Quando pensei ter filhos, achava que eles eram só pessoas gordinhas e carecas, com mais ou menos folhos, que passeávamos num carrinho de bebé, com uma manta de crochê em cima, pela beirinha do mar ou pelo parque. Claramente lia imensos livros da Anita quando era pequenina.
Nunca me passou pela cabeça que eles fizessem cocó, não dormissem de noite, fizessem birras e até vomitassem. Mais! Eles crescem! As roupas deixam de servir de ano para ano, comem mais de ano para ano. E pior, passam a ter vontades e gostos próprios.
Mas a grande tragédia deu-se quando eu descobri que eles passam para o primeiro ciclo! De repente, aquela pessoa gordinha e (nada) careca com folhinhos cor-de-rosa que saiu de ti, tem cadernos e livros e trabalhos de casa. Tem de aprender a juntar letras e perceber como elas soam juntas. Tem de aprender a somar e a subtrair. Pior!!!!! Tem de aprender línguas!
E tu, que já chegas a casa cansada, que tens máquinas de roupa para fazer, banhos para dar, tens uma pessoa (que já não é gordinha nem gosta de folhos) a querer saber como se lê L e H enquanto descascas uma cebola. E precisa de ajuda para perceber quanto é 7 + 8 enquanto untas o pirex para pôr o bacalhau.
Isto não é nada! Vai piorando de um ano para o outro! E depois há as avaliações. E as pessoas são obrigadas a ter uma determinada pontuação caso não queira ser "problemática" perante uma sociedade de mães selvagens e crianças competitivas.
E um dia eu vejo-me a ter uma conversa com a minha filha (que claramente tem de acabar em lágrimas) porque ela não pode faltar ao estudo para ir brincar. E como é que conseguimos ser assertivos a dizer coisas nas quais não acreditamos??? Não é suposto querer brincar aos 7 anos??
Eu tenho uma filha que é um craque na ginástica e desenha espectacularmente!
Mas não lhe posso dizer que ela vai ser (rica) feliz a fazer desenhos no meio de uma cambalhota.
Eu odiava inglês com a idade dela!!!! Como consigo dizer-lhe que ela tem de se esforçar e fazer uma coisa que não gosta?
Já para não falar dos dramas com as amigas. Porque uma disse isto e a outra disse aquilo. E blá blá blá!
Estes problemas existenciais são já???
Acho que os meus filhos vieram com defeito!! Eu só pedi umas pessoas gordinhas e carecas com sapatinhos brancos e calções azuis. Tal como nos livros da Anita! Estes crescem! E eu não sei lidar com isso....
Clique na Imagem para ver a Galeria
TweetDeixe o seu comentário
1 comentário(s)
eheheh..agora experimentem ser mãe de um adulto (24 anos) de uma adolescente ( 16 anos) e uma criança de 4!!!! Bem..é o caos :) tenho que mudar a psicologia de um extremo ao outro..é a loucura!! lool
Publicações relacionadas
Visite também o nosso blog irmão