logo

pub_carrossel_horz2.jpg

img

Mãe

A Importância de realizar um programa de Preparação do Nascimento! | Espaço Saúde da Mulher

Por Soraia Pires

Depois de uma longa ausência do blog, para férias de verão (faz de conta que realmente tive férias!), regresso com um pequeno esclarecimento, que espero que vos seja útil, e que puxa um pouco a brasa à minha sardinha, é verdade, mas… quem nunca? Enquanto a Inês não me expulsa daqui, vou escrevendo o que acho que devo.

Antes de introduzir o tema, deixo-vos também um recadinho. Se tiverem alguma questão a colocar, alguma dúvida sobre o pré-natal, o pavimento pélvico ou outra, relacionadas com Saúde da Mulher, por favor, contactem-nos. Estamos cá para ajudar.

Agora, o tema… A chegada de um novo elemento a uma família!!! Este acontecimento traz consigo um vasto leque de alterações na vida dos envolvidos e será o início de muitas mais alterações para a vida que cresce dentro da Mulher. Quando se descobre pensa-se: VAMOS SER PAIS?! E AGORA?!

A partir do momento em que se tem a certeza da gravidez, criam-se inúmeros cenários, prevêem-se possíveis alterações no corpo da mulher, aumenta a ansiedade e expectativa do Pai (que vê e sente “por fora”) e da Mãe, crescem medos, sente-se uma enorme responsabilização, anseia-se pelo desenvolvimento e bem-estar do bebé…

Enfim, é-se atropelado por um comboio de dúvidas e incertezas, mas também de expectativas e motivações! Ah… desorganização emocional que se gera! Porém, é nos momentos de maior desorganização que as pessoas se (re) constroem, que se redefinem, que crescem e evoluem!

Eventualmente, no decorrer de todo o processo será necessário ajuda, ajuda de um companheiro, de um familiar, de um profissional com formação especializada. Alguém que conheça a gravidez, e a parentalidade, e mostre os possíveis caminhos, sem, em momento algum, obrigar a segui-los.

Atualmente, existem várias disciplinas (nomeadamente da área da saúde) e correntes pedagógicas que se ligam com o objetivo de dotar os pais de estratégias, para que estes consigam vivenciar esta nova etapa, da forma mais saudável e feliz possível.

Os cursos de Preparação Para o Nascimento preparam os casais no sentido de os informar e apoiar, promovendo, assim, o decorrer de uma gravidez mais tranquila.

Nestas sessões abordam-se temas como: as alterações na mulher, o papel do Pai, a sexualidade, o parto, os cuidados com o bebé, os cuidados com a mulher no pós-parto, entre muitos outros, que podem ser sugeridos pelos casais. Realizam-se, também, exercícios práticos para alívio de queixas, simulação do trabalho de parto e recuperação no pós-parto.

Estes cursos facultam, num ambiente de segurança e confiança, momentos de partilha (dúvidas, receios, anseios, motivações, experiências), momentos de aprendizagem e estratégias que visam facilitar/ resolver desconfortos físicos e emocionais (com maior envolvimento do acompanhante ou companheiro – favorecendo, também aqui, o entrosamento do casal), com o objetivo essencial de promover a auto-estima e confiança do casal e diminuir o stress e ansiedade.

Um acompanhamento próximo, global e especializado é importante, mas não há MELHOR ESPECIALISTA DOS SEUS BEBÉS QUE OS PRÓPRIOS PAIS.

Os cursos de Preparação para o Nascimento devem funcionar como mapa que mostra os vários caminhos possíveis, sendo que a decisão final será sempre dos pais. Sem julgamentos ou censuras.

É normal ter dúvidas e receios. Estamos cá para ajudar! Contacte-nos sem hesitar!

Beijinhos,

S.

 

Leia os outros artigos da Soraia no eumae.pt aqui.

Encontre a Soraia e tudo o que ela pode fazer pela sua gravidez e pela saúde da Mulher no seu Espaço S (antigo Estamos Grávidos)

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg
squareimg
squareimg

Deixe o seu comentário

Publicações relacionadas

Instagram