Queridas Futuras Mamãs! Hoje falo-vos de azia!
Pois é, e não falo daquela azia que sentimos quando o nosso clube perde, ou quando nos roubam o lugar de estacionamento. Falo da azia que algumas mulheres, não todas, sentem durante a gravidez.
A azia traduz-se pela sensação de ardor, de acidez e de um sabor desagradável na boca provocado pelo refluxo do conteúdo que existe no estômago e chega ao esófago. Este desconforto faz parte de mais uma das “maravilhas da maternidade” (o que vale é que no fim de contas o mau esquece-se e só fica na memória que de bom a maternidade traz, que é muitooo!). Felizmente, não costuma ser grave, e resolve-se depois do bebé estar cá fora.
Porque se tem azia?
Ao longo da gravidez, a digestão vai ficando mais lenta, como consequência do aumento de uma hormona chamada progesterona, esta tem como função (uma das) relaxar o útero, por acréscimo, relaxa também a válvula que fecha o estômago e, ainda, diminui a sua atividade, tornando, assim, a digestão mais lenta.
Os principais sintomas da azia na gravidez são, então, a sensação de ardor e queimadura no esôfago e na garganta e sensação de enfartamento, como se a digestão estivesse lenta (e pode estar mesmo!). Para evitar/diminuir este desconforto, existem algumas dicas, as quais descreverei mais abaixo.
Já, no fim da gravidez, podemos acrescentar aqui outro fator complicador da coisa, a falta de espaço no abdómen! Fica tudo muito apertadinho na barriga e o bebé necessita de espaço, logo, os órgãos da Mãe são comprimidos, inclusivamente o estômago, o que uma vez mais, pode levar a sintomas como azia.
Azia dura para sempre?
Bem, se já sofria antes de azia, talvez a coisa agrave com a gravidez e não desapareça depois do seu rebento estar nos seus braços. Se se tratar de um problema prévio, o melhor será informar o seu médico. A maior parte das mulheres começa a sentir dificuldades na digestão e azia a partir do meio da gravidez, embora possa aparecer antes, ou nem chegar a aparecer.
À partida, se for um sintoma decorrente da gravidez, resolver-se-á depois do nascimento do bebé.
O que fazer para melhorar a azia?
Há, sim, alguns truques, que melhoram esse desconforto. Vou deixar uma listinha:
Soluções para azia já instalada:
Os truques que resultam numas mulheres podem não resultar noutras. Não experimentem tudo de uma vez! Acima de tudo estejam atentas ao que o vosso corpo diz. Ele manda mensagens claras, mas é preciso saber escutar.
Se os sintomas modificarem, agravarem ou persistirem, por favor, não deixem de contactar o vosso médico.
Espero ter ajudado.
Beijinhos,
S.
Encontre a Soraia e tudo o que ela pode fazer pela sua gravidez e pela saúde da Mulher no seu Espaço S (antigo Estamos Grávidos)
Clique na Imagem para ver a Galeria
TweetDeixe o seu comentário
Publicações relacionadas
Visite também o nosso blog irmão