Olá, olá,
Depois de algum empo sem vir marcar presença ao “meu” queridíssimo blog, Eu, Mãe, volto hoje, com um tema muito atual, que necessita de ser falado.
Vou falar-vos, em traços gerais, da relação entre corrida (desporto de impacto) e a incontinência urinária.
Pelo que tenho visto, e ouvido, por aí, percebo que a corrida – e o BTT – está, realmente, muito na moda. Aqui vamos cingir-nos à corrida, e ao impacto que esta tem na continência das mulheres.
Como já falámos (aqui) o Pavimento Pélvico (PP) forma o fundo da cavidade abdominal, tendo assim, um papel importante no suporte dos órgãos e aberturas ao nível pélvico (uretra, vagina e ânus).
A atividade muscular dos Músculos do PP (MPP) aumenta, ou diminui, consoante as oscilações de pressão intra-abdominal, trabalhando, e tendo um papel fundamental, para a manutenção da continência e prevenção de prolapsos dos órgãos pélvicos (“bexiga descaída”). Quando a sinergia entre músculos abdominais, diafragma e MPP é comprometida, por alterações dos tecidos ou por exercício repetido, pode desenvolver-se uma falha no sistema de continência.
Como é que a corrida se relaciona com a função do MPP?
Quem pratica esta atividade (e outras de impacto como bodyjump, step, crossfit, zumba…) direciona as forças de impacto ao PP o equivalente a várias vezes o peso do corpo. Forças estas que os MPP, tentam neutralizar, dissipando a energia do impacto do pé no solo, com o objetivo de proteger estruturas abdominais, pélvicas, torácicas e cranianas. Porém, este esforço repetido dos MPP pode levar a fadiga e/ou estiramento, diminuindo assim a sua função.
Como saber se se perde urina?
Durante a prática de atividade física nem sempre é fácil perceber, pois o suor pode mascarar essas perdas, contudo fique atenta! Perder urina, embora comum, NÃO É NORMAL e necessita de tratamento!
Como em todas as alterações do corpo, quanto mais precocemente recorrer a um profissional especializado, melhores serão os resultados.
Como prevenir estas alterações?
- Primeiro, se não tem a certeza do estado em que se encontra o seu PP, nada melhor do qeu consultar um Fisioterapeuta Especializado em Saúde da Mulher/Disfunções do Pavimento Pélvico (EU!). Nesta consulta será avaliada em vários parâmetros, como força, resistência e função dos seus MPP. Bem como, traçado um plano de exercícios adaptado a si.
- Não adianta muito andar a procurar na net, ou a ler livros, pois, se não souber onde se encontram estes músculos, e como se contraem, fará os exercícios em vão.
- Depois de saber como fazer, introduza a prática destes exercícios na sua rotina, são simples.
- Deve adaptar o exercício a si, correr 20 minutos para alguém com o PP saudável e viável, já para que tem fraqueza muscular, pode ser prejudicial.
- Evite correr em momentos como gravidez e pós parto, uma vez que, nestes contextos os MPP se encontram mais fragilizados.
- Como acima disse, o bom funcionamento dos MPP depende da sinergia entre várias estruturas, tornando-se aqui importantíssimo, um correto fortalecimento do core, sendo que, a execução de alguns exercícios típicos (pranchas e abdominais clássicos), pode não ser a melhor opção para quem tem fraqueza dos MPP.
Volto a referir que, embora seja comum, no mundo do fitness e atletismo, existirem mulheres com perdas de urina, este não é um cenário normal. Perder urina significa que há uma disfunção, que deve ser tratada.
Às vezes, um pequeno problema, torna-se uma bola de neve, sem necessidade. Não deixem que isso aconteça, está bem? Estou (estamos) cá para ajudar!
Beijinhos,
S.
Leia os outros artigos da Soraia no eumae.pt aqui.
Encontre a Soraia e tudo o que ela pode fazer pela sua gravidez e pela saúde da Mulher no seu Espaço S (antigo Estamos Grávidos)
Clique na Imagem para ver a Galeria
TweetDeixe o seu comentário
Publicações relacionadas
Visite também o nosso blog irmão