Blogs do Ano - Nomeado Família
logo
img

Mulher

Estamos Grávidos | Ups, Perdi uma pinguinha!

Por Soraia Pires

Lembram-se deste anúncio? Era alusivo a pensos, com uma senhora, de idade avançada, como protagonista. 

Tenho uma atualização para vos fazer! A Incontinência Urinária NÃO afeta apenas Mulheres mais velhas!

Hoje vou falar, porque preciso que me oiça, e falarei disto as vezes que forem necessárias, de Incontinência Urinária. Gostaria que lesse com atenção, para organizar ideias relativamente a este problema, que afeta, maioritariamente, mulheres e que é transversal a todas as idades. 

A Incontinência Urinária (IU) é, por definição, a perda involuntária de urina, através da uretra. Esta divide-se, essencialmente, em dois tipos, a Incontinência Urinária de Esforço (UIE), que, tal como o nome indica, está associada a perdas de urina no momento de realizar um esforço abdominal (carregar pesos, rir, tossir); e a Incontinência Urinária de Urgência (IUU), esta define-se como perda associada a um desejo inadiável de urinar.Quando alguém possui sintomas característicos dos dois tipos de IU, denomina-se Incontinência Urinária Mista.

Ainda hoje, erradamente, se associa a perda de urina a mulheres que foram Mães e/ou estão na menopausa. Se é sabido que a gravidez (e não o parto vaginal por si só) e o avançar a idade, podem levar ao aparecimento/agravamento da IU, é também verdade que não podemos cingir-nos a estas causas.

Sem querer entrar em grandes dissertações sobre o tema, pois, penso que será mais atrativo ler algo prático, queria apenas enquadrar o tema para que, tendo conhecimento, saiba identificar os sinais e, também, onde pode recorrer para reduzir ou eliminá-los. 

Estudos comprovam que a IU, nomeadamente a IUE, está intimamente relacionada com o aumento da pressão intra-abdominal. Quem são as pessoas que mais promovem este aumento???? Os atletas!!!! Pois é, a malta que corre, salta, crossfita e anda aí a mil na atividade e exercício físico trabalha todos os músculos do corpo, excepto uns muito importantes! Os Músculos do Pavimento Pélvico (MPP).O nosso abdómen funciona como um caixote para sustentar a catrefada de coisas que lá estão dentro (órgãos, vísceras…), logo, é necessário manter forte, a parte da frente (os abdominais, que tanta importância se lhes dá para obter o almejado six pack, embora haja lá outros músculos que também importam embora não se lhe dê tanta importância, mas isso são outros quinhentos), a parte de trás (os glúteos, que toda a gente gosta de ver rijinhos)e o fundo do caixote??? Pois, aí encontra os MPP, músculos que ninguém se lembra de trabalhar! São músculos como os outros, aos quais acresce a árdua tarefa de impedir, a todo o momento, que todo o conteúdo do caixote vá pelas pernas abaixo (ás vezes literalmente), portanto, necessitam tanto, ou mais, de se manterem fortes e saudáveis.

Há, para além dos atletas, outros grupos populacionais que se podem ver afetados com este quadro, como pessoas obesas, pessoas com alterações neurológicas, com obstipação, com alterações respiratórias, fumadores e idosos. Estes são, em traços gerais, outros grupos que podem desenvolver IU.

A IU tem alto impacto na qualidade de vida, interfere com a vida profissional e pessoal, limitando as pessoas em muitos contextos, podendo mesmo levar a alterações graves do foro emocional e psicológico como isolamento e depressão. É ainda um assunto tabu para muitas Mulheres, por vergonha e/ou desconhecimento de causa. Para outras ainda, será algo normal expectável, pela condição de Mulher! Está errado!!!!!!!! Isolar-se por constrangimento, não dar a devida importância por assumir como normal, está errado!!!! Perder urina repetidamente, não aguentar até ao wc, não é vergonha ou normal, é um problema de Saúde!!!!

Usar pensos diariamente, não se sentir à vontade para rir, não conseguir ir ao ginásio ou fazer umas caminhadas, ver e rever as localizações dos wc quando está num local público/desconhecido, não aguentar o abrir a porta de casa, ir trinta vezes ao wc antes de sair ou, simplesmente, não sair, por receio que lhe aconteça um imprevisto… entre outros sinais que, com certeza, se sofre de incontinência urinária, já sentiu na pele, não são algo normal, só porque é atleta, Mulher, ou Mãe. Deve procurar alguém especializado, pois poderá resolver o seu problema, mais rápida e facilmente, do que imagina. 

A Fisioterapia em Disfunções do Pavimento Pélvico – Incontinência Urinária, tem resultados altamente satisfatórios e duradouros. Procure alguém especializado. Devolva a si mesma a qualidade de vida que gostaria de voltar a ter, e que sabe que merece. No fundo, cabe a si, dar o primeiro passo pra que depois, juntamente com o seu/sua Fisioterapeuta se modifique este quadro. 

Se vive na zona de Aveiro, não hesite em contactar-mepara avaliação, através do Eu, Mãe ou na página de facebook Estamos Grávidos.

Se eu me comprometer, e desse lado aí me prometer que se compromete também, podemos evitar/melhorar/resolver o problema. 

(Deixo-vos aqui o link de um texto anterior que fala das funções dos Músculos do Pavimento Pélvico e em que contextos e dimensões a sua disfunção se pode refletir.) 

Espero ter ajudado. 

Beijinhos,

S."

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg

Deixe o seu comentário

Publicações relacionadas

Instagram