultados. Aqui a única questão a ter mais em conta é a da conservação. A compota sem açucar não aguenta tanto tempo quanto a tradicional, claro está. Eu era super fã de compotas e comia todos os dias um bocadinho ao pequeno-almoço até engravidar. A minha mãe fazia – e faz – as melhores compotas de fruta do mundo (e não coloca muito açúcar) mas eu simplesmente deixei de comer de há 3 anos a esta parte. A ver se em breve volto a ficar fã desta versão sem açúcar. Para saberem como se faz compotas sem açúcar vejam aqui.
Sigam todas as receitas e sugestões da Linda no Receita Para Tudo e sigam o eu, mãe aqui:
Clique na Imagem para ver a Galeria
TweetDeixe o seu comentário
Publicações relacionadas
Visite também o nosso blog irmão