Há duas semanas foi a vez do Mi. Ele trouxe para casa o saco de reciclagem do colégio, cheio de plástico e papel que sobrou dos projectos que ele e os coleguinhas desenvolveram nas suas actividades. Vinha todo orgulhoso e compenetrado da sua missão: levar o material para os ecopontos. Era a sua vez de reciclar e ele e todos os meninos da turma sabem a teoria e empenham-se muito na prática! É tão giro de ver!
De facto, para os miúdos cá de casa é uma diversão levar os sacos aos ecopontos e atirar lá para dentro todos os plásticos, papéis e sobretudo, ouvir as garrafas de vidro a partir! Rapazes! Por outro lado, eles são os primeiros a chamar a atenção para a necessidade da reciclagem, dizendo se isto ou aquilo é ou não é reciclável, separando os resíduos e ajudando em todo o processo. É inspirador ver como eles, que são o futuro, se empenham na preservação do ambiente e têm bem presente o papel activo que têm, enquanto pequenos cidadãos, na defesa do ambiente.
Todos os dias eles inspiram-me a separar as embalagens e a tratar da reciclagem cá em casa com afinco. E, mais importante, inspiram-me a poupar os nossos recursos! A escolher os produtos que têm menos embalagem, a poupar água, eletricidade e a consumir menos e melhor. Pelo futuro deles e pelo nosso planeta!
Li aqui que os últimos números revelam que se recicla cada vez mais em Portugal, mas que ainda podemos fazer mais, porque continuamos a gastar muitos recursos. Se as embalagens de plástico, o papel de embrulho e as garrafas de vidro entram em nossa casa, tantas vezes inevitavelmente, porque é que não voltam a sair, todos eles, para o ecoponto correcto? Cabe a nós essa tarefa, plástico e metal no ecoponto amarelo, papel no azul e vidro no verde, é a nossa importante parte no processo de reciclagem!
Lá em casa temos o hábito de ir todas as semanas ao ecoponto, mas nesta época de Festas, entre os anos dos miúdos, o Natal e a passagem de ano, vamos com mais regularidade, porque inevitavelmente acumula-se muito mais desperdício cá por casa.
Já repararam como nesta altura do ano, de festas e jantaradas, petiscos, presentes e reuniões familiares, acumulamos inevitavelmente mais embalagens? Eu noto sempre, apesar de tentar aproveitar os sacos e papel de embrulho de outros presentes e não abusar nas compras. Também é uma altura em que andamos a mil e com chuva e frio à nossa volta, mas não podemos deixar de seguir os nossos ideais: proteger o nosso ambiente, preservar a natureza e os recursos tão ricos que ela nos dá.
Se já temos em nós a ideia de que a reciclagem é importante e o fazemos habitualmente, é importante que passemos à ação SEMPRE, que reciclemos TODOS OS MATERIAIS e em TODAS AS OCASIÕES.
Nos dias de festa, é ainda mais importante termos esta acção bem presente em nós. Há nestes dias um aumento de material para reciclar, entre papel de embrulho rasgado, embalagens de brinquedos e comida, garrafas e garrafas de vinho e espumante... Não vale dizer que está frio! que não temos tempo!, que não estamos em nossa casa ou que está muita confusão... A nossa festa apenas acaba quando o último papelinho de embrulho tiver sido posto no papelão! Festejar rima com reciclar!
Vale a pena nestes dias de festa separar tudo, e depois levar até ao ecoponto para reciclagem. A nossa ação é tão simples, basta-nos fazer estes dois gestos, sempre!
Além do acto simples que é para nós reciclar, uma coisa que gosto de passar aos miúdos é a noção de que a reciclagem não só evita que os resíduos poluam o ambiente, como permite que outros e novos produtos sejam feitos. Novas garrafas, tecidos, móveis, materiais de construção, papel, há cada vez mais novas opções de aplicação dos nossos desperdícios. Vale a pena pensar nisto.
Por falar nos gestos reais que adoptamos em relação à reciclagem, gostava de partilhar convosco mais 5 gestos que ajudam a poupar o ambiente cá em casa:
Além destas minhas dicas pessoais, podem ver no site da Sociedade Ponto Verde estas óptimas ideias para termos um Natal mais ecológico. Vou facilmente por algumas em prática e vão-me ficar para o futuro!
Enfim, não custa nada fazermos a nossa parte, devemos isso ao nosso planeta, a nós próprios e aos nossos filhos, que já se esforçam por reciclar e vão cá ficar depois de nós. Vamos passar, por eles, dos ideais a gestos reais!
INSTAGRAM | BLOGLOVIN | FACEBOOK
Parceria com Sociedade Ponto Verde
Clique na Imagem para ver a Galeria
TweetDeixe o seu comentário
2 comentário(s)
Onde é que se arranjam os sacos para separar os resíduos? Obg
Olá Ana, sempre que a Sociedade Ponto Verde estiver a fazer campanhas de divulgação, também está a distribuir packs de ecobags, no entanto, eu renovei estes meus indo directamente à Câmara Municipal e eles ainda tinham ecobags em stock de campanhas anteriores, vale a pena experimentar passar pela sua Câmara Municipal! beijinhos e obriada Inês
Publicações relacionadas
Visite também o nosso blog irmão