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Espaço da Mãe | Reuniões com Professores: Uma obrigação ou uma mais-valia para o desenvolvimento das crianças?

Por Tatiana Homem

O ano letivo está de novo a começar e com ele a necessidade de ajustarmos horários e encaixarmos (novas) atividades, novas tarefas e também tempo para reuniões com a escola e os educadores e professores dos nossos filhos. Por aqui, com três crianças pequenas, o ajuste não é fácil. Dois espaços escolares diferentes, três professores/educadores para articular, horários que muitas vezes colidem com os nossos horários de trabalho... mas tentamos centrar-nos nas vantagens que o nosso envolvimento com a escola e uma boa articulação com o professor lhes traz.

Muitas vezes, as famílias com quem trabalho perguntam se vale a pena reunirem com os educadores/professores quando tudo está a correr bem com os filhos na escola. Têm boas notas, um comportamento adequado, boas relações com colegas e adultos. Reuniões com professores exigem tempo e (ainda mais) articulação de dinâmicas familiares. Mas não será também importante irmos à escola para ouvirmos que tudo corre bem com eles? Ou para partilharmos com o professor características (boas e menos boas) dos nossos filhos? As nossas preocupações? Ou apenas para elogiar o trabalho que os professores estão a fazer?

De facto, a maior parte dos estudos nesta área sublinha que quando há um bom envolvimento escola-família, os resultados académicos das crianças/adolescentes são melhores, o seu comportamento é mais regulado e as suas competências sociais aumentam também. Como se estas vantagens não fossem já suficientes, sabemos que embora os pais sejam as figuras de referência no que diz respeito à educação dos filhos, a escola tem cada vez mais um papel muito importante e de grande responsabilidade na educação e formação das crianças. Afinal, é lá que os nossos filhos passam grande parte do seu dia e por isso é mesmo importante estabelecermos relações significativas com as pessoas que estão com eles!

As reuniões com os professores são a oportunidade que temos para fazer questões, colocar dúvidas, deixar sugestões. Aproveite para perguntar como pode ajudar o seu filho em casa, para que a aprendizagem seja ainda maior e mais interessante; interesse-se pelo bem-estar emocional e social do seu filho na escola e partilhe com o professor alguns dados/características que possam ajudá-lo a compreender melhor o seu filho; pergunte ao professor o que é que o seu filho faz bem, que aspetos positivos há a destacar. Quando chegar a casa, partilhe esta informação com o seu filho. Veja como ele fica contente e orgulhoso de saber que os adultos mais importantes da sua vida (também) notam o que de bom ele tem!

E ao longo do ano letivo, observe como este esforço compensa!

 

 

Tatiana

Psicóloga Clínica de Crianças e Adolescentes/Aconselhamento Parental

Psikontacto, Coimbra

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