É inevitável, por muito que passemos anos a bater com a mão no peito a dizer "eu NUNCA farei isso!", o tiro sai-nos sempre pela culatra. É assim desde que eles nascem - que diabo, desde que engravidamos! E assim continua com a entrada na escola /pré escola. Negamos e depois fazemos como as outras mães. Ou então podemos nunca ter pensado sequer em agir de determinada maneira e de repente damos por nós a agir dessa forma, a apanhar-nos de surpresa, uma perfeita inevitabilidade, pronto. Somos simplesmente sugadas para o vortex Escolinha e todas nós passamos pelo mesmo. Não há fuga possível!
Aqui ficam as 10 inevitabilidades da vida de mãe escolar:
1 - Esquecer coisas importantes - que naquele dia tinha que se levar uma cartolina azul para aquele trabalho xpto, que as fraldas acabaram há dois dias, que o desfile de carnaval era às 16:30 e não às 17... Vamos todas parar ao inferno das mães, por muito que os nossos filhos sejam a nossa prioridade...
2 - Perder roupa: eles perdem, esquecem-se, nós já não sabemos a quantas andamos com a roupa que ficou para trás ou que está de reserva na escolinha e quando um belo dia nos lembramos daquela camisola às riscas tão catita... que é dela?! Já era.
3 - Passar os fins de semana em festas de anos - quando é que a minha vida social foi enterrada, que não lhe vi o obituário? E quando foi o debute da vida social do meu puto de 4 anos, que ninguém me pediu "mamã dá licença"??
4 - Mandar fruta e legumes para inglês ver - ou seja, a professora. Porque sabemos que eles nem mortos vão tocar na segunda peça de fruta ou na saladinha básica. Mas mandamos na mesma, a lancheira fica tão compostinha e nunca se sabe quando chegará o dia em que baixará neles um espírito veggie.
5 - Competir no guarda-roupa do dia das fotografias, ou mesmo todos os dias! A entrada da escola é uma passadeira vermelha e há mães que não andam, elas desfilam! E as filhas querem-se top, capas de revista!
6 - Metermo-nos nas confusões/ batalhas do recreio - jurámos ser mães calmas e ponderadas, mas passado uma semana, já só queremos daber se a Susaninha ainda anda a distribuir dentadas pela salinha, se o Carlitos continua o rufia do recreio. Inteirarmo-nos das tricas do recreio põe-nos em modo tiffosi em três tempos.
7 - Atrasar-se - "Chegar atrasada é que não!" Pois, mas passada aquela primeira semana de escolinha em que tudo é novidade e boa vontade, entrar na rotina e no peso cada vez mais pesado da caminha boa pela manhã faz com que a correria matutina seja cada vez mais em contra-relógio. E no fim chegamos atrasados, bolas.
8 - Mover céu e terra para estar presente em cada reunião de pais, reunião com a professora, apresentação ou dia disto e daquilo. E conseguimos, oh se conseguimos! A Mãe perde o almoço, mas não perde a reunião de pais!
9 - Chorar copiosamente nos dias importantes, num misto de alegria e nostalgia - sempre, e para sempre!
10 - Sentirmo-nos tão ansiosas por fazer amigos como eles - não são apenas os miúdos que ficam ansiosos ou entusiasmados por fazer amigos novos na escola - nós pais também queremos encontrar nos pais dos outros miúdos alguém que combine connosco, também queremos impressionar na positiva, também queremos sentir-nos queridos e importantes.
Clique na Imagem para ver a Galeria
TweetDeixe o seu comentário
1 comentário(s)
Muito bom...
Publicações relacionadas
Visite também o nosso blog irmão