logo

pub_carrossel_horz2.jpg

img

Mulher

Hemorroidas?! Não é sexy, mas podem acontecer até à mais lady!

Por Soraia Pires

Porque aqui, desmanchamos todas as noções de elegância para falar do que é necessário e importante. Desta vez, são as hemorroidas as protagonistas das linhas que se seguem. 

O que são hemorroidas?

Para começar, vejamos o que são hemorroidas… São consequência de alterações vasculares - varizes - que se encontram na região do reto, interna ou externamente ao ânus. Elas variam o seu tamanho, desde o que se pode assemelhar ao tamanho de uma ervilha, até ao de uma cereja. Estas “bolinhas” podem provocar muito desconforto, comichão, dor e, eventualmente, seguir-se de algum sangramento. Atrapalhando assim o seu bem-estar, quando está muito tempo de pé, ou muito tempo sentada, e quando vai defecar.

Existem na Gravidez?

Existem sim senhora! É verdade que as hemorroidas incomodam algumas mulheres durante a gravidez, mas esta questão pode resolver-se naturalmente depois do nascimento. Caso seja algo prévio à gravidez, há probabilidade de reaparecerem ou agravarem no período de gestação. Podem, ainda aparecer apenas lá mais para a frente, na fase expulsiva do trabalho de parto, em consequência força que se executa. 

O que leva ao seu aparecimento?

Existem alguns fatores que levam ao aparecimento ou agravamento das hemorroidas como o aumento do fluxo sanguíneo, o aumento de peso, a obstipação e todas as alterações hormonais. Estes isoladamente, ou em conjunto levam a alterações que promovem o aparecimento destas “bolinhas” chatinhas.

O que fazer para evitar?

Talvez não tenha ainda associado, mas há aqui um fatorzinho, que faz parte dos hábitos de muitas pessoas, muitaaasss vezes! Porque, apesar de haver uma grande possibilidade de as grávidas desenvolverem hemorroidas, existem alguns comportamentos que podem adotar-se para evitar o seu aparecimento/agravamento. Ora vejam:

- Respeite a vontade de ir ao WC. Se quer evacuar, não aperte, por este motivo e por vários outros, não aperte. É uma necessidade fisiológica, não é um capricho.

- Uma vez no WC, faça o que tem que fazer e saia da sanita. Por mais tentador que possa parecer, deixe a leitura dessa revista e o catch up do que se passa no facebook para quando se sentar no sofá. É que realmente a sanita não é o melhor sítio para relaxar (é neste que se reconhece?? hihihi).

- Manter um bom trânsito intestinal. Este é um fator é fundamental para evitar o aparecimento das hemorroidas. Pois quanto mais difícil é a saída das fezes mais força terá que fazer, mais agride a zona do ânus e mais agrava as lesões.

 

Mas se for obstipada, o que pode fazer?

Se sofre de obstipação desde antes de estar grávida, então aqui os cuidados de vem ser redobrados. Um bom trânsito intestinal (que não significa diarreias sucessivas!) evita muitos desconfortos.

- Priorize uma dieta rica em fibras (embora se saiba atualmente que, para isto não pode, de todo, baixar o consumo de água ou poderá ter o efeito contrário)

- Pelo motivo acima e por inúmeros outros, beba bastante água (se não está habituada a beber não se imponha, à partida, a quantidade recomendada, vá aumentando gradualmente, até que se torne um hábito).

- Mantenha a atividade física – pode fazer Pilates, ginásio, piscina ou uma caminhada, por exemplo, mas faça algo com consistência e regularidade. Porém, antes de fazer o que seja, veja com o seu médico se está tudo ok para iniciar.

 

Treino dos Músculos do Pavimento Pélvico

Já aqui se falou do Pavimento Pélvico e da sua importância. O meu conselho é que faça exercícios para trabalhar estes músculos, como prevenção e como tratamento, pois facilitam a redução das hemorroidas.

Se não sabe como fazê-lo, procure um Fisioterapeuta especializado em Saúde da Mulher (alguém como eu, portanto!). É algo simples, não invasivo e eficaz que tem imensos benefícios em múltiplos contextos.

 

Se as hemorroidas já se apoderaram do seu ânus como faz? Faz assim:

- Depois do servicinho feito, limpe-se bem, mas sem esfregar muito. Se puder, nestes momentos, substituir o papel higiénico normal por papel húmido (atenção: sem álcool e sem perfume!), será melhor, pois este segundo irrita menos a pele. Aproveite depois de estar limpa para fazer um par de minutos de exercícios de treino dos músculos do pavimento pélvico. Mas só uns minutos, já sabe que não é para ficar aí muito tempo.

- No bidé, lave-se com água fria, mas com delicadeza sim? É uma zona sensível e a esta altura já percebeu bem isso, com certeza. A água fria vai aliviar a comichão e, eventualmente, a dor. Se conseguir, e achar que é uma boa opção, aqui, pode tentar reduzir as hemorroidas (coloca-las para dentro!). Sim, dessa maneira que está a pensar, com um dedo ou dois no ânus, com calma e sem que isso lhe provoque dor, tente levar para dentro as “bolinhas” que sente.

- No banho, use água morna, aqui não digo fria porque talvez seja um massacre, mas se conseguir é o ideal. O calor agrava as hemorroidas, uma vez que se trata de uma alteração vascular.

- Pode ainda, durante o dia, experimentar colocar compressas de gelo. Se não sentir que alivia, e que lhe causa mais desconforto, não insista. O que resulta numas pessoas não resulta com outras.

- Alterne as suas posições ao longo do dia. Se por um lado ficar de pé o dia todo pode aumentar a pressão na zona do reto, estar sentada o dia todo também não é de todo benéfico, ir alternando aqui é a melhor solução. Se optar por se deitar, tente ficar de lado também para não pressionar a zona.

- Num caso mais extremo recomendo que peça aconselhamento por parte do seu médico, antes de iniciar a correria pelas farmácias e ervanárias da sua zona.

 

Alguma questão que não tenha sido esclarecida, não hesitem em contactar-me aqui no Eu, Mãe ou no Espaço S. Espero ter ajudado.

Beijinhos,

S.

Leia os outros artigos da Soraia no eumae.pt aqui.

Encontre a Soraia e tudo o que ela pode fazer pela sua gravidez e pela saúde da Mulher no seu Espaço S (antigo Estamos Grávidos)

INSTAGRAM   |   BLOGLOVIN   |  FACEBOOK

 

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg

Deixe o seu comentário

Publicações relacionadas

Instagram