Blogs do Ano - Nomeado Família
logo
img

Vida

A Mãe Bio-Lógica | Checklist para Acampar com os Miúdos

Por Linda Barreiro

O ano passado fiz a minha estreia no campismo, sozinha com os dois miúdos. Estava em Portugal de férias, e tinha um encontro de amigas marcado com direito a campismo no terreno e casa de uma delas.

Campismo foi o meu forte durante os meus tempos de adolescência. Costumava passar as férias de Verão com os meus amigos, numa praia do Norte, a cerca de 25kms de casa. A tenda era montada no fim das aulas, Julho, e só era desmontada em Setembro, depois das famosasfestas que compõem a Romaria do S. Paio na Praia da Torreira. O que nós queríamos? Copos e saídas à noite, está claro! Até porque praia, às horas a que nos levantávamos... Era mesmo só para ir ver! E como no Norte ninguém se livra do vento (vulgo-frio-por-vezes-e-nevoeiro-muitas-vezes), nem mesmo no Verão, ao menos também não ficávamos com pena! Aquele parque de campismo não tinha condições nenhumas: poucas sombras e umas instalações que deixavam um bocado a desejar, mas pronto, isso também era o menos importante para nós naquele tempo.

A partir daí terei acampado pontualmente com amigos por períodos mais curtos, ou em festivais de Verão, ou noutras situações, mas em parques de campismo bons, de facto, faz toda a diferença. Gosto do conceito do campismo e do contacto com a Natureza, mas confesso que já tive a minha dose (embora adorasse fazer uma road trip de autocaravana um dia), e depois com miúdos, complica sempre um pouco a coisa. Porém aqui era um tipo de campismo diferente, e com uma casa de suporte, o que mudava completamente o cenário, nomeadamente em relação ao tópico de casas de banho. Na altura o meu pequenino ainda nem caminhava, tinha apenas 10 meses. 

E assim foi, e assim fomos nós os três para Sintra para aquele qua acabou por ser o evento do ano. O miúdo mais velho delirou com a tenda, dormir dentro do saco-cama e com a lanterna a piscar à noite. Já para não falar no espaço ao ar livre para brincar com os outros miúdos... Foi um fartote! Éramos bastantes, entre casais com um ou mais filhos, e mães apenas com os seus miúdos. Foi tão bom e correu tão bem, que queremos repetir!

Na altura organizei-me bem, como de costume, e fiz uma lista. Achei que podia ser interessante partilhá-la para quem estiver a pensar ir acampar com miúdos este Verão. Note-se que esta checklist foi elaborada com as condições a priori que eu tinha, nomeadamente a serventia da casa. Quem for fazer um campismo mais profissional porventura precisará de adicionar mais itens a esta lista!

Kit Essencial de Campismo

Tenda - Com miúdos não convém ser uma tenda demasiado pequena. A minha era um iglo de 4 e tinha o espaço ideal para dormirmos os 3 e para ter as nossas coisas.
Colchão - Prefiro insuflável grande que ocupa menos espaço e é mais confortável.
Bomba - Para encher o colchão vão precisar de uma bomba, a menos que tenham aqueles colchões que se enchem sozinhos. Há aquelas bombas de pé que não ocupam muito espaço, ou há umas bombas eléctricas compactas que e se ligam à corrente e enchem num instante, sem ter que estar a dar ao pé. E ainda há aquelas que permitem ligação ao isqueiro do carro.
Lençol de baixo - Prefiro levar um lençol de elástico que não sai do sítio a fechar dois sacos cama, pois estamos sempre a escorregar pela cama abaixo.
Saco-cama + manta polar - Os sacos-cama convém que sejam quentinhos porque à noite pode fazer frio, mesmo no Verão. A manta aqui entra como extrapara dupla funcionalidade: topping de cama (pós saco-cama em caso de muito frio), ou como tapa-pernas nas noites de conversas ao relento antes de ir dormir.
Uma esteira - Para colocar à porta da tenda a servir de tapete e para deixar os sapatos.
Uma manta de piquenique - Para estender no chão para fazer as refeições ou simplesmente para dormir uma sesta à tarde.
Almofada - Eu não dispenso a minha... Antes isso que o pescoço todo torto. A minha enrola muito bem, faz um cilindro e ocupa muito pouco espaço.
Uma lona (ou algo semelhante) - Aqui até um lençol velho pode servir, para ajudar a fazer sombra, caso a tenda fique ao sol. Também serão precisas cordas e estacas para dar apoio à lona.
Cadeiras/Bancos/Mesa - Dão jeito para fazer as refeições mas nada que a manta de piquenique não faça.
Guarda-sol – Até podem ser vários para ajudarem a fazer sombra na tenda.  
Mini-kit cozinha – Com o mínimo indispensável para cada pessoa: pratos, copos, talheres, guardanapos e afins.
Arca térmica - Para guardar alimentos mais sensíveis ao calor. Mesmo que o gelo não esteja a fazer efeito, a comida fica mais protegida. Também há aquelas que se ligam ao isqueiro do carro.
Lanterna – Para as noites é imprescindível. Tenho daquelas que são tipo lâmpada e se podem prender ao tecto da tenda.

 

Para os miúdos:

Ovinhos ou carrinhos de bebé para sestas
Muitas mudas de roupa
Agasalhos para a noite
Jogos de grupo, plasticina e/ou livros de pintar
Óleos essenciais repelentes de mosquitos ou pulseira repelente
Chinelos
Toalhas de banho

 

Outros itens para ter sempre na tenda:

Mala de primeiros socorros
Penico
Papel higiénico
Garrafas de água
Mantimentos que não se estraguem com o calor (por ex. Bolachas de milho ou arroz ou barras de cereais)
 
Há alguma coisa que querem sugerir para estar nesta lista? Espero que vos seja útil e boas aventuras!! 
 

Encontrem todos os artigos da nossa mãe Bio-Lógica aqui 

Encontrem todas as receitas da Linda no Receita para tudo e no Facebook

INSTAGRAM   |   BLOGLOVIN   |  FACEBOOK

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg

Deixe o seu comentário

Publicações relacionadas

Instagram