Blogs do Ano - Nomeado Família
logo
img

Mãe

Espaço da Mãe | Casais Felizes = Famílias Felizes

Por Tatiana Homem

“A conjugalidade não pode ser anulada, nem mesmo ocultada, pela parentalidade; tem que ser com ela articulada. Mas também sabemos que a parentalidade é, a todos os títulos, um parceiro muito exigente.” (Alarcão, 2006).

 

Deparo-me com esta frase na preparação de mais uma formação e dou por mim a pensar na quantidade de mães que nas nossas consultas nos falam da falta de tempo para investirem na relação conjugal e nos problemas que daí resultam. De facto, podemos considerar que o grande desafio para o casal é o de viver a parentalidade de forma plena, adaptando a vida conjugal à nova realidade. Mas esta adaptação nem sempre é fácil e livre de obstáculos… ou, talvez seja melhor reformular e dizer: esta adaptação NUNCA é fácil e isenta de obstáculos. Provavelmente o maior obstáculo é o facto de com a transição para a parentalidade os membros do casal serem confrontados com uma nova imagem de si e do outro e esta imagem nem sempre corresponde ao que tinham idealizado e planeado. Surgem então as discussões relativamente ao assumir de novas responsabilidades, às organização e distribuição das tarefas domésticas e ao cuidado dos filhos e das suas rotinas.

Para que a relação do casal seja preservada é importante clarificar e ajustar expectativas e encontrar um reequilíbrio na relação, procurando soluções e recursos para cada momento. Como? Falando sobre aquilo que nos incomoda, fazendo cedências (e exigências), partilhando emoções e expressando afetos… e também roubando algumas horas por semana ou por mês para a vida conjugal, para sair da rotina e fazer algo a dois.

De tempos em tempos, é importante lembrarmo-nos que a parentalidade traz com ela momentos de puro amor, conexão e felicidade... mas, no dia-a-dia, traz também noites mal-dormidas, stresse, e falta de intimidade. Por isso, mesmo que os momentos a dois tenham de ser agendados (por exemplo, marcar um dia por semana ou por mês para irem ao cinema, passear ou almoçar ou jantar fora) eles vão certamente contribuir para o fortalecimento da relação do casal e promover também uma relação mais gratificante com os filhos na medida em que pais felizes farão os filhos mais felizes também!

 

Tatiana Carvalho Homem

 
Psicóloga Clínica de Crianças e Adolescentes, Pode encontrar para contacto: Psikontacto Site | Facebook 

Clique na Imagem para ver a Galeria

squareimg

Deixe o seu comentário

Publicações relacionadas

Instagram