logo

pub_carrossel_horz2.jpg

img

Mulher

10 coisas que pode fazer por si - Só por si!

Por Inês

Quando somos mães, descentramo-nos e as nossas prioridades mudam. Se já não o fazíamos antes, com marido e família, de repente o nosso mundo passa a girar à volta dos nossos filhos, e as necessidades da nossa pessoa passam a estar  em último lugar, lá mesmo no fundo da lista. 

Ver os nossos filhos bem e felizes é o nosso maior desejo e satisfação, e "só" isso já nos deixa felizes também. No entanto, temos de fazer um esforço também por nós mesmas, para nos  fazermos felizes também por nós, não apenas pelo que vemos de bem estar e felicidade nos outros. 

Ha pequenos momentos, ações que nos levam alguns minutos do dia, que podemos encaixar na nossa rotina de (recém) mães sem dificuldade e que nos refrescam a alma, fazendo-nos lembrar que nós também estamos aqui e somos importantes:

1 | Alimente-se bem. Mesmo que não tenha tempo para criar uma refeição completa para si entre fraldas e biberões, tenha por casa snacks saudáveis, fruta fresca e boas bases para uma alimentação que lhe faça bem e a faça se sentir bem.

2 | Escreva num diário. Pode ser um caderninho fechado a cadeado, pode ser um blog pessoal, escrever o que nos vai na alma um pouco todos os dias ajuda a por cá para fora as nossas emoções e, na volta, ajuda a estruturar os nossos pensamentos e relativizar preocupações. 

3 | Exercite o seu templo. O seu corpo, que é a sua maquina maravilhosa e deve manter bem oleada. Se não tem tempo para mais, caminhe, passeie no parque, descarregue uma aplicação de exercícios e faça um esquema nem que seja de 7 ou 15 minutos. Eu adoro a Nike Training, tem de yoga a Cross fit. 

4| Oiça música que a ponha para cima, como músicas que adora, uma seleção do Spotify que seja alegre, ritmos que a façam dançar.


5 | Aproveite uns minutos de silêncio para instalar ainda mais silêncio. Medite por uns minutos, respire fundo, pense no que põe cá fora e traz para dentro, expire tudo o que a angústia e preocupa e inspire energia e claridade. Se ao fim de dois minutos estiver a morrer de sono, deite-se para trás, levante as pernas e deixe-se levar pelo sono. Daqui a nada já a acordam, não se preocupe...


6 | Faça um cházinho ou tisana relaxante, tome um sumo ou água, mantenha-se hidratada com um sabor que lhe dê prazer. 


7 | Cuide da sua beleza, vai gostar do resultado. Uma ação basta para se sentir mais cuidada. Faça as unhas, ou faça uma esfoliação rápida e passe um creme hidratante no rosto, faça a depilação, mesmo que ninguém veja. Se sair, basta um batom para nos fazer sentir mais cuidadas. 


8 | Já que está a passear pelo Facebook ou Instagram, aproveite para mandar beijinhos nas últimas fotos da família e elogiar todas novidades dos seus amigos, espalhe o amor e seja positiva. E não se esqueça que as pessoas apenas publicam a parte boa, a casa delas está tão ou mais desarrumada do que a sua.


9 | Se tem a cabeça cheia de tarefas ou coisas que tem de fazer, escreva tudo numa lista, assim vai poder tirar a confusão da cabeça, alinhar tudo à sua frente e visualizar que não será nada assim tão aflitivo de resolver. Cada tarefa de cada vez.


10 | Roube o livro de colorir dos seus filhos e pratique a bela arte de colorir para relaxar. Se os filhos também sossegarem assim e puder ser uma actividade relaxante para mãe e filhos, tanto melhor.

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg

Deixe o seu comentário

Publicações relacionadas

Instagram