A propósito de um Papá ter-me dito “Ela não teve sorte na amamentação, é que teve colostro sabes? E esse leite é fraco não é?”
Não! Não e Não!!!!
Pelo contrário, o colostro é o primeiro leite produzido pela mulher, pode aparecer pelas 12/16 semanas de gestação. É leite bom, rico em nutrientes, sim dentro de validade, nada, nada fraco! De fraco, talvez só o aspeto, num primeiro olhar, pois em nada se assemelha à nossa noção de leite (de vaca, de pacote: limpo, tratado, branco, líquido).
O colostro é produzido em pouca quantidade e apenas até aos dois ou três dias de vida do bebé. A quantidade produzida, a olhos nus, pode parecer pouca mas é perfeitamente compatível com o tamanho do estômago do bebé.
O colostro é um leite mais rico em proteínas, vitamina A e minerais e pobre em gordura e hidratos de carbono, quando comparado com o leite materno maduro. Estas características, embora a pouca quantidade de gordura e hidratos de carbono preocupe, garanto (eu e inúmeros estudos!), estão perfeitamente adaptadas às necessidades do recém-nascido.
Este primeiro leite possui propriedades que ajudam na defesa do organismo do bebé, protegendo-o de várias doenças, como diarreia e alergias. É considerado a primeira vacina do bebé, completamente natural, saída do corpo da Mãe diretamente para a sua cria! J
Além do acima referido, o leite materno - colostro, leite de transição ou leite maduro – pode estreitar o vínculo Mãe-Bebé, pois é de fácil digestão e está disponível sempre, de forma gratuita!
Por gentileza, tire da cabeça a ideia de leite fraco. Todo o leite da Mãe é bom! É perfeito para o seu bebé!
MAS - como tenho vindo a referir… Não se culpe, nem se responsabilize, por algo que pode ultrapassá-la. Se a amamentação não resultar por algum motivo, não será menos Mãe!!!
Beijinhos!
S.
Acompanhe o trabalho da Soraia no espaço Estamos Grávidos
Clique na Imagem para ver a Galeria
TweetDeixe o seu comentário
1 comentário(s)
http://www.viveroporto.com/2016/07/chiadu-terrace-its-boho-chic.html#.V4VSGbsrLIU visitem que vão adorar!
Publicações relacionadas
Visite também o nosso blog irmão