Blogs do Ano - Nomeado Família
logo
img

Mulher

DIY | Creme anti-estrias para pré-mamãs e não só!

Por Linda Barreiro

Acho que já tem dado para perceber que sou fã incondicional de cosmética natural e tudo o que gira em torno da mesma. Apesar de ler muito sobre o assunto e de já ter feito workshops em cosmética e saboaria ainda colocava muito pouca coisa em prática: apenas bálsamos, séruns e algumas misturas de óleos essenciais para massagens e situações mais pontuais. Faltava-me contudo aventurar no mundo da saboaria (ainda não será para já também) e no dos cremes hidratantes. No que respeita à saboaria tem mais a ver com questões de (auto) confiança e com o facto de ainda não dispor dos meios necessários, quanto aos cremes era mais por não dispor de todos os ingredientes. Há uns tempos atrás decidi que isso ía deixar de ser uma desculpa e adquiri os básicos para me iniciar neste admirável recanto da beleza feminina. Desta forma comecei a explorar aos poucos este universo da cosmética tendo já testado algumas fórmulas de tónicos faciais e esfoliantes naturais e não conto ficar por aqui, mas vou-vos mantendo a par das minhas mais recentes descobertas, prometo!

A receita que vos trago hoje é a de um creme anti-estrias muito eficaz para pré-mamãs mas que pode ser utilizado por qualquer mulher não só para o controlo e prevenção de estrias como também para um intenso grau de hidratação. Na verdade não se trata exatamente de um creme mas sim de uma manteiga corporal com alto teor de gordura concentrada que pode também ser aplicada em zonas muito secas da pele tais como cotovelos ou pés por exemplo. Estão a ver o Barral? É muito mais potente!

A receita é muito simples e os ingredientes também são fáceis de encontrar à venda em supermercados/lojas bio (um pouco mais caros) ou em fornecedores de saboaria como é o caso da Plena Natura que sai sempre muito mais em conta. Na primeira gravidez intercalei um bom creme hidratante com um óleo vegetal natural (rosa mosqueta, côco e amêndoas doces) e não fiquei com nenhuma marca (mas também acho que é por não ter tendência, as estrias têm tudo a ver com a genética mas a hidratação pode sempre ajudar alguma coisa). Desta vez - sim estou grávida, já quase a meio do caminho, é verdade! - tenho usado apenas e só a minha fórmula caseira. Estou bastante satisfeita com os resultados em termos de hidratação - sinto mesmo que esta manteiga nutre intensamente a pele - mas sobretudo porque foi feita por moi même! Respect! LOL

A receita original inclui óleos essenciais mas para grávidas e lactentes não está recomendado o uso dos mesmos (creio que dada a quantidade nem havia qualquer problema, mas simplesmente não quis arriscar). Os óleos essencais, para além de enriquecerem a fórmula com as suas propriedades, vão conferir a esta manteiga corporal um cheirinho maravilhoso! A vitamina E é um conservante natural e é opcional, vai ajudar a prolongar o tempo de vida do produto. Também se adquire na Plena Natura. Espero que consigam colocar em prática e que gostem desta receita caseira, rápida, económica e fácil de fazer. Será a primeira de muitas!

Vão precisar de:

  • Taça de vidro pirex
  • Batedeira elétrica
  • Colher de porcelana ou inox
  • Boião

Ingredientes:

  • Manteiga de cacau – 25g
  • Manteiga de karité – 25g
  • Óleo de rosa mosqueta – 10g
  • Óleo de amêndoas doces ou azeite extra virgem – 10g
  • Óleo de gérmen de trigo – 5g
  • Óleo de côco – 25g
  • Óleo essencial de alecrim, alfazema e limão – 20 gotas (não usar em grávidas e lactentes)
  • Vitamina E (opcional) – 20 gotas

Passos:

  1. Aquecer numa panela em banho-maria as manteigas e os óleos até ponto de fusão.
  2. Retirar do lume, deixar arrefecer e reservar no friforífico cerca de 30 min (ou até a mistura ficar mais espessa).
  3. Adicionar os óleos essenciais e a vitamina E.
  4. Misturar bem com a batedeira e bater até ficar com uma consistência semelhante à do chantilly.
  5. Verter para um boião de preferência de vidro.

Aplicar no ventre, coxas e nádegas duas vezes por dia, preferencialmente com a pele húmida (depois do banho ou humedecendo a pele com uma toalha molhada com água morna).

Encontre todos os artigos da nossa mãe Bio-Lógica aqui

Encontre todas as receitas da Linda no Receita para tudo!

INSTAGRAM   |   BLOGLOVIN   |  FACEBOOK

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg
squareimg
squareimg

Deixe o seu comentário

Publicações relacionadas

Instagram