Espacios de Paz (Espaços para a Paz) é um exercício de design participativo para gerar os processos de transformação física e social, através da auto-construção de espaços públicos em áreas de conflito.
Promover uma cultura de paz, que incentiva a convivência pacífica, redefinindo os territórios. Garantir que as "zonas de perigo", áreas com alta presença de todo o tipo de violência, sejam transformadas em "zonas de paz", as áreas com possibilidade de criação de dinâmicas sociais que convidam novas formas de viver em comunidades, transformando as categorias de base que governam a vida diária: o uso do tempo e do espaço.
Já vivi e visitei locais onde não só há conflito como também falta de recursos e o mais importante é manter as crianças ocupadas, activas e de mente aberta. Transmitir a sensação de liberdade num espaço criado para as crianças pelas crianças ou comunidade onde se inserem, poderá ser uma arma fortíssima no futuro destas sociedades. A cor, textura e movimento ajuda a que haja sempre algo novo neste pequeno grande mundo.
Como mãe, gosto que os meus filhos tenham sempre acesso a estímulos diferentes, gosto de rotinas, gosto de os ver saber, reconhecer coisas de cor e salteado, mas nunca com desinteresse, assim sendo sei o benefício que projectos como este possam ter na vida das crianças nas mais diversas situações.
Local: várias cidades da Venezuela
Data: 2014