Blogs do Ano - Nomeado Família
logo
img

Mãe

Estamos Grávidos | Dores nas Costas agora?! Porquê?!

Por Soraia Pires

Durante a sua gravidez, mais cedo ou mais tarde, muito provavelmente, poderá vir a experienciar um episódio (ou mais!!!) de dor de costas, embora o mais comum seja mais tarde, nos últimos meses de gravidez. Eu sei, não precisava de mais achaques, mas não pense que é azar. Tudo está relacionado e tem uma explicação!

As dores de costas são, maioritariamente, fruto das várias alterações que ocorrem ao longo da gravidez. Podendo, por outro lado, surgir para desmascarar alguma alteração/problema prévios.

 

Possíveis causas

Primeiríssima causa: o peso! Está alguém a crescer dentro de si! Quer queira, quer não, o seu peso vai aumentar! Pense que será transitório, mas saiba que aumenta. O peso do bebé, do líquido, do útero, das mamas… Por toda um pouco vai ter mais peso. Ora, para a sua coluna, que não está habituada a carregar tanto peso (nem foi concebida para carregar, por muito tempo, mais peso que o previsto para a sua altura), a gravidez é realmente um esforço extra, então dará sinal.

Para além do aumento de peso, ou até como consequência desse aumento, outra possível causa de dores nas costas, são as alterações posturais. À medida que a sua barriga for crescendo, o corpo sofre alterações para se adaptar ao peso que está concentrado nesse ponto. O seu centro de gravidade muda, as pernas afastam-se para aumentar a base de sustentação, a bacia anterioriza, aumentando a lordose lombar (curvatura natural da coluna lombar) e aumentará também, como compensação e, eventualmente, pelo peso das mamas, a cifose (curvatura natural ao nível da coluna dorsal). Estas compensações, às quais o corpo não está habituado, que se dão num período de tempo relativamente curto, podem dar origem a queixas dolorosas nas costas.

Hormonas!!! Ah, hormonas que metem o bedelho em tudo!!! Realmente, nestas lides maternas, fala-se muito de hormonas. Elas estão lá para tudo! E para causar dores de costas, não são exceção. Estas têm ação sobre os músculos, ligamentos e articulações, deixando tudo um pouco mais “relaxado”, a fim de possibilitar, a mobilidade e elasticidade das estruturas, para que o seu bebé vá cabendo dentro de si enquanto cresce e facilitar a distensão no momento do parto. Até lá, pode haver alguma instabilidade e desconforto, como consequências.

Quando a dor, o desconforto e o cansaço são persistentes isto pode tornar-se um problema sério. Mas com solução, relativamente rápida, na maioria das vezes.

Existem vários tipos de dor de costas na gravidez!

 

Dor comum

Existe a dor de costas comum, que tem como causas os mesmos fatores em pessoas grávidas e não grávidas. É consequência de alterações e sobrecarga ligamentar, muscular, articular por maus hábitos posturais, carregar peso de maneira incorreta, fraqueza muscular.

Este tipo de dor pode ocorrer, ou já ter ocorrido, antes da gravidez e repetir-se nesta fase. Pode piorar no final do dia, ou após longos períodos em pé. 


Dor ciática 
Existe um número considerável de mulheres que experimenta, pelo menos um episódio, de dor ciática durante a gravidez. Trata-se uma alteração da função do nervo ciático que provoca dor no fundo das costas e, eventualmente, sensação de fraqueza muscular e parestesias (formigueiro/dormência) ao longo de todo o membro inferior, até ao pé. 

O ideal no caso de estar perante um caso de dor ciática será consultar um Fisioterapeuta para a ajudar resolver o seu problema.

 

Dor pélvica

Este tipo de dor é um pouco diferente das mais comuns, mas pode surgir também, embora mais raramente.

Aqui pode sentir dor na parte anterior do corpo, acima da vagina, na púbis. Sendo mais rara, poderá ser também mais difícil de resolver, o meu conselho aqui é que procure o seu médico, para descartar outro problema implícito, ou um Fisioterapeuta.

 

Contrações

Algumas mulheres sentem, ao longo de toda a gravidez, contrações. Isto não é, necessariamente, motivo de alarme. Existe um tipo de contrações que pode manifestar-se ao longo dos meses, chamam-se contrações de Braxton-Hicks. Estas estão associadas a contractilidade do útero, são esporádicas, irregulares, nalguns casos impercetíveis, porém, noutros podem causar algum desconforto. Se preferir, consulte o médico, ou o profissional que a acompanha nas sessões de Preparação para o Parto, para se sentir mais descansada.

 

Como minimizar o desconforto?

Existem algumas estratégias que podem utilizar-se para eliminar, ou pelo menos diminuir, estas dores/desconfortos. Vou deixar aqui algumas dicas, que pode perfeitamente aplicar em casa. Vai ver que não é necessário sofrer… Não muito… pelo menos!

Primeira dica: Mantenha-se em forma. Se passa a vida a dizer aos outros que gravidez não é doença, não se faça passar por doente, na hora de ir ao ginásio, de fazer uma caminhada, ir a uma aula de Pilates, ou qualquer outra atividade física. Melhor que isto só mesmo já ter como parte da sua rotina, antes de engravidar, exercício/atividade física e encontrar-se em boa forma.

Segunda dica: Obrigue-se a adotar posturas corretas, de pé, sentada, deitada, para carregar pesos. Em casa, no trabalho, nas compras ou nos cuidados com filhos procure fazer as coisas com algum cuidado para proteger as suas costas. Faça as coisas devagar, seguindo os passos para uma postura correta. Passos que toda a gente conhece e ninguém aplica.

Terceira dica: Não se mantenha na mesma posição por muito tempo, o corpo quer movimento. No trabalho, por exemplo, se está muito tempo de pé, vá fazendo alguns movimentos de pernas e pés (apoiar-se nos calcanhares e pontas dos pés alternadamente, ou esticar e dobrar os joelhos!). Pode também utilizar uma agenda, ou outro objeto que faça o mesmo efeito, e descansar as pernas, colocando os pés, alternadamente nesse objeto.

Se está muito tempo sentada, tente escolher material o mais ergonómico possível, para apoiar bem a coluna lombar, ajustar ecrã do computador a sua linha de visão, e utilize apoio de braços. Espreguice-se sempre que possível, para alongar, pode ser socialmente incorreto mas sabe e faz muito bem! Pode, também, colocar um objeto redondo nos pés e ir rolando.

Mais uma vez, se tem que carregar objetos pesados, certifique-se de que ajusta o peso às suas capacidades e que o faz em segurança, sempre o mais próximo possível do corpo.

Quarta dica: Faça exercícios que privilegiem a mobilidade lombar/bacia e fortalecimento/elasticidade do pavimento pélvico. Nas sessões de Preparação para o Parto devem estar incluídos momentos com exercícios de mobilidade e fortalecimento da zona lombo-pélvica. Estes têm como um dos objetivos prevenir/minimizar dores nessa zona.

Quinta dica: Banho! Faça como for mais relaxante para si, tome um banho de emersão, ou de chuveiro, insistindo com o chuveiro na zona dolorosa. A temperatura da água fica ao seu critério também. A água quente surte melhor efeito no relaxamento muscular, mas se, de um modo geral, gosta de água menos quente e lhe souber bem, use menos temperatura.

Sexta dica: Faça massagens! Se está sozinha em casa e foi atacada por uma forte de dor de costas, pode simplesmente deitar-se e repousar. Na posição de deitada dobre os joelhos e tente apoiar as costas contra os colchão, para ter um melhor apoio e assim aliviar um pouco as tensões. Outra opção é pegar numa bola de ténis, ou algo semelhante, colocar a bola na zona dolorosa, contra uma parede e fazer pequenos movimentos circulares sem deixar cair a bola. Tenha algum cuidado com a pressão que exerce para não se magoar. Existe ainda opção de pedir a alguém, ao seu companheiro ou a alguém que a vá visitar para lhe fazerem uma massagem. Não é necessário ser-se um especialista, o toque de alguém próximo vai dar-lhe conforto para aliviar um pouco as dores e tensões. Porém, felizmente, existem já espaços de Saúde e Bem-Estar com protocolos específicos de massagens para grávidas. O meu conselho é que, se puder, experimente!!! Um dia não são dias, e vai sentir-se muito bem!

Em Aveiro posso referir-lhe a Model In Clinic. Um espaço com serviços de qualidade, um ambiente requintado, acolhedor e relaxante para que passe um bom momento a cuidar de si.

Se considerar as dores inquietantes e persistentes contacte o seu médico, um Fisioterapeuta, ou o profissional que a acompanha nas sessões de Preparação para o Parto. Dramatizar não leva alado nenhum, mas menosprezar o que sente pode não ser a melhor solução, e o seguro morreu de velho!

Espero ter ajudado. Para qualquer esclarecimento adicional podem contactar-me através da página Estamos Grávidos ou do Eu,Mãe! Teremos todo o gosto em ajudar!

Beijinhos,

S.

Encontre a Soraia e tudo o que ela pode fazer pela sua gravidez no seu espaço Estamos Grávidos

INSTAGRAM   |   BLOGLOVIN   |  FACEBOOK

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg

Deixe o seu comentário

Publicações relacionadas

Instagram