logo

pub_carrossel_horz2.jpg

img

Vida

Kintsugi, já ouviram falar?

Por Sofia Simões

Este fim-de-semana participei com os miúdos numa atividade de pintar porcelanas e isto lembrou-me de um vídeo que agora partilho convosco.

O video aborda de uma forma muito simples e bem disposta a fina arte japonesa de Kintsugi. Numa era como a nossa, de muito consumismo, de muita tralha descartável o Kintsugi vem contrapor todo esse comportamento de desconexão perante os objetos. Uma chávena que se parte, um prato que nos caiu das mãos, um bule que resvalou da prateleira, objetos que de um momento para o outro se desfizeram em mil bocados e que num primeiro reflexo varremos para o caixote de lixo.

O Kintsugi vem então dar uma segunda oportunidade aos objetos partidos com uma abordagem estética muito particular, bonita e sobretudo ímpar. Devemos focar-nos no acontecimento em si, fazer uma reflexão sobre o azar da peça e ao colá-la fixaremos aquele preciso momento nas cicatrizes da peça: bonito!! Os japoneses desenvolveram esta técnica durante gerações, juntando pó dourado ou prateado em lacre e depois polindo as juntas até à perfeição não deixando vincos texturados na superfície original.

Olhando para os resultados fico entusiasmada em recriar esta tarefa com as crianças. Fazer este exercício de paciência passamos muitas experiências e valores aos mais novos, tais como a reutilização de um objeto, como a valorização do desperdício, o domínio da colagem e restauro e em última análise dar largas à imaginação da criança, porque nada nos garante que a criança não considere que deverá fazer este exercício de uma forma totalmente inovadora, à sua maneira!

Fazendo uma pesquisa na net até descobri um Kit Kintsugi o que sem dúvida daria um excelente presente de aniversário, tanto para crianças como para adultos!! Fica a sugestão.

Sigam as reflexões e fotografias lindas da Sofia no Redonda ou Quadrada? ou na página de Facebook!
 
INSTAGRAM   |   BLOGLOVIN   |  FACEBOOK

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg
squareimg

Deixe o seu comentário

Publicações relacionadas

Instagram