Blogs do Ano - Nomeado Família
logo
img

Mulher

Falhar Connosco

Por Inês

Na semana passada dei início a uma resolução de #mêsnosso , um mês (antes do Natal) dedicado a cuidar mais de mim, agora que os miúdos estão em modo cruzeiro na escola e o trabalho há muito já regressou de férias.

No entanto, senti que tinha de confessar, aqui, que vi a primeira semana não passar de boas intenções. Queria ter cuidado mais de mim, ter feito o meu yoga o máximo de vezes possível durante a semana (já não digo todos os dias!), deitar-me cedinho e ler o meu livro do momento, ter feito máscaras de beleza, redobrado os cuidados com o rosto, cabelos, corpo. Cuidar de mim por dentro e por fora!

No entanto, nada de jeito foi feito! Fiz yoga na segunda-feira e mais nada, fiz todas as noites um pré-sono diabólico do qual acordava às tantas para ir direita para a cama, abusei do instagram, não fiz uma única máscara...

A única frente que se safou foi a alimentação, porque felizmente já tenho como rotina alguns bons hábitos de alimentação dos quais já não abdico, sinto-me mesmo bem com eles: tomar a minha água com limão, a minha boa papa verde, o meu chá, cortar ao máximo em hidratos vazios, dar primazia aos verdes e coloridos naturais.

E porque é que foi este falhanço nos cuidados que eu devo a mim? Porque é que eu sabotei o meu próprio bem estar, o qual estava ao meu alcance?! Tudo dependia da minha força de vontade e eu falhei-me.

Porque não basta eu ter o tempo, ter a vontade, ter a oportunidade.

Eu tenho de efectivamente pegar em mim e agir. Levantar-me, fazer acontecer.

Os filhos, o trabalho, a falta de tempo e as preocupações da vida vão existir sempre, não podem ser sempre bons motivos ou desculpas para nós nos esquecermos de nós próprias. Porque mesmo quando até temos alguma calma, algum tempo, alguma vontade e algum plano, ainda assim temos de tomar para cada acção prometida a reação de efectivamente nos levantarmos e fazer.

E quando não fazemos, tal como eu não fiz, o que fazer a seguir? Os primeiros passos eu já tomei: reconheci as falhas, reconheci porquê falhei e assentei como posso melhorar.

Assumir

Aceitar

Do Better

Fail Better

Não é fácil cuidarmos de nós. Temos de mudar a perspectiva: em vez de vermos os cuidados a ter connosco como mais uma tarefa, mais uma obrigação, temos de o ver como um prazer, uma recompensa por mais um dia de trabalho, um mimo mais que merecido. 

Não é fácil combater este frio continental que só faz querer abafarmo-nos em mantas em vez de malhar. Não é fácil pormo-nos no nosso devido lugar: lá em cima, na prioridade. Somos muitas vezes a única força ue nos impede, as nossas piores inimigas. Mas porque depende tantas vezes apenas de nós, também podemos ser as nossas melhores amigas e no final de tudo, aceitarmos o que já passou e tentar melhor, falhar melhor.

Vamos a mais uma semana de #mêsnosso, porque Dezembro e as festas sem fim não tardam e este é o tempo para cuidarmos de nós!

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg

Deixe o seu comentário

Publicações relacionadas

Instagram