Blogs do Ano - Nomeado Família
logo
img

Mãe

Estamos Grávidos | Provavelmente Mito!

Por Soraia Pires

Selecionei estes! Mas são milhões. Toda a gente sabe tudo sobre gravidez, grávidas, bebés e parto! Quando disser as pessoas que está grávida, ou elas perceberem, vão jorrar teorias, conselhos, dizeres e saberes…

Pode ouvir tudo, não há problema, mas filtre muto bem a informação. Mais importante que filtrar é ter a certeza de que, para além do seu instinto (não deve desprezá-lo), ninguém conhece melhor o seu corpo e o seu bebé (mesmo que ainda dentro de si) que você mesma!

 

Mito #1

Grávida tem que ficar quieta!

Como se diz, e bem, gravidez não é doença. A grávida não tem que ficar quieta, em casa, na cama ou sofá, como se estivesse doente, durante os nove meses.

Pelo contrário, deve aproveitar ao máximo este período para fazer, dentro do seguro, coisas de que gosta, quer a nível pessoal, quer a nível profissional, pois quando o rebento estiver nos seus braços não terá assim tanto tempo. Talvez nenhum!

Se não houver qualquer particularidade clínica pode, e deve, fazer a sua vida normal. Terá, eventualmente, que moderar e/ou ajustar algumas atividades, físicas, laborais e sociais, bem como alguns hábitos, mas não há necessidade de deixar de fazer tudo! Aliás, manter uma vida ativa e feliz durante a gravidez ajuda na prevenção de alterações emocionais mais graves. Portanto, toca a viver bem este período como grávida e como Mulher!

 

Mito #2

Exercício físico tem que ficar em standby

Totalmente falso! O exercício físico durante a gravidez só traz vantagens. Com certeza, mais uma vez, serão necessárias as devidas adaptações, acompanhamento e supervisão, mas é muito importante iniciar/manter a atividade física.

A prática regular de exercício traz inúmeros benefícios que se refletem ao longo da gravidez, durante o parto e na recuperação pós-parto. É bastante claro que um corpo em melhor forma física aguente, mais facilmente, situações de esforço (gravidez e parto) e recupere melhor delas (pós parto), portanto, se não tem qualquer contacto com atividade física e está grávida, está na hora de começar a ter. Pode começar com uma caminhada. Se se sentir confortável e motivada aumente a carga do treino, mas para isso consulte, previamente, um profissional especializado (Educação Física e Desporto ou Fisioterapeuta), para o fazer de forma segura.

Tem várias opções disponíveis, caminhar, correr, ginásio, aulas de ginástica para grávidas, hidroginástica…

Sim, acima eu disse correr! Vejamos, uma maratonista não vai passar a apenas caminhar meia hora por dia durante a gravidez. Pode continuar a correr, ou a fazer treinos mais intensivos que a comum mortal, desde que, tudo seja monitorizado por profissionais especializados, particularmente pelo seu médico.

Cada caso é um caso, contudo, com os devidos ajustes pode e deve continuar a trabalhar o seu corpo, só traz vantagens! Portanto já sabe, toca a mexer!

 

Mito #3

Não se pode fazer sexo durante a gravidez!

Errado! Já aqui lhe escrevi sobre isto. É um tema bastante íntimo e delicado. Cada casal deve gerir a sua vida íntima como achar que melhor resulta para ambos, mas que não faz mal, não faz.

O bebé não se magoa, não sente nada, não vai perceber que estão a ter relações. Descanse e desfrute desses momentos a dois, que vão escassear quando o feijão sair da barriga da Mamã.

Como em tudo, devem ter-se em conta eventuais particularidades de cada gravidez. De um modo geral, sexo não só não faz mal, como faz muito bem também. Ao seu corpo, à sua autoestima e à forma como se relaciona com o seu companheiro.

 

Mito #4

O formato da barriga determina o sexo, a lua cheia determina a data!

Desde sempre que oiço as senhoras antigas – que perpetuam a mensagem até às mais novas – ao olharem para uma barriga de grávida, dizerem, quase instantaneamente, o sexo do bebé. Elas avaliam o formato da barriga e, simplesmente, sabem! Lamento desapontar, mas essa ideia é falsa. A forma bicuda ou arredondada, arrebitada ou descaída, em nada se relaciona com o sexo do bebé. A barriga vai modificando à medida que o bebé assume diferentes posições. Se há muita gente a acertar??? Numa probabilidade de 50-50, acertar é… Muito provável!!!

Quanto à data de nascimento ser influenciada pela lua cheia. Bem, é uma ideia muito românica, e… Falsa! Pode até haver muitos bebés a nascer na lua cheia. Mas não há qualquer fundamentação científica que comprove que noite de lua cheia é preditiva de nascimento! Se quiser continuar a achar que sim, bom, é uma bonita ideia, não lhe vai fazer mal, mas… ninguém consegue prever o dia certo em que um bebé nasce.

 

Mito #5

Rotinas de beleza!

Pode sim! Pode depilar-se toda, se essa for a sua vontade. Mesmo que o faça a laser. Esta luz tem uma profundidade bastante curta (até raiz do pêlo), não atinge camadas mais profundas de tecidos. Se é importante para si, e quer ir bem na hora do parto, não tenha receio. É seguro!

Já quando se fala de pintar cabelo, bem… Há alguns anos, as tintas tinham na sua composição grandes quantidades de químicos, como o amoníaco, que poderiam ser absorvidas e provocar malformações no bebé. Hoje, as coisas mudaram muito, as tintas são cada vez menos nocivas, já não há uma proibição absoluta. Aqui, o meu conselho é que, ainda assim, se tenciona pintar o cabelo, aguarde pelo segundo trimestre. Jogar pelo seguro, não faz mal com certeza.

Quanto às unhas, caminho livre! Pode manter o agendamento na sua esteticista!

 

Mito #6

Grávidas a comer por dois!

Jamais Salomé!

A vontade pode ser doida mas… Isto é absolutamente falso! Não se baseie nisto para desculpar os seus impulsos em direção ao frigorífico e armário das bolachas!

Também se ouve que o bebé mexe mais quando a grávida come doces, mas, não se ponha para aí a comer doces em reuniões de família, para mostrar a toda a gente o bem que ele/ela dá pontapés! É que este “mito” não é mito nenhum, na verdade! Este fenómeno deve-se ao aumento da glicémia (por ingestão de qualquer alimento, mas principalmente, por ingestão de açúcares de absorção rápida), que pode levar a um aumento dos movimentos fetais.

Voltando ao comer a dobrar! É verdade que a necessidade calórica da grávida aumenta ligeiramente, por volta da segunda metade da gravidez. E, por “ligeiramente”, quero dizer 200/300 gramas por dia. Para que saiba, equivale a, aproximadamente, dois iogurtes. Além disso, a grávida pode ver aumentada a sua capacidade de absorção de determinados nutrientes, devendo ajustar as doses de ingestão dos mesmos. Portanto, não, comer por dois, não!

O mais sensato é que mantenha uma dieta variada e equilibrada para ter, e oferecer ao seu rebento, todos os nutrientes necessários.

Nota: Deve sim, estar atenta ao aumento de peso, este ocorre, incontornavelmente, mas deve ser controlado.

 

Mito #7

Sono e náuseas!

Estima-se que 80% das grávidas sintam sonolência e náuseas, principalmente, no primeiro trimestre. Nalgumas, estes sintomas podem manter-se ao longo da gravidez. Outras nunca experienciam tais desconfortos.

Torça para pertencer aos 20%.

 

Quando tem alguma dúvida quanto ao que é verdadeiro e o que é falso, consulte o seu médico ou o profissional que o acompanha nas Sessões de Preparação para o Nascimento. Se quiser, pode também contactar-me a mim. Terei todo o gosto em esclarecer, se não souber ou não for da minha competência, encaminharei da melhor forma.

Beijinhos,

S.

Encontre a Soraia e tudo o que ela pode fazer pela sua gravidez no seu espaço Estamos Grávidos

INSTAGRAM   |   BLOGLOVIN   |  FACEBOOK

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg

Deixe o seu comentário

Publicações relacionadas

Instagram