Demorou mas foi inevitável, estou viciadíssima no sushi. Tive duas primeiras experiências que correram muito mal (sushi atrás de sushi com sabor adocicado a gengibre, por exemplo...) que me deixaram a negar a moda durante anos. Mas recentemente dei mais uma oportunidade e desta vez pegou de estaca! Era irrestível tentar uma e outra vez, o sushi tem tão bom aspecto, parecia um ritual tão giro que não me podia passar ao lado para sempre e felizmente agora é um grande vício muito saboroso, adoro!
Mas tive de me adaptar aos maneirismos e etiqueta num instante, tinha muito tempo perdido a recuperar. Então, de intensas pesquisas feitas, fica aqui a compilação das boas regras para bem comer sushi em todo o restaurante:
* Para bem degustar as suas peças de sushi, sinta-se livre para alternar entre pauzinhos e dedos. Acredite ou não, ambos são completamente aceitáveis. Sashimi deve ser comido apenas com pauzinhos. Talheres é que é batota total! Vale mesmo a pena treinar os pauzinhos, tem toda uma outra graça. Basicamente, segure em ambos os pauzinhos com uma mão, paralelos, mantendo o de baixo imóvel e o de cima móvel. Veja como se faz:
* No início da refeição pode ser-lhe oferecido uma pequena toalha húmida e quente. Use-a para limpar as mãos e volte a dobrá-la o mais direitinho possível, para que esteja o mais próximo do original.
* Coloque uma pequena quantidade de wasabi directamente no seu sushi, depois pegue na peça e mergulhe no molho de soja. Não misture wasabi no molho de soja, vai adulterar completamente o seu sabor! O giro do sushi é a individualização de sabores que se mantém após a confecção, explodindo e fundindo-se na boca ao comer. Por isso vale a pena manter os sabores o mais separados possível, incluindo molhos.
* Mergulhe a parte do peixe no molho de soja (não o lado do arroz).
* Coma cada peça de sushi de uma só vez. Com a boca fechada, é claro (regra universal que vale para qualquer cozinha, em qualquer lado...). Nunca dê uma dentada a meio da peça e pouse a outra metade de volta no prato. Tudo de uma só vez!
* Quando não estiver a comer ou se quiser dar a entender ao empregado que acabou a refeição, basta pousar os seus pauzinhos sobre o pratinho do seu molho de soja ou sobre o suporte próprio para os pauzinhos, se estiver à mesa.
* Use a outra ponta dos seus pauzinhos para se servir de um prato partilhado, nunca comendo a peça de sushi directamente. Nesse caso, sirva-se, dê novamente a volta aos pauzinhos e coma com a ponta habitual. Entre marido e mulher, digo eu que essa regra pode ser quebrada...
* Nunca passe peças para outra pessoa usando os pauzinhos. Como este comportamento é muito próximo simbolicamente à passagem de ossos de um parente falecido num funeral tradicional japonês, é de mau tom. Passe antes o prato com as peças, permitindo que a pessoa se sirva.
* Nunca espete os pauzinhos no seu arroz e os deixe apontando para cima. Isto assemelha-se a incenso queimando e novamente traz à mente o simbolismo do funeral e orações japonesas para os antepassados.
* Em bom rigor, não se deve beber sake com sushi (ou arroz em geral), apenas com sashimi ou antes ou depois da refeição. Considera-se que, uma vez que ambos têm como ingrediente base o arroz, eles não se complementam e portanto, não devem ser consumidos juntos. O chá verde é uma óptima opção com sushi ou sashimi.
* Com bebidas alcoólicas, é considerado gentil as pessoas servirem umas às outras em vez de se servirem sozinhas. Se tiver convidado alguém para jantar consigo, quem serve as bebidas é você.
* “Kanpai!” é o brinde a fazer, significa "Esvazie o seu copo". Nunca diga chin-chin, sobretudo se tiver a sorte de estar a comer sushi no Japão. Chin em japonês significa uma parte da anatomia masculina que não se quer referir à mesa... Nem de propósito!
* Não esfregue os seus pauzinhos um no outro. É considerado rude.
* O gengibre em lascas destina-se a limpar o palato entre peças de sushi e come-se sozinho. Não o sirva sobre uma peça. Apenas wasabi e/ou molho de soja. (É pena, porque é algo que gosto de fazer. Continuo agora a fazê-lo apenas de vez em quando, mas também o uso entre peças, porque limpa de facto o palato, com o sabor e aroma forte do gengibre.)
* Se estiver num sushibar, pode conversar com o itamae (sushi chef), caso ele esteja disponível, mas tenha o cuidado de não o incomodar, ele está sempre muito ocupado, nomeadamente com a preparação do seu sushi! Pode perguntar o que ele recomenda, mas nunca se o peixe é fresco, isso seria ofensivo.
* Não dê gorjeta directamente ao sushichef. Tradicionalmente o itamae nunca manuseia dinheiro, pois o dinheiro está cheio de germes. Mas pode oferecer-lhe uma cerveja ou sake.
Muitas regras, mas todas a fazer sentido, por isso vai ver que se ainda não sabia (algumas) destas regras, elas vão fazer parte da sua experiência sushi à primeira. Bom apetite!
Clique na Imagem para ver a Galeria
TweetDeixe o seu comentário
Publicações relacionadas
Visite também o nosso blog irmão