De facto, depois da subida do leite, uma vez entrada em velocidade cruzeiro, a verdade é que o problema mais provável é correr-se o risco de o leite começar a escassear. Muitas vezes é apenas fruto de se tomar poucos líquidos e alimentos nutritivos entre mamadas, outras vezes é uma situação mais estrutural ou mesmo hormonal. Mas, de facto, para a maior parte de nós é uma complicação beber e comer bem entre mamadas de menos de três horas, parece que não fazemos outra coisa!
Dar de mamar - cuidar do bebé - comer - dar de mamar - cuidar do bebé - comer... Muitas vezes não temos tempo para nos coçarmos, quanto mais beber água de empreitada. Simplesmente esquecemo-nos!
Assim, o primeiro esforço a fazer, pode passar por simplesmente:
1 - beber muitos líquidos: água, leite, tisanas, chá Rooibos (sem cafeína), sopa, sumos, enfim, quaisquer líquidos que estejam à mão.
2 - comer sempre alguma coisa entre mamadas, para que haja algum sustento!
3 - respeitar algum tempo entre mamadas, conjugado com dar de mamar sempre que necessário. É um equilíbrio precário, mas há que respeitar o corpo e a sua capacidade de regeneração e as necessidades do bebé. Em geral bastarão pelo menos 2 horas entre cada mamada, sobretudo passadas as primeiras semanas de vida do bebé. Apenas respeitando algum tempo entre mamadas se dá verdadeiramente oportunidade para que se volte a produzir leite em abundância e o bebé tenha vontade de mamar, senão podemos entrar num ciclo vicioso em que o bebé petisca (e continua com fome) e a mãe fica esgotada. Assim, quando mama, será a sério e ficará mais saciado por mais tempo.
4 - dar de mamar o máximo de vezes possível. Quanto mais exclusivamente se der de mamar, mais se estimula a produção de leite.
Outras soluções, ou mesmo mezinhas, sugerido por leitoras, podem passar por:
- Promil, em saquetas, ou outros medicamentos não sujeitos a receita médica para estimular a produção de leite.
- Mochi, um produto macrobiótico à base de arroz. É aconselhado que seja bem cozinhado e com um bocadinho de mel por cima.
-levedura de cerveja
- chá de funcho
- beber cerveja preta sem alcool (claro!!!!)
- Aveia melhora a qualidade do leite
- chá de erva doce acalma a mãe e o bebé
- bacalhau aumenta a produção de leite
- usar a bomba de extração de leite após cada mamada para ter a certeza de que se esvazia a mama.
- Cerelac - papinha da boa!
- Descansar bastante (hahahahahaha - sabemos que sim, sem dúvida mas... vamos combinar...)
Clique na Imagem para ver a Galeria
TweetDeixe o seu comentário
2 comentário(s)
Concordo com tudo, não é nada fácil, é importante ser persistente. Os líquidos, comer entre mamadas, o chá de funcho...Comigo tudo isso funcionou muito bem. Espero conseguir amamentar também agora o baby nº 2 :)
Amei lindo post!
Publicações relacionadas
Visite também o nosso blog irmão